Teses e Dissertações
Palavra-chave: erros conceituais em livros didáticos
Um estudo das concepções alternativas presentes em professores de ciências de 5ª série do ensino fundamental sobre fases da lua e eclipses
Deolinda Puzzo, Prof. Dr. Rute Helena Trevisan Lattari
Data da defesa: 16/05/2005
Este trabalho é o resultado de uma investigação sobre as concepções
alternativas e as dificuldades quanto ao conteúdo e metodologia usada em sala de aula, por
professores de Ciências de 5ª série do Ensino Fundamental, sendo todos da rede pública de
ensino. A pesquisa teve como objetivo identificar as concepções alternativas dos professores e
as implicações das mesmas para o ensino de Ciências priorizando o ensino e aprendizagem
relativa ao conteúdo de fases da Lua e eclipses. Como a fonte de pesquisa utilizada pelos
professores para desenvolver esse conteúdo, na maioria das vezes, é o livro didático, esse
estudo contemplou um capítulo sobre as falhas existentes nos mesmos, de acordo com o
PNLD. As concepções identificadas na fala dos professores foram analisadas num estudo
comparativo, utilizando os resultados obtidos por outros pesquisadores. A metodologia
utilizada constituiu-se de uma pesquisa qualitativa e os dados foram obtidos por meio da
realização de entrevistas semi-estruturadas. Para melhor compreensão e análise das
concepções, a investigação do tema fases da Lua e eclipses foi dividida em: formação do
professor; mitos e crendices populares; metodologia utilizada pelo professor no ensino desse
tema; os conceitos das fases da Lua e eclipses. Os diagramas elaborados pelos professores
durante a entrevista foram analisados de acordo com as regularidades. Os resultados
mostraram que os professores possuem concepções ora compatíveis com o conhecimento
científico, ora incompatíveis. Assim, concluímos que é necessário um conhecimento mais
elaborado desse tema para superar essas concepções e chegar ao conhecimento científico.