Teses e Dissertações
Palavra-chave: enunciado químico
Quenem químico: a apropriação dos enunciados científicos nas aulas de química
Angélica Cristina Rivelini da Silva, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 05/04/2012
Nesta dissertação, procuro entender como são legitimados certos enunciados
científicosdurante as práticas pedagógicas em funcionamento na instituição escolar,
mais especificamente no espaço discursivo de algumas aulas de química para o
Ensino médio. Procuro me apoiar na perspectiva dos Estudos Culturais de Ciências
e no conceito foucaultiano de enunciado. A questão central que enfatizo é
problematizar a condição naturalizada dos enunciados químicos e busco deslocar o
entendimento dos saberes químicos para um conjunto de dispositivos que regulam a
forma como os sujeitos produzem o seu conhecimento sobre o mundo. Para a
realização deste estudo, aproveitei algumas ferramentas da etnografia que chamei
de etnógrafa-turista, que me permitiram circular pela variedade de espaços e
atividades escolares. Dessa forma, constituía a rede enunciativa das aulas de
química analítica. Nesse processo de apropriação dos enunciados químicos durante
as aulas, a professora Flávia, tratou de “ajustar” as multiplicidades de entendimentos
dos alunos para o que representaria os conceitos químicos da maneira como estão
instituídos nos discursos científicos, os dispositivos atuavam, ao mesmo tempo,
demarcando um campo de possibilidade, no qual determinados elementos -
enunciados químicos - eram (re) significados para os alunos enquanto objetos de
conhecimento químico. Assim, quando a professora falava, seu interesse não era
relacionar o discurso a um pensamento, mente ou sujeito, mas ao campo prático ao
qual ele é desdobrado. A Escola acaba por atuar como um dispositivo de
enquadramento dos saberes e sujeitos, que ao fixar determinadas normas, ordena,
controla e sistematiza teorias e procedimentos estabelecendo um sistema de
significação, no qual o enunciado químico ganha visibilidade e compreensão.