Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino remoto emergencial
Ações docentes e discentes em atividades de Modelagem Matemática no Ensino Superior
Caio Juvanelli, Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 27/02/2023
Esta é uma pesquisa qualitativa, que teve o objetivo de descrever ações docentes e
discentes em atividades de Modelagem Matemática, realizadas durante aulas remotas
de um curso de Licenciatura em Matemática. A questão norteadora da investigação
foi: quais categorias podem descrever as ações docentes e discentes no
desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática durante aulas remotas em
curso de Licenciatura em Matemática? Os dados foram coletados no decorrer do ano
letivo de 2021 durante aulas de uma disciplina de Modelagem Matemática na
Perspectiva da Educação Matemática, de um curso de Licenciatura em Matemática
em uma universidade estadual do Paraná. As aulas foram gravadas e analisadas de
acordo com a Análise de Conteúdo. Do nosso movimento analítico foi possível elencar
categorias gerais de ação docente: Perguntar(Doc) e Explicar(Doc), que são
complementadas por um conjunto de subcategorias (PDOC1, PDOC2, PDOC3,
PDOC4, EDOC1, EDOC2, EDOC3, EDO4 e EDOC5). E para a ação discente as
seguintes categorias: Perguntar(Dis) e Explicar(Dis), que são complementadas por
um conjunto de subcategorias (PDIS1, PDIS2, PDIS3, PDIS4, EDIS1, EDIS2 e
EDIS3). Os dados revelam que a professora esteve nos diferentes momentos da aula,
perguntando, questionando e indagando os alunos no decorrer do desenvolvimento
da atividade, além de ter proferido explicações sobre os temas desenvolvidos,
elucidado termos, conceitos e os direcionado para a resolução e validação dos
resultados. Os discentes realizaram perguntas, questionamentos e indagações, além
de descreverem seus raciocínios, articulando ideias e argumentarem com outros
colegas e a professora no desenvolvimento da atividade.
Dimensões da Aprendizagem Científica manifestadas por licenciandos em Química em atividades experimentais.
Keila Padilha de Oliveira Camargo Lima, Profa. Dra. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 23/03/2023
A experimentação nas aulas de Ciências é uma estratégia que pode auxiliar na
aprendizagem dos conceitos, conduzindo os estudantes a construir uma relação mais
estreita entre a teoria e a prática, bem como suas concepções a respeito da Ciência.
Nos últimos anos observa-se uma tendência que sinaliza formas de ensinar e
aprender Ciências, por meio da participação ativa dos estudantes e no
desenvolvimento de um conjunto de dimensões que visam contribuir com a
aprendizagem científica. Tais dimensões, denominadas como Práticas Científicas,
Conceitos Transversais e Ideias Centrais Disciplinares, ao serem integradas nos
currículos podem conduzir os estudantes a desenvolver habilidades para descrever,
observar e explicar os fenômenos ocorridos à sua volta. Neste contexto, a pesquisa
buscou responder à seguinte questão: Quais Dimensões da Aprendizagem Científica
são manifestadas por licenciandos ao participarem de atividades experimentais em
aulas remotas de Química? Para tal propósito foram recolhidas e analisadas as
respostas dos licenciandos às questões pré e pós-experimento, de quatro atividades
experimentais dos temas Plantação de feijão, Plásticos, Combustão e Mar morto. Os
dados foram organizados e analisados com base nos pressupostos da análise de
conteúdo. Mediante as análises, foram identificadas seis Práticas Científicas
relacionadas ao fazer Ciência, sete Conceitos Transversais, que atravessam
fronteiras disciplinares, que vão desde a identificação de padrões ao reconhecimento
das causas e efeitos dos fenômenos em estudo e dois grupos de Ideias Centrais
Disciplinares, relacionados à conceitos científicos diversos. Dessa forma, ao se
empenhar nas atividades experimentais propostas, os estudantes puderam se
envolver com diferentes Dimensões da Aprendizagem Científica. Portanto,
acreditamos que participar de atividades de ensino que relacionam as três dimensões
oportunizam aos estudantes construírem uma compreensão mais ampla e sólida das
ideias das Ciências. Ressaltamos que o professor pode explorar cada uma das
dimensões em momentos oportunos e/ou integrá-las sempre que possível. Vale
ressaltar que tal integração não ocorre em apenas uma aula, ou uma única atividade.