Teses e Dissertações
Palavra-chave: erro
Uma proposta de ações didáticas frente ao erro na perspectiva da Educação Matemática Realística
Daniela Harmuch, Profa. Dra. Regina Luzia Corio de Buriasco, Prof. Dr. Gabriel dos Santos e Silva
Data da defesa: 09/05/2022
Esta pesquisa qualitativa, de cunho teórico, teve como objetivo descrever, analisar e discutir aspectos referentes ao erro, como apresentado por autores da literatura alcançada, a fim de propor ações didáticas condizentes com a perspectiva da abordagem de ensino Educação Matemática Realística para lidar com o erro. Essa abordagem de ensino, cujo precursor foi Hans Freudenthal (1905-1990), pressupõe a matemática como uma atividade humana, em que o professor, por meio da reinvenção guiada, auxilia o estudante a fazer matemática. Com base nas orientações da Análise de Conteúdo, a pesquisa foi organizada de acordo com as seguintes etapas: primeiro, fez-se um inventário de excertos de dissertações, teses e artigos que continham o verbete “erro” e realizados agrupamentos a partir das ideias centrais de cada um dos trechos inventariados. Com isso, foram obtidos onze agrupamentos, denominados: “como erro é usualmente visto nas escolas”, “correção”, “o que o erro pode causar”, “causa do erro”, “erro como oportunidade de aprendizagem”, “autoavaliação”, “erro como algo natural”, “erro de caráter construtivo”, “para que serve o erro”, “erro na prática de investigação” e “dicotomia acerto e erro”. Da descrição do conjunto de informações desses agrupamentos, foram feitas análises e discussões, propondo ações didáticas condizentes com a perspectiva da Educação Matemática Realística para lidar com o erro. As ações didáticas levantadas foram listadas e apresentadas em forma de sugestões as quais não se apresentam como “receitas” para um bom trabalho, mas são indicativos de procedimentos que podem ser adotados pelo professor para construir uma prática em que o erro esteja a serviço da avaliação como prática de investigação e como oportunidade de aprendizagem, opondo-se à concepção do erro como algo que não pode acontecer e que geralmente é penalizado. Esta pesquisa, para a área da Educação Matemática, pode oportunizar, em especial ao professor, um processo de reflexão de sua prática. As ações didáticas condizentes que foram apresentadas nesta pesquisa podem acrescentar no processo de ressignificação de ações docentes na direção de uma avaliação a serviço dos processos de ensino e de aprendizagem.
Aprendizagem consciente: o relatório de reflexão dos erros (RRE) como alternativa pedagógica
André Gustavo Oliveira Silva, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 17/12/2013
Esta pesquisa representa uma busca por compreensão e respostas a
inquietações e questionamentos surgidos na concretude do dia a dia em sala
de aula, na intenção de legitimar a prática por meio de referenciais teóricos que
lhe confiram sustentação. Tem seu início a partir da tentativa de explorar o
potencial inerente ao erro oportunizando ao estudante revisar sua produção
individual na a fim de contribuir para o avanço cognitivo. Pretende investigar e
descrever situações de aprendizagens a partir do erro cometido em provas
escritas de matemática quando o estudante se compromete a realizar a
atividade de preenchimento de um relatório de reflexão dos erros (RRE), o qual
sugere ações e operações que viabilizarão interações e mediações com intuito
de promover a aprendizagem consciente. Os dados apresentados referem-se
ao ano de 2012 e foram obtidos por meio de análise dos relatórios, provas e
questionários, de conversas informais e por meio da técnica de grupo focal com
estudantes de três turmas de terceiro ano do Ensino Médio. Por pretender
investigar múltiplas realidades e valorizar o processo como fonte de
informações, visando expandir a compreensão do tema, a pesquisa é de cunho
qualitativo, com interpretação subsidiada pelos recursos da Análise de
Conteúdo. O processo investigativo contemplou (1) a caracterização do erro
enquanto ente pedagógico no âmbito da Educação Matemática, (2) o
aproveitamento pedagógico do erro, (3) a caracterização do RRE como uma
atividade, conforme os pressupostos da teoria da atividade, e (4) a apropriação
de significados a partir da reflexão do erro com base na perspectiva
vygotyskiana. Cada etapa revelou seu caráter arborescente com surgimento de
novas conexões e interações que contribuíram para a materialização da tese
resultante de um processo gradativo de amadurecimento no qual erro,
atividade, reflexão dos erros, negociação de significados, apropriação de
significados e aprendizagem consciente, se evidenciavam na medida em que
os estudantes interagiam com o relatório de reflexão dos erros. Os resultados
destacam o grande potencial inerente ao erro, sugerem o relatório de reflexão
dos erros como uma atividade adequada para promover o aprendizado
consciente e os ganhos advindos do processo de ensino e aprendizagem
provenientes da inserção do erro ao processo enquanto recurso pedagógico.
