Teses e Dissertações
Palavra-chave: evolução biológica
A Evolução como o Eixo Integrador da Biologia: análise das visões de professores quanto a uma proposta pedagógica
PEDRO LEONARDO GUARILHA COLLI, Profa. Dra. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 20/04/2022
Ainda que a comunidade científica defenda que a Evolução Biológica (EB) é o eixo central e unificador das Ciências Biológicas e que, portanto, deveria ser ensinada desta maneira, constata-se que não é o que vem acontecendo no ensino de Biologia, em especial na Educação Básica. Discute-se diversos motivos para que isso ocorra, mas um que constantemente se destaca é que as e os professores da disciplina de Biologia não são formados de modo a compreender e abordar o assunto por esta perspectiva. Assim, este trabalho buscou reconhecer e compreender as visões de docentes de Biologia ao analisarem uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) desenvolvida com a finalidade de ser um ponto de partida para um ensino de Biologia permeado e integrado pela EB. Para isso, 11 professoras e professores de Biologia atuantes no Ensino Médio foram investigados, processo que se iniciou com um questionário prévio, passando pela leitura de um material de apresentação da proposta e sendo finalizado com uma entrevista semiestruturada. Os resultados, tratados e interpretados conforme a análise de conteúdo de Bardin (2016), mostraram que a maioria das e dos participantes não conhecia formalmente o conceito de EB como o eixo integrador do conhecimento biológico e, assim, não o praticava em sala de aula. Por outro lado, especialmente após a leitura do material, grande parte delas e deles demonstraram compreender e concordar com a relevância desta ideia para a Biologia e seu ensino. Ademais, uma parcela expressiva das e dos docentes manifestou o entendimento de que a implementação da unidade didática seria viável e que ela teria potencial para ser o primeiro passo na construção de um pensamento evolutivo pelos estudantes que permitisse o desenvolvimento de um ensino de Biologia pautado e integralizado pelo fenômeno evolutivo. Entende-se, portanto, que é fundamental que as e os educadores de Biologia sejam formados para trabalharem a Evolução Biológica numa perspectiva integradora dos conteúdos biológicos, sendo a UEPS analisada um potencial ponto de partida para isso, além de possuir potencial formativo com relação às ideias e metodologias de ensino e aprendizagem propostas.
Controvérsias Ciêntificas em Evolução Biológica: Análise de Livros Didáticos Aprovados pelo PNLD 2018
SILVA, Lucyana Nayara Afonso Silva, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 21/02/2020
Os livros didáticos são um dos recursos pedagógicos mais utilizados em sala de aula e importantes mediadores no processo de ensino e de aprendizagem. Os livros didáticos são relevantes para o currículo e para a formação dos alunos. A evolução biológica se apresenta como um tema unificador no conteúdo de Biologia, importante para o entendimento de vários temas relacionados ao desenvolvimento, à genética, seleção natural, além de outras áreas, e seu ensino é permeado por obstáculos epistemológicos no livro didático. O que torna relevante a necessidade de analisar este tipo de material didático principalmente conteúdos como a biologia evolutiva. Devido a importância de se compreender que a História e a Filosofia da Ciência têm um papel fundamental na construção do conhecimento científico, sendo uma área capaz de minimizar os equívocos sobre a evolução e ainda entendendo que a ciência se constitui por meio de controvérsias científicas, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento da ciência, esta pesquisa objetivou identificar e analisar a presença de temas controversos no conteúdo de evolução biológica nos livros didáticos do terceiro ano do ensino médio aprovados pelo PNLD 2018. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico. Dos dez livros aprovados pelo PNLD 2018, sete foram analisados. Para analisar as controvérsias científicas encontradas foram elaboradas unidades de contexto e de registro, sob dois aspectos: 1) aspectos epistemológicos e 2) aspectos históricos. As unidades de contexto são referentes aos aspectos epistemológicos das controvérsias (UC1), aos aspectos do conteúdo da extinção dos dinossauros (UC2) e dos aspectos do conteúdo do melanismo industrial (UC3). Observamos que, embora alguns autores apresentem os temas controversos, o conteúdo de evolução tende a ser descrito de maneira aglomerada e muitas vezes historicamente descontextualizada, podendo dificultar a percepção dos conceitos evolutivos e o desenvolvimento do pensamento crítico e do conhecimento biológico.
