Teses e Dissertações
Palavra-chave: estudo e ensino
Avaliação como oportunidade de aprendizagem em matemática
OSMAR PEDROCHI JUNIOR, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 27/02/2012
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo a respeito de avaliação escolar como oportunidade de aprendizagem, com base em: Hadji (1994; 21) e Barlow (26), dois dos autores que examinam teoricamente a avaliação escolar; Buriasco e seus colaboradores no interior do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (GEPEMA); Van den Heuvel-Panhuizen (1996), De Lange (1999) e Gravemeijer (25) que tratam da avaliação na perspectiva da Educação Matemática Realística Este estudo foi realizado sob uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, com base na Análise de Conteúdo Para a realização do estudo foram levantados seis temas recorrentes nas obras dos autores: a concepção de avaliação escolar; os instrumentos de avaliação escolar apresentados; as funções e propósitos da avaliação escolar; os procedimentos e estratégias da avaliação; a regulação da aprendizagem; a intervenção, os quais serviram de base para a realização de fichamentos, quadros e comparações das ideias encontradas De modo geral, são convergentes as perspectivas de avaliação dos autores estudados, ainda que com diferentes denominações: “avaliação didática”, “avaliação formativa” Algumas ações são consideradas importantes para que uma avaliação se constitua como oportunidade de aprendizagem: a autoavaliação, o feedback, a avaliação como prática de investigação, a utilização da análise da produção escrita
A arregimentação de aliados e a produção de químicos
GUSTAVO PRICINOTTO, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 21/12/2012
Neste trabalho, fundamentado nos Estudos de Laboratório de Bruno Latour, buscamos compreender o processo de arregimentação no par estudantes-professores para fortalecerem as estratégias de (re)formulação e produção da comunidade química no curso superior de Química da Universidade Estadual de Londrina Buscamos na metodologia aberta da etnografia pós-moderna acompanhar por um ano os atuantes em seu cotidiano e evocar acontecimentos que nos trouxessem informações acerca das estratégias discursivas imbricadas na profissionalização do químico As observações feitas durante as aulas nos mostraram um pouco das estratégias dos atuantes para que os discentes fossem conduzidos e transladados para o fortalecimento dos enunciados Processo de arregimentação desses estudantes em nome de uma natureza da ciência Esses episódios evidenciaram um atravessamento de interesses que contraria a ideia de passividade por parte do aprendiz Associamos esta contradição aos episódios observados que sempre estavam atravessados por controvérsias que buscam ser estabilizadas nas relações entre os diversos atuantes Acredito que seja exatamente nestas relações de fortalecimento dos enunciados que os estudantes passam a ser atuantes neste processo de caracterização de normas e sistematização dos profissionais em química
Um estudo sobre a inserção de atividades em educação não formal na disciplina Metodologia e Prática do Ensino de Física da Universidade Estadual de Londrina
MARCELO ALVES DE CARVALHO, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 19/02/2009
O presente trabalho tem por objetivo investigar as perspectivas apontadas por estagiários do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina – UEL, sobre as atividades em educação não formal desenvolvidas durante a disciplina de Metodologia e Prática de Ensino de Física, ou seja, os atendimentos no Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina – MCTL O levantamento das informações foi feito através de entrevista com oito estagiários que realizaram todas as atividades do estágio Assim buscamos identificar essas perspectivas, ou seja, as dificuldades, as facilidades, as vantagens ou desvantagens, o que se aprendeu e as contribuições desta experiência para a formação inicial A orientação de nossa pesquisa constituiu-se de uma abordagem qualitativa por considerarmos que a preocupação foi com a descrição, o significado e o sentido atribuído às atividades desenvolvidas pelos estagiários Os resultados obtidos mostraram que a realização de atividades no Museu contribuiu de forma positiva para o estágio, pois os estagiários conheceram a riqueza de objetos, equipamentos e experimentos do Museu, familiarizaram-se com a rotina dos atendimentos, observaram o interesse dos visitantes, perceberam o encanto e a forma lúdica de conduzir as explicações num ambiente não formal de ensino de Física Entretanto algumas deficiências foram detectadas Inicialmente percebemos uma falta de consciência dos estagiários sobre o objetivo de desenvolver atividades num museu Para vários deles, a conclusão a qual chegamos era de que os atendimentos serviam como uma pré-regência, uma espécie de momento para conhecer o Museu e verificar o que eventualmente poderia ser utilizado em sala de aula Isso mostra que não entendiam o Museu como complementar à escola Também notamos a ausência de um programa de capacitação de monitores no Museu (que poderia atender aos estagiários), assim como a falta de uma parceria entre o Museu e a escola (evidenciada pelas atitudes de vários professores que visitaram o Museu) Entendemos que o formato no qual o estágio foi realizado (observação de aulas, atendimentos no Museu e a regência) se mostrou como uma alternativa viável para a formação do futuro professor de Física
Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de professores de ciências
CLAUDIO JOSÉ DOS SANTOS, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 27/05/2004
