Teses e Dissertações
Palavra-chave: estágio supervisionado na licenciatura em matemática
O estágio supervisionado e o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática: uma análise a respeito da identidade profissional docente
Bruno Rodrigo Teixeira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 25/10/2013
O objetivo do presente estudo foi investigar a participação do Estágio Supervisionado no
desenvolvimento da identidade profissional docente de futuros professores de
Matemática, na ótica de licenciandos em Matemática, a fim de responder as seguintes
questões: Que elementos relacionados à identidade profissional docente são
mobilizados/desenvolvidos no contexto do Estágio Supervisionado? Como as ações
desenvolvidas no âmbito do Estágio Supervisionado contribuem para a
mobilização/desenvolvimento desses elementos? Para atender a esse propósito,
desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, tendo como
instrumento de coleta de informações uma entrevista semiestruturada, realizada com
graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de
Londrina. Utilizamos como parâmetro de análise a busca por elementos relacionados ao
“eu profissional que [futuros professores] constroem e reconstroem tornando-se e sendo
professores” (PONTE; CHAPMAN, 2008, p. 242). Os futuros professores revelaram que,
no decorrer do Estágio Supervisionado, tiveram a intenção de incorporar ou não aspectos
da prática pedagógica observados em outros professores; uma visão a respeito de uma
boa aula; desveladas crenças a respeito do planejamento de aulas; o despertar de um
senso crítico no planejamento de aulas; abertura para o trabalho com os pares; o
desenvolvimento de uma atitude de pesquisa e de novos conhecimentos a respeito do
ensino; apropriação de características profissionais do orientador; consciência a respeito
de situações imprevistas; a incorporação de atitudes que interferem no ambiente de
aprendizagem; e reafirmação da decisão de ser professor. Ao longo das análises,
também foi possível evidenciar/adaptar para o contexto investigado alguns dos elementos
relacionados à identidade profissional docente destacados por Ponte e Chapman (2008),
a saber, apropriação de valores da profissão, crenças sobre o ensino e sobre si mesmos
como professores, visão do tipo de professor que querem ser, um entendimento de si
mesmos como aprendizes e capacidade de refletir sobre a experiência. Para que os
futuros professores de Matemática mobilizassem/desenvolvessem esses elementos,
mostraram-se fundamentais: a análise da prática pedagógica de professores que atuam
na Educação Básica, as interações promovidas junto a orientadores com uma atitude
questionadora, a dinâmica de trabalho estabelecida por eles na regência, a socialização
de avaliações realizadas pelos supervisores a respeito de sua atuação como professores
na regência, bem como o roteiro utilizado para a elaboração do Relatório Final de
Estágio, que os incentiva a descreverem detalhadamente como se deu o
desenvolvimento de suas aulas no Estágio de Regência e analisá-las criticamente. Além
desses resultados apresentados, foi possível evidenciar também que, ao participar do
desenvolvimento da identidade profissional docente de professores de Matemática em
formação inicial, o Estágio Supervisionado possibilita aprendizagens a respeito da
docência diretamente relacionadas à prática letiva do professor que podem subsidiá-los
futuramente nos diferentes momentos de seu trabalho: antes, durante e após as aulas