Contribuições axiológicas e epistemológicas ao ensino da teoria da evolução de Darwin
Lucken Bueno Lucas, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 07/04/2010
Inúmeros são os trabalhos que expõem uma diversidade de problemas no ensino de
evolução biológica, em diferentes partes do mundo. Além de problemas na compreensão
desse conteúdo por parte de alunos e professores, diversas pesquisas apontam que
muitos livros didáticos – repletos de divergências conceituais – prejudicam a
compreensão dos fenômenos evolutivos. Diante dessa problemática e reconhecendo o
papel essencial desse assunto na formação científica dos estudantes, uma pergunta
intrigou-nos: “A História e a Filosofia da Ciência podem colaborar na identificação e
compreensão de questões axiológicas e epistemológicas relativas ao Darwinismo e a
partir de então, contribuir para a investigação da construção de uma sequência didática
que auxilie professores de Biologia do Nível Médio no ensino dessa temática?”. Na busca
por respostas, iniciamos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, segundo
aportes da Didática da Ciência e da Aprendizagem Significativa Crítica, cujas principais
etapas compreendem um levantamento bibliográfico, uma reconstrução histórica do
Darwinismo, a elaboração de uma sequência didática para o ensino de evolução e análise
da mesma.
Contribuições da História e Filosofia da Ciência para o ensino da Evolução Biológica
Edmara Silvana Jóia Zamberlan , Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 30/07/2008
O presente estudo tem por objetivo maior identificar e discutir aspectos relacionados à
compreensão da evolução biológica. A apresentação de forma distorcida deste tema ao
público em geral tem influenciado o seu entendimento. Alguns autores realizaram
pesquisas sobre a compreensão deste assunto com estudantes do Ensino Médio,
identificando visões equivocadas sobre as idéias evolutivas. Esta forma de entendimento
gera a distorção de tratar tal teoria tendo como foco apenas a origem do homem. Foram
apresentadas duas explicações para a distorção. A primeira está relacionada com visão
da ciência isolada do contexto social. E a segunda, com a abordagem deste conteúdo no
ensino, pois a evolução biológica, considerada por muitos pesquisadores desta área tema
central e unificador das Ciências Biológicas, poderia ser trabalhada em outros conteúdos.
Rejeitamos a primeira explicação porque há bons argumentos indicadores de que a
ciência não é livre de valores. Selecionamos a segunda, partindo da concepção de que a
evolução biológica é o princípio organizador da Biologia, como alternativa para fugir da
distorção. A História e Filosofia da Ciência apoiaram a programação da proposta.
Utilizamos o conceito de tradição de pesquisa proposto pelo filósofo da ciência Larry
Laudan, para identificar tal concepção. Fizemos análise de livros didáticos de Biologia do
Ensino Médio, para identificar a tradição de pesquisa evolucionista em determinados
conteúdos da Biologia. Os assuntos escolhidos foram o conceito de competição
interespecífica e a resistência do vírus HIV ao tratamento, por apresentarem relação muito
próxima com a evolução biológica. Apresentamos um texto de referência sobre cada
assunto selecionado e verificamos se a relação com a evolução estava de forma explícita,
implícita ou ausente nos textos didáticos. A maioria dos livros analisados não estabelece
a relação ou, quando presente, geralmente está de forma implícita. Uma discussão sobre
a abordagem do evolucionismo nos livros didáticos mostra-se interessante para a
aplicação de tal proposta.