O presente trabalho é um estudo sobre a vida profissional de professores de ciências, analisando as diferentes fases por que passaram em suas carreiras desde a formação inicial e os fatores que influenciaram positiva ou negativamente a sua evolução Os dados consistiram de cinco entrevistas com professores do Ensino Médio da área de Ciências Naturais da região de Londrina, norte do Paraná, nas quais foram levantadas várias questões que abordavam seus históricos de vida até o momento em que as entrevistas foram realizadas (entre 22 e 23) Para a apresentação dos dados utilizamos o modelo de desenvolvimento profissional de Huberman (2); os dados foram analisados a partir da tese da captura pelos discursos institucionais de Arruda e Villani (21) Com relação às conclusões gerais sobre o trabalho, a análise realizada nos permite afirmar que os dois conjuntos de categorias foram parcialmente adequados para a análise do desenvolvimento profissional dos professores entrevistados A análise dos casos indica que há uma multiplicidade de possibilidades na carreira do professor, dependendo da maior ou menor captura por esse ou aquele discurso Ou seja, trata-se de uma captura por vários discursos ao mesmo tempo, sendo que o predomínio de um dado discurso sobre outros depende do sujeito aceitar ou não ser por ele capturado, o que na maioria das vezes não é um processo consciente
Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior
MARCIA DA COSTA, Profª. Drª. Irinéia de Lourdes Batista
Data da defesa: 25/01/2019
Esta pesquisa investigou as potencialidades e delimitações de uma abordagem histórico-didática a respeito da unificação eletrofraca, baseada em simulações computacionais de experimentos históricos e em aspectos da Aprendizagem Significativa, bem como etapas no processo colaborativo entre uma equipe multidisciplinar que podem ser seguidas na elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, da mesma maneira que o estudo de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, aliados a recursos didáticos diversificados, podem promover um ensino contextualizado e atrativo, facilitando a Aprendizagem Significativa de conceitos científicos e uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico Com base nesses argumentos, foram elaboradas simulações computacionais de experimentos históricos que contribuíram no processo de unificação das interações fracas e eletromagnéticas e elas foram inseridas em uma Abordagem Didática que contemplou o estudo da Teoria Eletrofraca Essa proposta didática foi aplicada com alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná Foram observados indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos, bem como o processo de elaboração das simulações computacionais Foram utilizados os seguintes instrumentos para obtenção de dados: a Abordagem Didática, questionários, Diagramas de Gowin e anotações feitas pela pesquisadora Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração da Composição Histórica, das simulações computacionais e da Abordagem Didática, aplicação da proposta didática, obtenção e análise de dados Com base nos resultados obtidos, evidenciou-se que a proposta didática contribuiu para a aprendizagem de conteúdos relacionados à Física de Partículas e para a construção de noções científicas e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência Além disso, foi possível obter-se como resultado a sugestão de etapas para a elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos, que contribuem como alternativas para o aprimoramento do Ensino de Física
Uma abordagem histórico-epistemológica para aprendizagem potencialmente significativa de termodinâmica química no ensino superior
WALTER ANIBAL RAMMAZZINA FILHO, Profª. Drª. Irinéia de Lourdes Batista
Data da defesa: 04/12/2017
Ensinar e aprender Termodinâmica de maneira significativa no Ensino Superior não é tarefa simples Existem diferentes obstáculos de aprendizagem decorrentes de noções alternativas que os estudantes trazem incorporados de sua formação básica O objetivo foi de investigar, por meio de uma abordagem de ensino com base na História e na Epistemologia da Ciência e nas Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), as noções de Natureza da Ciência e a construção de conceitos e de Leis da Termodinâmica Química de futuros engenheiros mecânicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio O desenvolvimento metodólogico ocorreu com a articulação da Teoria da Aprendizagem Significativa, da História e Filosofia da Ciência, da Natureza da Ciência e da interdisciplinaridade A construção da unidade didática foi baseada nas etapas das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade Utilizou-se da análise qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções dos futuros engenheiros a respeito dos conceitos propostos Os resultados dos questionários prévios e posterior à abordagem didática desenvolvida, além dos registros das entrevistas estruturadas realizadas após um período de tempo, foram analisados à luz da análise de conteúdo para unitarizar o conhecimento dos futuros engenheiros Os diagramas Vê de Gowin foram utilizados como instrumentos de organização do conhecimento (a partir da leitura de textos históricos produzidos) e de obtenção de dados, sendo investigados indícios de aprendizagem pela análise qualitativa e interpretativa A partir da triangulação dos diferentes instrumentos utilizados (questionários prévio e posterior, diagramas Vê e entrevista estrutrada), pode-se inferir que houve indícios de adequação de noções alternativas relacionadas tanto à Natureza da Ciência quanto à Termodinâmica Além disso, é possível inferir que houve indícios de aprendizagem significativa, contempladas em três etapas: a ancoragem seletiva do material às ideias relevantes na estrutura cognitiva, a interação entre as ideias recém-introduzidas e as ideias ancoradas, e a ligação dos novos conhecimentos com as ideias ancoradas no intervalo de memória Outros indícios de aprendizagem puderam ser inferidos a partir da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que a abordagem interdisciplinar construída, com elementos da História e Filosofia da Ciência e da Natureza da Ciência, é potencial para promover a aprendizagem significativa de conceitos e de Leis da Termodinâmica
