Teses e Dissertações
Palavra-chave: estado da arte da pesquisa
Cartografia da Educação Ambiental nas Pós-Graduações Stricto sensu Brasileiras (2003-2007): ênfase na pesquisa das áreas de Educação e Ensino de Ciências sobre formação de professores
Daniele Cristina Souza, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 05/02/2010
Estudos do tipo estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental (EA) estão sendo
desenvolvidos para analisar as temáticas e qualidade das pesquisas das pós-
graduações com intuito de contribuir com a consolidação do campo e indicar suas
tendências e lacunas. Neste sentido, objetiva-se levantar as dissertações e teses
produzidas nas Pós-graduações stricto sensu reconhecidas e recomendadas pela
Capes no período de 2003-2007, visando um aprofundamento sobre os objetivos e
temáticas dos trabalhos das áreas de Educação e de Ensino de Ciências e
Matemática que abordam a formação de professores/educadores. Como fonte de
dados utilizou-se o Banco de Teses da Capes que forneceu os resumos das
dissertações e teses em EA. Foram feitas duas seleções, uma para identificar os
trabalhos que diziam respeito à EA e a segunda naqueles que abordavam a formação
de professores/educadores. Para a primeira seleção os critérios foram estabelecidos
mediante compreensão sobre a EA a partir literatura da área que constitui o Capitulo I
e II. A segunda seleção se deu mediante estabelecimento de termos relacionados a
formação de professores que deveriam ser encontrados no resumo. Os trabalhos
foram organizados em quadros e tabelas a partir dos descritores: área do
conhecimento, região do Brasil, Instituição do Ensino Superior (IES) por ano, visando
uma caracterização geral da pesquisa, assim como possibilitar a delimitação do
corpus de análise qualitativa. Após essa organização optou-se por analisar os
resumos das áreas de Educação e de Ensino de Ciências pela sua
representatividade. Dos 1418 resumos levantados no Banco de Teses da Capes, 847
são de EA com distribuição nas quatro regiões do Brasil, em cursos de 38 áreas do
conhecimento e em diversas IES. Destes, 439 são das áreas de Educação e de
Ensino, dos quais 130 abordam a temática de formação de professores/educadores.
Identificou-se o perfil de atuação do professor/educador participante da pesquisa,
caracterizando-se por todos os níveis de ensino, principalmente as séries iniciais, com
atuação em diferentes disciplinas, especialmente no ensino de Biologia, Geografia e
Ciências. Com relação ao período de formação investigado abrangeram-se diversos e
o mais relevante foi a Formação no exercício (42,30%), analisando saberes e prática
educativa de professores no espaço escolar. Seguido pela Formação Continuada em
Serviço (30%) com diversas abordagens. A formação inicial também foi representativa
(15,38%). Os demais períodos de formação tiveram menos de 1,54% cada. Foram
identificados três eixos temáticos os quais possuem categorias e subcategorias e são
contextualizados a partir da literatura: 1) Identidade e profissionalização docente em
EA (53,49%); (2) Análise da natureza e/ou o impacto de uma intervenção formativa
(44,18%) e (3)Estudos teóricos sobre formação de professores em EA (2,32%). Os
dados denotam a capilaridade da EA no espaço acadêmico brasileiro em que a
formação de professores é investigada principalmente qualitativamente, valorizando-
se a subjetividade dos sujeitos, mas também avaliando a estrutura de cursos e de
estratégias formativas. Pela limitação do presente estudo aponta-se a necessidade de
maiores aprofundamentos a partir dos trabalhos na íntegra.