Teses e Dissertações
Palavra-chave: Facebook
A aprendizagem de astronomia em redes sociais
Ferdinando Vinicius Domenes Zapparoli, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 15/08/2017
O objetivo dessa tese foi demonstrar como ocorre a aprendizagem científica
em redes sociais, para isso, escolhemos de três comunidades dedicadas à
Astronomia no Facebook e analisamos algumas das postagens realizadas
pelos seus membros, além de entrevistar um moderador de cada uma dessas
comunidades. As postagens devido às suas características foram enquadradas
como Diálogos de Aprendizagem Informal (DIAI) e cada uma delas são
compostas por pequenos textos chamados de posts que foram organizados e
divididos em Unidades de Análise (UA) resultando em 255 ações virtuais que
foram acomodadas em 22 categorias de ação separadas em dois tipos:
pessoal e técnica. Tendo como referência os Focos de Aprendizagem
Científica para analisar as postagens e as entrevistas, foi possível se constatar
elementos como envolvimento, prática e reflexão, nas postagens dos membros
das comunidades possibilitando a verificação de que durante os DIAI
selecionados acontece aprendizado científico, concluindo que os mesmos são
um exemplo de aprendizagem informal. Considerando as evidências
apresentadas, concluímos que as comunidades do Facebook estudadas
constituem uma comunidade de prática, sendo desse modo um setting
apropriado para que seus membros discutam conceitos científicos associados
à Astronomia possibilitando um aprendizado de acordo com o desejo pessoal
dos participantes da comunidade, característica inerente à aprendizagem por
livre escolha, um conceito importante da aprendizagem informal, o que nos
permite considerar que mesmo nos ambientes virtuais pode-se aprender
Astronomia.