Com Grandes Poderes Vem Grandes Responsabilidades: A Vida Acadêmica e as Formações Identitárias de Peter Parker nas Histórias em Quadrinhos do Homem-Aranha
Susan Caroline Camargo, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 19/02/2020
Em nosso cotidiano, estamos rodeados por manifestações midiáticas. Na perspectiva dos Estudos Culturais, esses produtos veiculam em seus discursos marcadores que impactam diretamente na constituição de nossas vontades, nossas percepções de mundo e, principalmente, nossas identidades. Guiada por esse entendimento e por algumas discussões realizadas pelo sociólogo Stuart Hall acerca da formação cultural da identidade, esta dissertação objetiva caracterizar e problematizar, a partir de uma análise cultural, as formações identitárias do personagem Homem-Aranha/Peter Parker, da editora Marvel Comics, e discutir o modo como alguns dos elementos presentes nesses enredos são capazes de fomentar as produções identitárias do público que os consome. As histórias escolhidas para a análise foram publicadas originalmente entre 1962 e 2001, com enredos que compreenderam fases que considerei serem as principais na vida acadêmica do personagem, indo do Ensino Médio até a Pós-Graduação, e foram lidas e interpretadas à luz da Análise de Discurso. Durante as análises, interpretei três formações identitárias como sendo as mais expressivas: a formação identitária do nerd; a do pesquisador/cientista em formação; e a de docente, em um momento em que o personagem já não mais é apresentado como estudante. Acerca dessas formações identitárias do personagem, minhas interpretações permitiram-me concluir que, nos enredos considerados para esta pesquisa, elas não necessariamente substituem umas às outras, mas coexistem, de modo que uma identidade era apenas posta sob rasura – para usar um termo discutido por Hall – quando outra(s) entrava(m) em funcionamento. Com as análises dos quadrinhos do Homem-Aranha, foi possível, também, entender que os elementos presentes nos enredos do personagem, por mais que tratem de questões cotidianas e, de certa forma, universais, não permitem a identificação de leitores com um perfil diferente daquele que Peter Parker (re)produz, o que acaba excluindo essa possibilidade para uma parcela do público. Apesar das problematizações e das discussões que realizo, não é minha intenção, com esta pesquisa, propor um modo único de olhar ou instituir uma metodologia de análise para produtos da mídia tais quais os quadrinhos do Homem-Aranha. O que busco, aqui, é chamar a atenção para a potência que instâncias dessa natureza possuem, ao colocar em funcionamento uma pedagogia própria para ensinar-nos, entre outras coisas, modos de ser e de agir, influenciando nossas constituições, em especial as identitárias, quando nos posicionamos como público consumidor dessas produções
Existência PositHIVas: Um Blog como (Não)Lugar e Modos Outros de [R(E)]Existir com HIV
Vinícius Colussi Bastos, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 28/03/2018
No Brasil, os números de novas infecções com HIV tem crescido principalmente entre a população jovem, de tal maneira que a epidemia voltou ao foco das discussões em gestão de saúde pública. Apesar das novas tecnologias de prevenção e tratamento eficazes no controle biológico da ação do vírus, o estigma social associado a figura do HIV tem sido um dos principais desafios para o enfrentamento da epidemia. Esse cenário de contradiçoes despertou meu interesse em produzir essa pesquisa e a questionar: como pode um corpo que vive com HIV ou AIDS produzir vida afirmativa diante a tantos mecanismos sociais que reduzem sua vontade de potência? Por que corpos soropostivos ao HIV são postos a crer que não podem produzir vida? Neste trabalho, analisei potencialidades de um blog de divulgação de informações sobre HIV e AIDS em proporcionar a criação de modos de existência outros no contexto atual da epidemia. Por meio de uma análise afetivo- investigativa, com intercessores da filosofia da diferença e estudos culturais, foi possível identificar mecanismos culturais que produzem uma figura monstruosa do HIV, intensificadora de medos e fluxos que estratificam os corpos soropositivos ao vírus, levando-os a uma experiência com a linha do Fora. Bem como, a partir desse estado redutor da vontade de potência, reconhecer movimentações que proporcionam a criação de existências afirmativas com HIV. Destaco que por meio da interatividade estabelecida no blog, corpos que nele se conectam, fazem rizoma e dobram as forças do Fora, produzindo diferenças que abrem novos possíveis à existência com o vírus. Modos outros em puro devir. Movimentações estético-ético- políticas que denominei de dobras da positHIVação. Diante disso, uma educação em saúde menor passa a funcionar com o blog, uma vez que há: a desterritorialização da lingua, com a transvaloração da figura do HIV; a ramificação política, por meio de conexões que proporcionam a criação de modos existência outros com o HIV; e valor coletivo devido aos agenciamentos multiplos que são produzidos e circulados. Nesse processo educativo menor não há a imposição de modelos formativos, de modos de ser e agir, ou currículos a serem seguidos. São os não-lugares estabelecidos com os fluxos circulados no blog que favorecem o acontecimento de uma educação em saúde menor conectada com a imanência da vida, tão nômade e efêmera quanto aquilo que é capaz de gerar: vidas que reexistem com HIV.
