Teses e Dissertações
Palavra-chave: epistemologia
Uma abordagem histórico-epistemológica para aprendizagem potencialmente significativa de termodinâmica química no ensino superior
WALTER ANIBAL RAMMAZZINA FILHO, Profª. Drª. Irinéia de Lourdes Batista
Data da defesa: 04/12/2017
Ensinar e aprender Termodinâmica de maneira significativa no Ensino Superior não é tarefa simples Existem diferentes obstáculos de aprendizagem decorrentes de noções alternativas que os estudantes trazem incorporados de sua formação básica O objetivo foi de investigar, por meio de uma abordagem de ensino com base na História e na Epistemologia da Ciência e nas Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), as noções de Natureza da Ciência e a construção de conceitos e de Leis da Termodinâmica Química de futuros engenheiros mecânicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio O desenvolvimento metodólogico ocorreu com a articulação da Teoria da Aprendizagem Significativa, da História e Filosofia da Ciência, da Natureza da Ciência e da interdisciplinaridade A construção da unidade didática foi baseada nas etapas das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade Utilizou-se da análise qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções dos futuros engenheiros a respeito dos conceitos propostos Os resultados dos questionários prévios e posterior à abordagem didática desenvolvida, além dos registros das entrevistas estruturadas realizadas após um período de tempo, foram analisados à luz da análise de conteúdo para unitarizar o conhecimento dos futuros engenheiros Os diagramas Vê de Gowin foram utilizados como instrumentos de organização do conhecimento (a partir da leitura de textos históricos produzidos) e de obtenção de dados, sendo investigados indícios de aprendizagem pela análise qualitativa e interpretativa A partir da triangulação dos diferentes instrumentos utilizados (questionários prévio e posterior, diagramas Vê e entrevista estrutrada), pode-se inferir que houve indícios de adequação de noções alternativas relacionadas tanto à Natureza da Ciência quanto à Termodinâmica Além disso, é possível inferir que houve indícios de aprendizagem significativa, contempladas em três etapas: a ancoragem seletiva do material às ideias relevantes na estrutura cognitiva, a interação entre as ideias recém-introduzidas e as ideias ancoradas, e a ligação dos novos conhecimentos com as ideias ancoradas no intervalo de memória Outros indícios de aprendizagem puderam ser inferidos a partir da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que a abordagem interdisciplinar construída, com elementos da História e Filosofia da Ciência e da Natureza da Ciência, é potencial para promover a aprendizagem significativa de conceitos e de Leis da Termodinâmica
Palavras-chave
Modelagem Matemática e construção epistemológica de modelos científicos: uma abordagem para o Ensino de Física
Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 27/04/2018
A presente pesquisa teve como questão norteadora investigar se uma situação de
ensino envolvendo a Modelagem Matemática e discussões epistemológicas,
proporciona a estudantes graduandos de Física e Matemática, um entendimento a
respeito da 2ª Lei de Newton, bem como a formulação de seu modelo científico. Para
tanto, elaborou-se uma proposta didática, que foi ofertada em forma de minicurso para
graduandos dos 1º e 2º anos de Física e Matemática, nas modalidades licenciatura e
bacharelado, da Universidade Estadual de Londrina no ano de 2017. O minicurso foi
composto por discussões epistemológicas a respeito da Modelagem Matemática,
Matematização e Modelos Científicos e a resolução de seis atividades de Modelagem
Matemática. Das atividades propostas, três delas foram construídas exclusivamente
para atenderem os objetivos desta tese, abordando conteúdos físicos. Utilizou-se a
abordagem qualitativa na busca de interpretar e compreender as noções dos(as)
participantes do minicurso ofertado. Na abordagem metodológica, os resultados da
aplicação de questionários prévios e posteriores foram analisados à luz da Análise de
Conteúdo. Desta maneira foi possível abordar conceitos físicos e articular a
Modelagem Matemática, os modelos científicos na Física e o processo de
matematização. A partir da análise dos resultados obtidos, pode-se inferir que a
proposta desenvolvida proporcionou, aos envolvidos, reflexões relacionadas à
construção do conhecimento, a aspectos da Natureza da Ciência e ao papel da
Matemática na Física, questões pertinentes na formação de futuros docentes.
