Teses e Dissertações
Palavra-chave: estratégias metacognitivas
Metacognição em atividades de modelagem matemática
Élida Maiara Velozo de Castro, Profª. Drª. Lourdes Maria Werle de Almeida
Data da defesa: 02/08/2022
Esta pesquisa tem como objetivo investigar como estratégias metacognitivas agem sobre as
ações dos alunos em atividades de modelagem matemática. Para compor os dados empíricos
da pesquisa foram desenvolvidas atividade de modelagem em uma turma do 4º ano de
Licenciatura em Matemática na disciplina de Modelagem Matemática na Perspectiva da
Educação Matemática. A metodologia de pesquisa qualitativa orienta o desenvolvimento da
pesquisa, a coleta de dados e o encaminhamento das análises. No desenvolvimento das
atividades de modelagem, as estratégias metacognitivas são identificadas com o auxílio de
um instrumento que foi construído considerando aspectos indicadores dessas estratégias. Os
registros escritos, gravações das aulas e questionários compõem o material de coleta de
dados. A análise dos dados tem como suporte a metodologia que considera as estratégias
metacognitivas em atividades de modelagem e as práticas discursivas dos alunos envolvidos
em atividades de modelagem matemática. As práticas discursivas são elucidadas mediante
ferramentas analíticas como árvore de associação de ideias e linhas narrativas. Dessas
análises é possível identificar desdobramentos para o desenvolvimento das atividades de
modelagem matemática decorrentes das estratégias metacognitivas dos alunos. A pesquisa
empírica empreendida possibilita a organização de uma taxonomia para a metacognição em
atividades de modelagem matemática. Essa taxonomia elucida que os táxons que se
destacam do uso de estratégias metacognitivas são: tomada de decisão, julgamento reflexivo,
reflexão intencional, experiência social, coesão matemática e pensamento sistêmico. Neste
sentido, a pesquisa avança relativamente ao que já se tem reconhecido na área de Modelagem
Matemática sobre a metacognição em atividades de modelagem matemática e indica a
relevância das estratégias metacognitivas para a performance dos alunos em atividades de
modelagem matemática ao mesmo tempo em que sinaliza o potencial dessas atividades para
a mobilização dessas estratégias.