Teses e Dissertações
Palavra-chave: estudos culturais
Com Grandes Poderes Vem Grandes Responsabilidades: A Vida Acadêmica e as Formações Identitárias de Peter Parker nas Histórias em Quadrinhos do Homem-Aranha
Susan Caroline Camargo, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 19/02/2020
Em nosso cotidiano, estamos rodeados por manifestações midiáticas. Na perspectiva dos
Estudos Culturais, esses produtos veiculam em seus discursos marcadores que impactam
diretamente na constituição de nossas vontades, nossas percepções de mundo e, principalmente,
nossas identidades. Guiada por esse entendimento e por algumas discussões realizadas pelo
sociólogo Stuart Hall acerca da formação cultural da identidade, esta dissertação objetiva
caracterizar e problematizar, a partir de uma análise cultural, as formações identitárias do
personagem Homem-Aranha/Peter Parker, da editora Marvel Comics, e discutir o modo como
alguns dos elementos presentes nesses enredos são capazes de fomentar as produções
identitárias do público que os consome. As histórias escolhidas para a análise foram publicadas
originalmente entre 1962 e 2001, com enredos que compreenderam fases que considerei serem
as principais na vida acadêmica do personagem, indo do Ensino Médio até a Pós-Graduação, e
foram lidas e interpretadas à luz da Análise de Discurso. Durante as análises, interpretei três
formações identitárias como sendo as mais expressivas: a formação identitária do nerd; a do
pesquisador/cientista em formação; e a de docente, em um momento em que o personagem já
não mais é apresentado como estudante. Acerca dessas formações identitárias do personagem,
minhas interpretações permitiram-me concluir que, nos enredos considerados para esta
pesquisa, elas não necessariamente substituem umas às outras, mas coexistem, de modo que
uma identidade era apenas posta sob rasura – para usar um termo discutido por Hall – quando
outra(s) entrava(m) em funcionamento. Com as análises dos quadrinhos do Homem-Aranha,
foi possível, também, entender que os elementos presentes nos enredos do personagem, por
mais que tratem de questões cotidianas e, de certa forma, universais, não permitem a
identificação de leitores com um perfil diferente daquele que Peter Parker (re)produz, o que
acaba excluindo essa possibilidade para uma parcela do público. Apesar das problematizações
e das discussões que realizo, não é minha intenção, com esta pesquisa, propor um modo único
de olhar ou instituir uma metodologia de análise para produtos da mídia tais quais os quadrinhos
do Homem-Aranha. O que busco, aqui, é chamar a atenção para a potência que instâncias dessa
natureza possuem, ao colocar em funcionamento uma pedagogia própria para ensinar-nos, entre
outras coisas, modos de ser e de agir, influenciando nossas constituições, em especial as
identitárias, quando nos posicionamos como público consumidor dessas produções
Existência PositHIVas: Um Blog como (Não)Lugar e Modos Outros de [R(E)]Existir com HIV
Vinícius Colussi Bastos, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 28/03/2018
No Brasil, os números de novas infecções com HIV tem crescido principalmente
entre a população jovem, de tal maneira que a epidemia voltou ao foco das
discussões em gestão de saúde pública. Apesar das novas tecnologias de
prevenção e tratamento eficazes no controle biológico da ação do vírus, o estigma
social associado a figura do HIV tem sido um dos principais desafios para o
enfrentamento da epidemia. Esse cenário de contradiçoes despertou meu interesse
em produzir essa pesquisa e a questionar: como pode um corpo que vive com HIV
ou AIDS produzir vida afirmativa diante a tantos mecanismos sociais que reduzem
sua vontade de potência? Por que corpos soropostivos ao HIV são postos a crer que
não podem produzir vida? Neste trabalho, analisei potencialidades de um blog de
divulgação de informações sobre HIV e AIDS em proporcionar a criação de modos
de existência outros no contexto atual da epidemia. Por meio de uma análise afetivo-
investigativa, com intercessores da filosofia da diferença e estudos culturais, foi
possível identificar mecanismos culturais que produzem uma figura monstruosa do
HIV, intensificadora de medos e fluxos que estratificam os corpos soropositivos ao
vírus, levando-os a uma experiência com a linha do Fora. Bem como, a partir desse
estado redutor da vontade de potência, reconhecer movimentações que
proporcionam a criação de existências afirmativas com HIV. Destaco que por meio
da interatividade estabelecida no blog, corpos que nele se conectam, fazem rizoma
e dobram as forças do Fora, produzindo diferenças que abrem novos possíveis à
existência com o vírus. Modos outros em puro devir. Movimentações estético-ético-
políticas que denominei de dobras da positHIVação. Diante disso, uma educação em
saúde menor passa a funcionar com o blog, uma vez que há: a desterritorialização
da lingua, com a transvaloração da figura do HIV; a ramificação política, por meio de
conexões que proporcionam a criação de modos existência outros com o HIV; e
valor coletivo devido aos agenciamentos multiplos que são produzidos e circulados.
