Teses e Dissertações
Palavra-chave: estudantes do ensino básico
A aprendizagem ativa no ensino da temática ambiental: instigando o pensamento reflexivo de estudantes no Ensino Fundamental
Renan Santos Miranda, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 09/03/2018
A presente investigação buscou inserir aspectos que relacionam/abordam a temática
ambiental, por meio da aprendizagem ativa com vistas a provocar o pensamento
reflexivo, de estudantes do sétimo ano na disciplina de Ciências, oriundos de um
colégio público localizado na cidade de Londrina/ Pr. A pesquisa realizada se
ancorou nos princípios qualitativos, a mesma foi efetivada no período de Março a
Abril/2017, totalizando seis encontros, denominados nesta dissertação de
momentos, sendo construídos no formato de oficinas totalizando onze estratégias
diversificadas. Os instrumentos de coletas de dados se centraram na produção dos
estudantes, após o desenvolvimento das diferentes atividades, ora por meio de
texto, desenhos, vídeos, apresentações, ora por meio das fotos tiradas pelo
pesquisador e anotações no diário de campo. As produções foram analisadas por
meio de quatro níveis de reflexão, elaborados pelo pesquisador -1° interação com o
conhecimento; 2°Relações sociais do conhecimento com vistas ao cotidiano; 3°
Relações criativas; 4° Elementos que apontam o significado de meio ambiente-, que
possuem o objetivo de analisar/ caracterizar atitudes presentes nos estudantes, com
atitudes e reflexões nas questões ambientais em estudo. Diante destas análises, foi
possível a elaboração de dois quadros, sendo o primeiro quadro síntese 12, que
discute/caracteriza os níveis de reflexão nos estudantes durante o processo das
atividades, se mostrando relevante como instrumento de caracterização do
pensamento reflexivo. Já o quadro síntese 13, discute oito etapas que se
mostraram significativas para provocar o pensamento reflexivo durante o processo
das atividades, levando a elaboração de um modelo pedagógico ativo para a
aprendizagem em temas ambientais. Por fim, o pesquisador aponta para as
possibilidades de implementação de atividades ativas, em ambientes que
apresentam predominância tradicional.