Constatou-se que a Modelagem Matemática não é, isoladamente, suficiente para
ensinar Física, mas é uma metodologia que explicita o processo de construção de
modelos, e feitas as devidas adaptações epistemológicas, a Modelagem Matemática
pode contribuir com o Ensino de Física. Outra inferência desta tese é que a
matematização na Física, diferentemente da matematização na Modelagem
Matemática, corresponde a todo o processo de Modelagem Matemática acrescido de
uma etapa adicional, que seria, por meio de uma discussão teórico-conceitual, atribuir
significado físico ao modelo matemático encontrado.
Uma abordagem histórico-epistemológica para aprendizagem potencialmente significativa de termodinâmica química no Ensino Superior
Wanter Aníbal Rammazzina Filho, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 04/12/2017
Ensinar e aprender Termodinâmica de maneira significativa no Ensino Superior não
é tarefa simples. Existem diferentes obstáculos de aprendizagem decorrentes de
noções alternativas que os estudantes trazem incorporados de sua formação básica.
O objetivo foi de investigar, por meio de uma abordagem de ensino com base na
História e na Epistemologia da Ciência e nas Ilhas Interdisciplinares de
Racionalidade (IIR), as noções de Natureza da Ciência e a construção de conceitos
e de Leis da Termodinâmica Química de futuros engenheiros mecânicos da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio. O
desenvolvimento metodólogico ocorreu com a articulação da Teoria da
Aprendizagem Significativa, da História e Filosofia da Ciência, da Natureza da
Ciência e da interdisciplinaridade. A construção da unidade didática foi baseada nas
etapas das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. Utilizou-se da análise
qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções
dos futuros engenheiros a respeito dos conceitos propostos. Os resultados dos
questionários prévios e posterior à abordagem didática desenvolvida, além dos
registros das entrevistas estruturadas realizadas após um período de tempo, foram
analisados à luz da análise de conteúdo para unitarizar o conhecimento dos futuros
engenheiros. Os diagramas Vê de Gowin foram utilizados como instrumentos de
organização do conhecimento (a partir da leitura de textos históricos produzidos) e
de obtenção de dados, sendo investigados indícios de aprendizagem pela análise
qualitativa e interpretativa. A partir da triangulação dos diferentes instrumentos
utilizados (questionários prévio e posterior, diagramas Vê e entrevista estrutrada),
pode-se inferir que houve indícios de adequação de noções alternativas
relacionadas tanto à Natureza da Ciência quanto à Termodinâmica. Além disso, é
possível inferir que houve indícios de aprendizagem significativa, contempladas em
três etapas: a ancoragem seletiva do material às ideias relevantes na estrutura
cognitiva, a interação entre as ideias recém-introduzidas e as ideias ancoradas, e a
ligação dos novos conhecimentos com as ideias ancoradas no intervalo de memória.
Outros indícios de aprendizagem puderam ser inferidos a partir da diferenciação
progressiva e reconciliação integrativa. Com base nos resultados obtidos, é possivel
concluir que a abordagem interdisciplinar construída, com elementos da História e
Filosofia da Ciência e da Natureza da Ciência, é potencial para promover a
aprendizagem significativa de conceitos e de Leis da Termodinâmica.
Matematização e Ensino de Física: uma discussão de noções docentes
Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 10/02/2014
Este trabalho procura investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino
segundo professores de Física. Estudos evidenciam que noções de História e
Filosofia da Ciência são importantes para a formação do professor. Dessa forma,
procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de tais
noções na estruturação do conceito de matematização, o papel desempenhado pela
Matemática no ensino de Física e seus desdobramentos. Para isso, os referenciais
teóricos explorados nesta investigação envolvem as pesquisas a respeito da História
e Filosofia da Ciência, formação do professor e dos saberes necessários para
ensinar e as discussões epistemológicas a respeito do processo de matematização
na construção do conhecimento físico. A análise de conteúdo foi escolhida como o
instrumento de análise dos dados desta investigação. A pesquisa é qualitativa de
cunho interpretativo, em que as etapas principais foram: o levantamento bibliográfico
relativo aos temas estudados; uma síntese histórica do processo de matematização
do pêndulo simples, a fim de exemplificar um conteúdo matematizado; a construção
do instrumento de coleta de dados (questionário aberto); a coleta de dados, na qual
dez professores que lecionam disciplinas de Física responderam ao questionário; a
análise desses questionários, que resultou na estruturação de unidades temáticas
que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização e do papel
da Matemática no ensino de Física.