Teses e Dissertações
Palavra-chave: experimento
Uma abordagem ator-rede acerca da implementação de um experimento no ensino de física
THIAGO QUEIROZ COSTA , Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 10/03/2023
A presente investigação se insere na problematização de um experimento no ensino de Física. Para isso, assume a Teoria Ator-Rede (ANT), de Bruno Latour, como uma via teórico-metodológica alinhada à pesquisa em Educação em Ciências, sobretudo por compreender os objetos como atores completos. Assim, buscou compreender como os atores humanos e não humanos se associaram no processo de construção e uso de um experimento didático de Física e quais são os efeitos dessa associação no ensino em dois contextos particulares: o Ensino Médio e um curso de Licenciatura em Física. Para cumprir tal objetivo, o pesquisador se propôs a investigar a sua própria prática docente. Assim, ao participar da agência da ANT, como um híbrido entre teoria, método e objeto de pesquisa, permitiu-se inserir nas redes e descrever as associações a partir dos ambientes em que as atividades se efetivaram. Dessa forma, os dados coletados se referem, principalmente, às transcrições das conversas entre o pesquisador e outros actantes, complementadas por documentos pessoais do investigador, o que permitiu melhor caracterizar as situações a partir da perspectiva de um agente que participou delas. Aliado a isso, a apresentação dos dados ocorreu de forma descritiva dentro de uma estrutura narrativa, buscando-se descrever, cronologicamente, a construção das redes e as negociações realizadas a partir da perspectiva dos próprios atores, evidenciando as linguagens e os conceitos por eles utilizados. Mediante essa trilha investigativa, o repertório da mediação técnica revelou o caráter simétrico dos processos educativos analisados, pois uma variedade de entidades sociais e naturais entraram em cena, mesclando-se constantemente, resultando na formação de um híbrido, denominado de “professor-experimento”. Ao acompanhar a atuação desse actante, por meio da análise de suas performances, foi possível evidenciar que elas buscavam corporificar e apresentar evidências coletivas a respeito do fenômeno conhecido como efeito fotovoltaico. Ademais, no contexto da licenciatura em Física, as performances buscavam estimular, majoritariamente, o emprego de experimentos com materiais alternativos e/ou de baixo custo na Educação Básica. Assim, direcionar um olhar analítico para práticas experimentais nos contextos do ensino de Física a partir da abordagem da Teoria Ator-Rede forneceu pistas sobre como vislumbrar uma educação menos antropocêntrica, viabilizando uma compreensão mais profunda da relação humano/não humano enquanto aspecto central desses processos educativos
Categorias para a seleção de experimentos de Química no Ensino Médio: um estudo comparativo das prioridades dos professores e licenciados em formação
Nelci Reis Sales de Araujo, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 22/02/2007
As atividades experimentais de laboratório são consideradas essenciais para a
aprendizagem de Química. Nesta dissertação, esse tema da experimentação foi explorado
para estabelecer a importância relativa das categorias da seleção de experimentos. A
pesquisa é de natureza quantitativa, em que um estudo comparativo foi realizado com 58
professores de Química do Ensino Médio de Londrina - PR e de algumas cidades
próximas e 32 licenciandos em formação da Universidade Estadual de Londrina. Esses
participantes opinaram a respeito de 4 itens que foram elaborados para as categorias
Motivacional, Funcional, Instrucional e Epistemológica, perfazendo um total de 16
componentes. Para descrever os pensamentos dos participantes a partir das categorias
partiu-se do enunciado construtor do instrumento de pesquisa, dado pela questão chave
“quando seleciono experimento de laboratório, penso...“, que já deixa claro, de imediato,
que os enunciados seguintes contêm os itens que eles têm em mente. O respondente
poderá indicar para cada item seu grau de concordância ou discordância, conforme seus
motivos ou convicções de escolha da atividade experimental. Esse “construto” está
baseado na escolha de um experimento que o professor tem em mente no momento de
responder os demais itens do questionário, ou seja, as componentes das categorias. Nesse
caso, o participante não antecipa qual é o experimento, mas somente o motivo da escolha,
e ainda, é possível que os respondentes pensem em vários experimentos enquanto
avaliam as assertivas. A partir da distribuição de freqüência dos participantes, nas
respostas do questionário tipo Likert, foi possível estabelecer a importância relativa que
se propôs na investigação, ou seja, apresentar as categorias mais importantes para os dois
grupos. Os professores priorizam as categorias Instrucional, Motivacional e Funcional, as
duas últimas com a mesma freqüência e, Epistemológica, enquanto os licenciandos dão
maior importância às categorias Motivacional, Instrucional, Funcional e Epistemológica,
respectivamente. Há um padrão comum para as categorias, porém observam-se
discrepâncias nas intensidades de priorizações entre os dois grupos. Este estudo conduziu
a pensar que, quando a experimentação for vista sob uma perspectiva das categorias da
seleção de experimentos, o caminho que conduz ao laboratório será amplo e claro, bem
como da imagem do seu ambiente, que permanecerá nas mentes dos estudantes. Se
professores tomarem para si, a visão de que a ciência Química fornece a elucidação do
conhecimento ‘vivo’, que a natureza explica por si só à luz do laboratório, seus
estudantes também farão parte dele. Eles valorizarão tanto o experimento escolhido,
como a proposta pedagógica, os conceitos científicos e, principalmente, seu professor.