Representações Modernas de Natureza nas Histórias em Quadrinhos do Papa-Capim
Bruna Jamila de Castro, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 11/12/2013
Pela perspectiva dos Estudos Culturais, toma-se Educação Ambiental como uma atividade discursiva que se propõe capaz de modificar atitudes, reformular conceitos e principalmente formar uma consciência ecológica. Corriqueiramente nos depararmos com inúmeras instâncias com intencionalidades conscientizadoras que almejam produzir e fazer-se representantes de um tipo particular de natureza: o mundo da ordem biológica, algo autônomo e independente do mundo cultural humano, que deve ser protegido. E com isso cada um de nós é interpelado a promover o “ecologicamente correto”, sendo convocados a transformar nossa maneira de ser. Partindo da ideia, advinda das teorias culturais, de que nos constituímos como sujeitos na e sobre a cultura, por meio da interação estabelecemos com as produções, as instituições e as práticas culturais, pareceu- me relevante e provocativo analisar um produto cultural que faz parte da vida de inúmeras crianças, adolescentes e adultos, algo que geralmente é visto como inocente e despretensioso: as Histórias em Quadrinhos (HQs) do Papa-Capim – da Mauricio de Sousa Produções. A presente investigação objetiva analisar as representações modernas de natureza presentes nas HQs do Papa-Capim, a fim de descrever e problematizar os significados, que a partir do meu olhar e de meus referenciais, estão sendo colocados em prática neste contexto de produção cultural de natureza. Do ponto de vista teórico-metodológico, a descrição apresentada tem fortes influências das perspectivas críticas das vertentes pós-estruturalistas, em especial as críticas à modernidade do filósofo Bruno Latour. O argumento central dessa dissertação é que amalgamado à aparência de entretenimento das HQs, há explícita tentativa de manter, de pôr em funcionamento, uma pedagogia ambiental, que ensina valores modernos, mantendo a ideia de uma transcendência da natureza-objeto, um tipo de discurso ambiental também amplamente conservador e colonialista. Por fim, alego que o discurso ambiental das HQs não simplesmente fala sobre a natureza, mas, antes, a constitui como uma forma específica e interessada de natureza. Defendo, portanto, que as HQs do Papa-Capim são uma das formas contemporâneas de produzir, de ensinar culturalmente, o que se entende por natureza.
A construção de uma tabela periódica interativa: uma análise pela perspectiva cultural do modo de endereçamento
Ivo Aparecido Goulart, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 03/02/2009
Esta dissertação tem por objetivo fazer uma narrativa dos modos de endereçamento em ação para produzir uma tabela periódica interativa, em construção no Laboratório Desenvolvimento de Instrumentação e Analítica (DIA) do Departamento de Química, da Universidade Estadual de Londrina. A perspectiva teórica e metodológica articulase com os Estudos Culturais das Ciências, na vertente que busca uma compreensão dos processos educacionais atuais, marcadamente influenciados pelas “novas” mídias, incluídas aqui a televisão, as revistas e, sobretudo, a internet e os mecanismos de publicidade a ela relacionados. Esses meios entram na teia social e vêm transformando a cultura, assumindo um lugar privilegiado na rede educacional, pois, por intermédio deles, jovens interagem “naturalmente”, ao mesmo tempo em que aprendem sobre si mesmos, sobre sua relação com os outros e com o mundo. A inspiração analítica provém dos textos de Elizabeth Ellsworth, no que tange aos modos de endereçamento. Nesta dissertação, pretende-se adotar desse conceito os aspectos que auxiliam na compreensão das supostas orientações assumidas pelos construtores da tabela (alunos e pesquisadores do DIA), para dar conta de um programa de arranjos notadamente pedagógicos, destinados a um tipo particular de receptor e de um modo de dizer específico; da relação de interdependência entre emissores e receptores na construção da tabela e do seu estilo. Nessa perspectiva, podemos dizer que o conceito de modo de endereçamento refere-se à maneira como os estagiários se relacionam com um suposto público a partir da construção de uma tabela, que os identifica e os diferencia dos demais. O procedimento metodológico constituiu-se do acompanhamento da produção da tabela por pesquisadores e estagiários no laboratório DIA. Os dados de observação foram registrados por meio de gravação em áudio e anotações em diário de campo, seguindo procedimentos de coleta e narrativa, oriundos de uma pesquisa qualitativa. A narrativa do material aponta que os possíveis públicos que os construtores estão propondo para a tabela buscam atingir um tipo particular de “crianças” dinâmicas e curiosas, alunos do ensino fundamental I e II das escolas públicas e particulares que possuam, ao menos, noções básicas de informáticas.
Um estudo sobre as articulações no processo de produção da avaliação escolar de química
Fabiele Cristiane Dias, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 28/05/2008
A dissertação em pauta enfoca como tema central de estudo as articulações no processo avaliativo. Tem como campo de estudos um colégio situado na cidade de Londrina, norte do Paraná. O procedimento metodológico constituiu-se do acompanhamento das atividades escolares e do conselho de classe. Os dados de observação foram registrados através de gravação em áudio e anotações em diário de campo seguindo procedimentos de coleta e análise, oriundos de uma pesquisa etnográfica, adotando como marca e recorte perspectivas dos Estudos Culturais. Inspirada em textos de Michel Foucault sobre poder, resistência e em textos de Stuart Hall sobre articulação, o presente estudo se propôs a acompanhar de perto os trabalhos de produção da avaliação escolar como prova de presença, construção, desenvolvimento e afirmação de um outro tempo e espaço educacional, buscando prestar mais atenção no processo avaliativo como algo articulado e móvel a todo o momento, rico em estratégias produtivas e imerso em jogos de poder e de resistência. Notando também o quanto aluno se faz presente nestas articulações que compõem a prática avaliativa. Compreendendo-se o processo avaliativo, como articulação, altera-se a perspectiva da aquisição ou aplicação de uma análise ao processo criativo de articular, de pensar as relações e conexões da forma como passamos a conhecer e de como criar o que conhecemos acerca da avaliação escolar.