Nesse processo educativo menor não há a imposição de modelos formativos, de
modos de ser e agir, ou currículos a serem seguidos. São os não-lugares
estabelecidos com os fluxos circulados no blog que favorecem o acontecimento de
uma educação em saúde menor conectada com a imanência da vida, tão nômade e
efêmera quanto aquilo que é capaz de gerar: vidas que reexistem com HIV.
Representações Modernas de Natureza nas Histórias em Quadrinhos do Papa-Capim
Bruna Jamila de Castro, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 11/12/2013
Pela perspectiva dos Estudos Culturais, toma-se Educação Ambiental como uma
atividade discursiva que se propõe capaz de modificar atitudes, reformular conceitos
e principalmente formar uma consciência ecológica. Corriqueiramente nos
depararmos com inúmeras instâncias com intencionalidades conscientizadoras que
almejam produzir e fazer-se representantes de um tipo particular de natureza: o
mundo da ordem biológica, algo autônomo e independente do mundo cultural
humano, que deve ser protegido. E com isso cada um de nós é interpelado a
promover o “ecologicamente correto”, sendo convocados a transformar nossa
maneira de ser. Partindo da ideia, advinda das teorias culturais, de que nos
constituímos como sujeitos na e sobre a cultura, por meio da interação
estabelecemos com as produções, as instituições e as práticas culturais, pareceu-
me relevante e provocativo analisar um produto cultural que faz parte da vida de
inúmeras crianças, adolescentes e adultos, algo que geralmente é visto como
inocente e despretensioso: as Histórias em Quadrinhos (HQs) do Papa-Capim – da
Mauricio de Sousa Produções. A presente investigação objetiva analisar as
representações modernas de natureza presentes nas HQs do Papa-Capim, a fim de
descrever e problematizar os significados, que a partir do meu olhar e de meus
referenciais, estão sendo colocados em prática neste contexto de produção cultural
de natureza. Do ponto de vista teórico-metodológico, a descrição apresentada tem
fortes influências das perspectivas críticas das vertentes pós-estruturalistas, em
especial as críticas à modernidade do filósofo Bruno Latour. O argumento central
dessa dissertação é que amalgamado à aparência de entretenimento das HQs, há
explícita tentativa de manter, de pôr em funcionamento, uma pedagogia ambiental,
que ensina valores modernos, mantendo a ideia de uma transcendência da
natureza-objeto, um tipo de discurso ambiental também amplamente conservador e
colonialista. Por fim, alego que o discurso ambiental das HQs não simplesmente fala
sobre a natureza, mas, antes, a constitui como uma forma específica e interessada
de natureza. Defendo, portanto, que as HQs do Papa-Capim são uma das formas
contemporâneas de produzir, de ensinar culturalmente, o que se entende por
natureza.
