Ações docentes e discentes em aulas de matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital
Fábio Roberto Vicentin, Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 25/08/2022
Esta pesquisa de natureza qualitativa teve como principal objetivo caracterizar as ações docentes e discentes, evidenciando suas conexões, em aulas de Matemática fundamentadas na exploração de objetos de aprendizagem na lousa digital. Assim, a principal questão de pesquisa norteadora desta investigação, para a qual buscamos respostas, foi: Quais ações docentes, ações discentes e eventuais conexões podem ser observadas em aulas de Matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital? Os procedimentos metodológicos se basearam na Análise de Conteúdo assumida como uma proposta teórica utilizada como método de coleta e de análise de dados qualitativos. As aulas foram planejadas pelo professor pesquisador, autor desta tese, que, também, implementou as mesmas com grupos de alunos do Ensino Fundamental e Médio, nos anos de 2016 e 2019. Na proposição dos cinco artigos que integram esta tese, no formato multipaper, evidenciamos diferentes categorias que expressam ações docentes (22) – Auxilia, Calibra, Comenta, Coordena, Demonstra, Discute, Entrega, Espera, Explica, Expõe, Incentiva, Indica, Liga, Pergunta, Presta Atenção, Projeta, Realiza Chamada, Resolve, Responde, Solicita, Sugere, Valoriza – e discentes (41) – Aceita, Apaga, Arrasta, Arrisca, Assinala, Auxilia, Busca, Comemora, Confere, Descobre, Desenha, Discute, Escreve, Escuta, Espera, Explica, Fala, Fotografa, Incentiva, Indica, Inicia, Justifica, Lê, Mexe, Não Aceita, Observa, Organiza, Participa, Percebe, Pergunta, Presta Atenção, Realiza, Recebe, Registra, Responde, Seleciona, Sente Interesse, Solicita Auxílio, Solicita Explicação, Sugere, Utiliza – consideradas como resultantes, tão somente, do tipo de aulas – fundamentadas na exploração de objetos de aprendizagem na lousa digital. Ainda, o processo de análise utilizado nesta pesquisa possibilitou legitimarmos que existem ações docentes que podem estar ou não conectadas às ações discentes. Por fim, referente a análise das categorias de ações docentes e discentes, tal movimento permitiu-nos, também, constatar semelhanças e diferenças entre essas categorias em aulas de Matemática com diferentes abordagens (tradicional, utilização de jogos, uso de materiais manipuláveis e exploração de objetos de aprendizagem) utilizadas pelos professores
Concepções de duas professoras sobre os processos de ensino e aprendizagem em Matemática
Marisete de Fátima Garbossa Castilho, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 19/12/2005
Acreditamos que o modo como os professores trabalham com a Matemática na sala de aula é fortemente influenciado pela sua formação. Os diferentes contatos que tiveram com a Matemática durante sua formação possibilitaram a constituição de concepções, sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática nem sempre são conscientes. Assim, mudanças na abordagem da Matemática pelos professores, nos diversos níveis de ensino, podem ser promovidas pela identificação dessas concepções e pela análise da influência destas na prática pedagógica. Neste trabalho buscamos identificar as concepções de duas professoras sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática, durante o desenvolvimento de um grupo de estudos e por meio de entrevistas. As reflexões promovidas durante e após o desenvolvimento dessas atividades poderão contribuir para a conscientização de professores sobre suas concepções e levá-los a refletir sobre como elas podem influenciar na organização de sua ação pedagógica, analisando os pressupostos epistemológicos subjacentes a ela. Além disso, acreditamos que nossa investigação pode fornecer elementos para que possamos encontrar formas alternativas de formação inicial e continuada de professores de Matemática.