Teses e Dissertações
Palavra-chave: estratégias de ensino
Análise da produção escrita em matemática: de estratégia de avaliação a estratégia de ensino
Edilaine Regina dos Santos, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 31/03/2014
Alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito do GEPEMA - Grupo de Estudos e Pesquisa em
Educação Matemática e Avaliação - têm mostrado que a análise da produção escrita em
matemática pode ser utilizada como uma estratégia de avaliação para investigar os processos
de ensino e de aprendizagem da matemática. Outros trabalhos também desenvolvidos no
interior do grupo têm revelado que a análise da produção escrita pode ainda ser utilizada para
a condução das aulas de matemática, que seguem a perspectiva da reinvenção guiada na ótica
da Educação Matemática Realística, com o intuito de que os alunos não sejam meros
receptores de uma matemática pronta e sim autores de seus conhecimentos. Tendo isto em
vista, este estudo, de cunho teórico, teve por objetivo investigar a utilização da análise da
produção escrita em aulas de matemática, sob a luz da reinvenção guiada, para além da
perspectiva de estratégia de avaliação. A investigação foi pautada nas seguintes questões
norteadoras: que papel a análise da produção escrita pode assumir em aulas de matemática na
perspectiva da reinvenção guiada? a análise da produção escrita pode ser considerada um
método de ensino, estratégia de ensino, procedimento de ensino? nessa perspectiva de
trabalho, qual é o papel do professor? qual o papel do aluno? qual a dinâmica da aula? Com
este estudo, realizado a partir de orientações presentes na Análise de Conteúdo, a tese
defendida é que a análise da produção escrita pode ser utilizada em aulas de matemática como
uma estratégia de ensino. Espera-se que as informações apresentadas nesta investigação
possam contribuir para suscitar reflexões e investigações futuras no âmbito da Educação
Matemática
Sexualidade na escola: encaminhamentos metodológicos na perspectiva dos professores de Ciências
JOSIANE DA SILVA QUIRINO RODRIGUES, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 21/03/2013
O presente estudo teve como objetivo identificar aspectos relevantes para o ensino
dos conteúdos de sexualidade na opinião de alguns professores de Ciências
atuantes na rede Estadual de Ensino. As perguntas que norteiam o
desenvolvimento da pesquisa são as seguintes: De que forma os professores
pensam ser interessante desenvolver os conteúdos de sexualidade com os
alunos? Quais os encaminhamentos metodológicos sugeridos para o ensino da
sexualidade com relação às estratégias e recursos de ensino? Como seria um bom
projeto de Educação Sexual? Para respondermos essas questões, procedemos a
pesquisa com características qualitativas. Para a coleta de dados foram realizadas
entrevistas semiestruturadas com sete professores de Ciências os quais atuam em
duas escolas da cidade de Londrina - PR. Os resultados encontrados apontam que
as estratégias mais utilizadas pelos docentes são: aulas expositivas, discussões
ou debates e dinâmicas de grupo. Entre os recursos, o mais utilizado é a “caixa de
perguntas” mencionado por cinco dos sete entrevistados. Outros recursos
empregados são imagens e desenhos, textos e seminários. As abordagens de
Educação Sexual que norteiam o trabalho dos professores, no que se refere às
aulas de sexualidade são: Abordagem Religiosa Tradicional e Libertadora,
Abordagem Médica, Abordagem Pedagógica e Abordagem Emancipatória.
Contudo, a abordagem dos conteúdos de sexualidade predominantemente
encontrada nas entrevistas é a Abordagem Pedagógica de Educação Sexual.