A construção de uma tabela periódica interativa: uma análise pela perspectiva cultural do modo de endereçamento
Ivo Aparecido Goulart, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 03/12/2009
Esta dissertação tem por objetivo fazer uma narrativa dos modos de endereçamento em
ação para produzir uma tabela periódica interativa, em construção no Laboratório
Desenvolvimento de Instrumentação e Analítica (DIA) do Departamento de Química, da
Universidade Estadual de Londrina. A perspectiva teórica e metodológica articulase com
os Estudos Culturais das Ciências, na vertente que busca uma compreensão dos
processos educacionais atuais, marcadamente influenciados pelas “novas” mídias,
incluídas aqui a televisão, as revistas e, sobretudo, a internet e os mecanismos de
publicidade a ela relacionados. Esses meios entram na teia social e vêm transformando a
cultura, assumindo um lugar privilegiado na rede educacional, pois, por intermédio deles,
jovens interagem “naturalmente”, ao mesmo tempo em que aprendem sobre si mesmos,
sobre sua relação com os outros e com o mundo. A inspiração analítica provém dos
textos de Elizabeth Ellsworth, no que tange aos modos de endereçamento. Nesta
dissertação, pretende-se adotar desse conceito os aspectos que auxiliam na
compreensão das supostas orientações assumidas pelos construtores da tabela (alunos e
pesquisadores do DIA), para dar conta de um programa de arranjos notadamente
pedagógicos, destinados a um tipo particular de receptor e de um modo de dizer
específico; da relação de interdependência entre emissores e receptores na construção
da tabela e do seu estilo. Nessa perspectiva, podemos dizer que o conceito de modo de
endereçamento refere-se à maneira como os estagiários se relacionam com um suposto
público a partir da construção de uma tabela, que os identifica e os diferencia dos demais.
O procedimento metodológico constituiu-se do acompanhamento da produção da tabela
por pesquisadores e estagiários no laboratório DIA. Os dados de observação foram
registrados por meio de gravação em áudio e anotações em diário de campo, seguindo
procedimentos de coleta e narrativa, oriundos de uma pesquisa qualitativa. A narrativa do
material aponta que os possíveis públicos que os construtores estão propondo para a
tabela buscam atingir um tipo particular de “crianças” dinâmicas e curiosas, alunos do
ensino fundamental I e II das escolas públicas e particulares que possuam, ao menos,
noções básicas de informáticas.
Um estudo sobre as articulações no processo de produção da avaliação escolar de química
Fabiele Cristiane Dias, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 28/05/2008
A dissertação em pauta enfoca como tema central de estudo as articulações no
processo avaliativo. Tem como campo de estudos um colégio situado na cidade de
Londrina, norte do Paraná. O procedimento metodológico constituiu-se do
acompanhamento das atividades escolares e do conselho de classe. Os dados de
observação foram registrados através de gravação em áudio e anotações em diário
de campo seguindo procedimentos de coleta e análise, oriundos de uma pesquisa
etnográfica, adotando como marca e recorte perspectivas dos Estudos Culturais.
Inspirada em textos de Michel Foucault sobre poder, resistência e em textos de
Stuart Hall sobre articulação, o presente estudo se propôs a acompanhar de perto os
trabalhos de produção da avaliação escolar como prova de presença, construção,
desenvolvimento e afirmação de um outro tempo e espaço educacional, buscando
prestar mais atenção no processo avaliativo como algo articulado e móvel a todo o
momento, rico em estratégias produtivas e imerso em jogos de poder e de
resistência. Notando também o quanto aluno se faz presente nestas articulações
que compõem a prática avaliativa. Compreendendo-se o processo avaliativo, como
articulação, altera-se a perspectiva da aquisição ou aplicação de uma análise ao
processo criativo de articular, de pensar as relações e conexões da forma como
passamos a conhecer e de como criar o que conhecemos acerca da avaliação
escolar.