Teses e Dissertações
Palavra-chave: estratégia didática
Multimodos de representações e a aprendizagem significativa de estudantes do ensino fundamental sobre aquecimento global: uma estratégia didática
Giselle Midori Simizu Salviato, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 23/04/2009
A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção da aprendizagem
significativa de estudantes, sobre as tipologias de conteúdos que envolvem o
aquecimento global (AG) por meio de uma estratégia didática que emprega multimodos
de representações. Participaram do estudo a professora-pesquisadora e quinze
estudantes do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos foram apresentados a partir de
transcrições das leituras de imagens e mapas conceituais dos estudantes, coletados
antes e após a estratégia multimodal desenvolvida pela professora pesquisadora. Os
dados coletados foram categorizados e analisados de acordo com a análise textual
qualitativa. Por definição, os dados mencionados dividiram-se em: relato de
conhecimentos a priori e a posteriori, ocorridos nas fases I e II respectivamente.
Averiguou-se que os mapas conceituais a posteriori de todos os estudantes da amostra
apresentaram aumento na quantidade de conceitos e proposições, demonstrando a
inserção de novos conhecimentos em sua rede conceitual. As relações estruturais,
organizacionais e hierárquicas destes conceitos puderam ser observadas com base na
comparação dos mapas a priori e a posteriori, no intuito de demonstrar reorganizações
cognitivas, que também foram constatadas em todos os mapas a posteriori dos
estudantes. Por meio da comparação entre as leituras de imagens a priori e a posteriori
apurou-se que houve diminuição das denotações e conotações desprovidas de conteúdo
sobre o aquecimento global e aumento das conotações diretas e indiretas ao conceito
central a posteriori. Estes fatos implicam que, depois da estratégia multimodal, as
imagens apresentadas passaram a ter mais relações com o aquecimento global a
posteriori do que a priori, devido ao aprendizado que os estudantes construíram a partir
dos multimodos de representação. Mediante os relatos anteriores, considera-se que a
estratégia didática com multimodos de representações para aprendizagem significativa de
estudantes sobre aquecimento global apresenta relevantes contribuições para o ensino de
ciências no que tange a formação científica e ecológica dos estudantes e possui
condições de aperfeiçoamento por meio da continuidade desta pesquisa.