Como estudantes do ensino médio lidam com registros de representação semiótica de funções
Nilton César Garcia Salgueiro, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 25/02/2011
Esta pesquisa consistiu em uma investigação de como estudantes do Ensino Médio de
uma escola de Rolândia, PR, lidam com o conceito de função ao se depararem com uma
sequência didática, nos moldes da Engenharia Didática apresentados por Artigue (1996),
trabalhando diferentes registros de representação semiótica desse objeto matemático.
Como referencial teórico utilizou-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica
de Duval (2005), as abordagens do pensamento algébrico de Lins e Gimenez (1997),
Kieran (1992) e Usiskin (1995) e, para os estudos do erro, Cury (2007). A sequência
didática possibilitou aos estudantes a realização de conversões entre os registros de
representação semiótica abordados, quais sejam registros na relação entre dois
conjuntos, registro gráfico e registro algébrico do objeto função. Observaram-se indícios
de pensamento algébrico nos registros escritos quando da generalização de situações e
da utilização de linguagem algébrica e, alguns tipos de erros, como falta de conhecimento
do uso de decimais, falta de entendimento do conceito de função como relação entre
conjuntos, na conversão entre os registros de representação semiótica, no uso da
linguagem algébrica, na determinação do domínio e na representação de funções com
domínios discretos.
Análise da produção escrita de estudantes da EJA em atividades algébricas
ANTONIO RAFEL PEPECE JUNIOR, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 25/02/2011
Esta pesquisa associa dois temas, muitas vezes deixados de lado por
educadores matemáticos, que é o ensino da álgebra e a EJA, Educação de
Jovens e Adultos, segmento de ensino que está voltado a uma classe social
menos favorecida que não teve acesso a escolaridade na idade
apropriada. Tínhamos como objetivo investigar indícios de pensamento
algébrico e de possíveis erros na produção escrita de estudantes da EJA em
atividades algébricas envolvendo equações do primeiro grau. Realizamos a
aplicação de uma sequência didática seguindo os moldes da Engenharia
Didática proposta por Artigue (1996) e Almouloud (2007), a qual era
composta por sete atividades que foram aplicadas a estudantes de uma
classe do nono ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal
do interior de São Paulo. Analisando os registros escritos dos sete estudantes
que participaram do desenvolvimento de todas as atividades fica evidente a
pluralidade entre os mesmos e o aparecimento de indícios de pensamento
algébrico, como utilização de uma linguagem simbólica, padrões e
regularidades, para os quais empregamos teóricos como Lins e Gimenez
(1997). Os erros encontrados nesses registros foram classificados como:
erro por falta de conhecimento prévio do conteúdo ou termos utilizados,
erro por falta de noção das quatro operações, erro por falta de atenção na
resolução, erro na apresentação do resultado, erro por não apresentar solução
para o problema e erro na interpretação do enunciado, ficando evidente a
dificuldade apresentada por alguns estudantes durante tal seqüência. Para
análise dos erros empregamos Cury (1995, 2004, 2007).
A produção escrita de alunos do ensino fundamental em questões de Matemática do Pisa
Letícia Barcaro Celeste , Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 21/02/2008
Este trabalho consiste em um estudo da produção escrita de alunos do Ensino Fundamental
em questões de Matemática do PISA. Com base na interpretação da produção dos alunos, por
meio da Análise de Conteúdo, esta investigação de cunho qualitativo, teve intenção de:
conhecer como os estudantes lidam com as informações de um problema não rotineiro para
construir uma solução no contexto ou na situação na qual esse problema foi apresentado;
evidenciar a relevância da avaliação da aprendizagem escolar como prática de investigação de
modo a subsidiar tanto a prática do professor em sala de aula como a aprendizagem dos
alunos; mostrar uma visão de erro, para o qual não é dado valor positivo ou negativo. A partir
das resoluções apresentadas, formamos grupos de resolução, por meio dos quais foi possível
identificar: interpretações que fizeram dos enunciados das questões; algumas das estratégias e
procedimentos utilizados nas resoluções mesmo quando diferentes das consideradas corretas;
que os alunos demonstram conhecer os algoritmos das operações básicas, uma vez que quase
sempre se utilizam destes para resolverem as questões.