Palavras-chave
Prática de ensino de física na formação inicial docente do campo : concepções de estudantes egressas(os) do estágio supervisionado da LEDUC/UFGD
ANA ALINE DE MEDEIROS SILVA, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 18/02/2022
Esta tese se insere no Programa do Grupo de Estudos e Pesquisa: Tendências e Perspectivas no Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Londrina O objetivo central foi compreender relações da prática de ensino de Física de estudantes egressas(os) do Estágio Curricular Supervisionado em Ciências da Natureza da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal da Grande Dourados – LEDUC/UFGD com a formação docente do campo, a partir de como foi ensinar Física na concepção dessas(es)s estudantes Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se desenvolve no campo metodológico da Análise Textual Discursiva, por meio da utilização de um questionário, para produzir compreensões e interpretações do fenômeno investigado Conforme os resultados, foi possível compreender que na concepção dessas(es) estudantes ensinar Física: é saber ensinar os conteúdos de Física; saber desenvolver atividades experimentais e protótipos; saber interagir com os alunos, estabelecendo o vínculo afetivo; saber problematizar os conteúdos de Física com a realidade do campo Pensando os princípios da Educação do Campo, avalio que 3 das(os) 11 estudantes egressas(os) foram quem, eventualmente, mais se destacaram na apropriação da essência de ser uma(um) professora(or) do campo Foi possível compreender também que estas(es) estudantes têm um potencial de desenvolver práticas de ensino diferentes da convencional, de acordo com os propósitos que estiveram no curso e o compromisso com o Estágio, independente das dificuldades que encontraram no percurso do caminho As ressignificações se fizeram evidentes na superação dos desafios e na dedicação ao repensar e refazer as formas dos métodos de ensinar Física, propiciando o interesse e interação de seus alunos, por meio da realização de atividades demonstrativas, e da relação de alteridade, por meio do vínculo afetivo que se construiu nessa relação de ensinar e aprender dela(es) com seus alunos
Gamificação e Interpretação Ambiental: uma experiência em trilha ecológica
Diego Marques da Silva Medeiros, Profª. Drª. Verônica Bender Haydu
Data da defesa: 20/05/2016
A importância de uma Educação Ambiental (EA) capaz de estimular a produção
de conhecimentos menos especializados e neutros e mais interdisciplinares e políticos, de
modo a resultar num entendimento mais holístico e integrativo do meio ambiente, leva à
busca de estratégias e métodos eficientes para tal. A Interpretação Ambiental (IA) em
trilhas é uma atividade que vem se mostrando relevante nesse sentido e teoriza-se que ela
pode tornar-se ainda mais eficiente quando gamificada. Alguns trabalhos significativos
na área da gamificação vêm demonstrando a eficácia da prática em contextos
educacionais, no entanto, apresentam limitações teórico-metodológicas que poderiam ser
superadas por pesquisas mais sensíveis à complexidade contextual da situação
investigada e que presassem pela investigação do processo em detrimento dos produtos.
Este trabalho relata uma pesquisa cujo objetivo geral foi o de investigar a influência da
gamificação na IA a partir de uma proposta metodológica que contribuísse para essa
superação. Para tal, tomou-se como objeto de estudo a gamificação da IA do Parque
Estadual Mata dos Godoy (PEMG) (Londrina/PR), cujo produto gerado foi a atividade
denominada Expedição ao Meio Ambiente (EMA). A pesquisa foi de caráter
participativo, pois o pesquisador atuou tanto na elaboração quanto na execução da
atividade em questão. A EMA foi executada junto a uma equipe de estudantes que tiveram
seus comportamentos verbais orais registrados durante a atividade. Os dados passaram
por um processo de Análise de Conteúdo em associação à Análise Textual Discursiva, de
modo que a pesquisa pode ser considerada de caráter qualiquantitativo. Em linhas gerais,
buscou-se por identificar isoladamente as relações entre os elementos da gamificação e o
comportamento dos participantes da EMA. Para isso, a pesquisa teve foco na análise dos
comportamentos de jogar e dos associados aos objetivos da EA em relação à atividade de
IA gamificada e seus elementos de gamificação. Realizou-se, também, análise
semelhante de uma atividade tradicional em trilhas do PEMG como fator de comparação.
Foi possível inferir que a EMA foi capaz de estimular os comportamentos de jogar, que
os participantes responderam à maioria dos aspectos relevantes à manutenção desses
comportamentos e que foram alcançados os objetivos da IA. A análise da atividade
tradicional em trilhas possibilitou, ainda, a identificação de aspectos equivalentes,
superiores e limitantes em relação à atividade gamificada. Por fim, a pesquisa também
pareceu contribuir na superação das limitações teórico-metodológicas apontadas em uma
amostra significativa de trabalhos na área da gamificação.