Teses e Dissertações
Palavra-chave: epistemologia política
Aulas de Ciências no Ensino Fundamental: Considerações Epistemológicas e Políticas Provocativas a partir de um Contra Proposta Inspirada pela Teoria Autor-rede
Diego Machado Ozelame, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 27/03/2019
Por meio do acompanhamento das aulas de Ciências de uma turma do ensino
fundamental, sugestionado pela Teoria ator-rede, esta tese parte do objetivo geral de
produzir considerações epistemológicas e políticas provocativas a partir de uma contra
proposta. Esta teorização permitiu condições para observar algumas articulações e
desarticulações das cenas trazidas; (re) pensar alguns termos ao seu entendimento, situar
novas formas de pensar, criando condições para refletir sobre uma epistemologia
política nos termos de Bruno Latour. Proponho, para discussão, o entendimento de que
a epistemologia política, nos termos tradicionais, por razões políticas, impede que ela
possa agir politicamente. A partir dessa constatação, apresento que uma série de
procedimentos precisam ser ressignificados para que a epistemologia política possa
proceder como tal. As reflexões produzidas ao longo do texto e as discussões das cenas
elegidas permitiram observar que tudo é construído ao mesmo tempo, sendo efeito de
processos de negociação. Desta maneira, no presente trabalho, por meio das
observações de campo e argumentações teóricas, foi possível problematizar as formas
de entendimento que afirmam a existência de naturezas a priori. Também se pode
reconhecer que estas formas de pensar são criadas por meio dos desvios das teorias do
conhecimento que não respeitam os procedimentos de coordenação das ações,
estabelecendo um tipo de epistemologia que não pode agir politicamente. Trazer esta
última problematização para um primeiro plano proporciona condições de estabelecer
um olhar provocativo que problematiza as bases epistemológicas que constituem a
formação de grande parte dos educadores e pesquisadores da área do Ensino de
Ciências, sendo um passo importante para pensar os processos de ensino de ciências,
uma vez que reflete diretamente no entendimento de que as situações que acontecem no
espaço escolar não seriam um modo de pensar as diferentes realidades, mas uma
maneira de intervir e construi-las, além do que desnaturaliza o entendimento de que a
aprendizagem seria um fenômeno exclusivamente mentalista, permitindo passos iniciais
para pensar o processo educativo como um movimento além das ações de quaisquer
domínios específicos determinados a priori.