Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino por investigação
Ensino por Investigação e o Desenvolvimento de Competências e Habilidades: A Compreensão de Professores da Educação Básica Acerca do Ensino de Ciências
Ana Paula de Souza Zanin, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 29/07/2019
O presente trabalho estabelece percepções sobre o Ensino por Investigação no desenvolvimento de competências e habilidades. Com o objetivo de identificar a compreensão de professores da Educação Básica que adotam abordagens de Ensino por Investigação acerca do desenvolvimento das competências e habilidades, o referencial téorico apresenta fundamentos e perspectivas do Ensino por Investigação, a conceitualização dos termos competências e habilidades e os aspectos encontrados no atual documento oficial de ensino, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com características exploratórias, na qual os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados sob os aspectos da Análise Textual Discursiva. Os resultados alcançados demonstraram as concepções e perspectivas de Ensino por Investigação dos professores e as contribuições, limitações e desafios das abordagens de ensino investigativo no desenvolvimento de competências e habilidades da BNCC. Foi possível identificar o Ensino por Investigação como um mobilizador do desenvolvimento de competências e habilidades, a partir da modalidade didática, práticas investigativas e formação de professores para investigação
Estudo Exploratório do Ensino por Investigação: Pesquisas no Contexto da Física do Ensino Médio
Paulo Venancio de Souza, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 22/02/2019
Esta dissertação apresenta uma Pesquisa Bibliográfica de Estudo Exploratório que teve por
objetivo analisar quais aspectos teóricos e epistemológicos que fundamentam a abordagem do
Ensino por Investigação (EI) no Ensino de Ciências (EC), em especial o Ensino de Física
(EF). Nossa pesquisa se preocupou em responder à seguinte questão: Quais aspectos relativos
ao EI têm sido abordados nas pesquisas em EF? Mais especificamente as pesquisas que
envolvem a participação de estudantes do Ensino Médio (EM) na abordagem do EI? Para
respondermos a esta questão elaboramos uma revisão bibliográfica em trabalhos já elaborados
que abordam a respeito do EI. A partir destes trabalhos, escrevemos dois capítulos de
fundamentação teórica nos quais apresentamos algumas influências exercidas por John
Dewey e Joseph Schwab no EI, concepções históricas do EI, variações quanto à sua
concepção e uso, e também críticas a seu respeito. A partir de termos de busca específicos que
abrangem algumas das diferentes concepções do EI, realizamos um levantamento de artigos
publicados em 14 periódicos nacionais e 16 internacionais da última década que apresentam
estratos A1, A2 e B1 no Qualis Capes, de acordo com a classificação de periódicos do
quadriênio 2013-2016 pertencentes à área de avaliação Ensino. Por conta do nosso problema e
objetivos de pesquisa, estipulamos alguns critérios para selecionarmos o corpus, que por fim
se constituiu de 13 artigos (10 nacionais e 3 internacionais). Para analisarmos o corpus
utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), mais especificamente, elaboramos
unidades de contexto e unidades de registro. Estas unidades de contexto e registro foram
elaboradas a partir de reflexões referentes aos aspectos do EI abordados nos capítulos teóricos
de fundamentação desta dissertação, e teve como propósito investigar o conteúdo das
mensagens contidas nos textos dos artigos que compuseram o corpus. A partir da análise dos
dados consideramos que as intenções do uso do EI nas pesquisas do EF no EM vêm sendo
direcionadas para a promoção da aprendizagem dos estudantes, melhorando suas
compreensões a respeito do conhecimento científico e do desenvolvimento de competências e
habilidades do fazer científico. A maneira com que as pesquisas utilizam as abordagens do EI
e seus objetivos variam entre si, no entanto os artigos o utilizam como proposta central ou
como base para investigar outras propostas. Devido a apenas 13 artigos nos últimos 10 anos
pesquisarem a participação dos estudantes do EM em abordagens do EI, percebemos uma
carência neste campo de pesquisa. Concluímos que, apesar de toda discussão teórica que
existe em relação à definição do termo e da diversidade de possibilidades ou contextos do EI
que não buscam uma definição única, nota-se que nos trabalhos analisados não há uma
preocupação com a delimitação da abordagem utilizada, de seus referenciais norteadores,
principalmente os epistemológicos
O ensino por investigação por meio da resolução de problemas: análise de uma sequência didática para o ensino de microrganismos e vírus
Ana Carolina Cola Santos Levorato, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 23/03/2018
Em aulas expositivas tradicionais, o professor expões os conhecimentos e os
alunos, simplesmente, acompanham. No Ensino por Investigação, os
estudantes tomam o lugar do protagonista em busca da resolução de um
problema. Essa modalidade de ensino visa desenvolver habilidades nos alunos
que estejam próximas a cultura cientifica, e criar condições para eles
trabalharem a partir de um problema, não buscando formar cientistas, mas sim
com que os alunos se apropriem do conhecimento cientifico de uma maneira
diferente, usando habilidades cognitivas próximas a uma prática científica. A
pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida em uma Escola da Rede
Estadual de Ensino, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, da
cidade de Londrina. Para a realização do trabalho foi elaborada uma Sequência
Didática investigativa, baseada na resolução de problemas, que buscou
identificar se o Ensino por Investigação é eficaz ao abordar a caracterização e
classificação, de maneira contextualizada, de Vírus e dos Reinos Monera,
Fungi e Protista, e se o mesmo possibilita que os alunos desenvolvam
atividades investigativas de resolução de problemas. Ao final da pesquisa, foi
possível considerar que inicialmente as dúvidas apresentadas pelos alunos
foram referentes ao desenvolvimento das atividades e sobre a estrutura da
Sequência Didática e, com o passar das aulas, elas tornaram-se referentes aos
aspectos do conteúdo da Sequência Didática. A falta de vocabulário
apresentada pelos alunos e a não realização de uma dinâmica para a
preparação dos alunos para trabalharem em grupo foram consideradas
empecilhos para a realização do estudo. Porém a motivação dos alunos, frente
a nova modalidade de ensino, foi a principal potencialidade apresentada
durante o desenvolver das atividades. É possível citar o aumento da autonomia
dos estudantes, que foi desenvolvida por eles ao resolverem os problemas
propostos, e uma melhora no relacionamento entre eles, pois os mesmos
precisavam expor suas ideias, defender seu ponto de vista e chegar a uma
conclusão para solucionar os problemas propostos. Assim, o Ensino por
Investigação, foi eficaz, pois possibilitou aos alunos o desenvolvimento das
atividades investigativas de resolução de problemas e o aprendizado das
principais características e classificação dos Vírus e dos Reinos Fungi, Monera
e Protista.