Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino e aprendizagem de matemática
Ações docentes e discentes em aulas de matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital
Fábio Roberto Vicentin, Profa. Dra. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 25/08/2022
Esta pesquisa de natureza qualitativa teve como principal objetivo caracterizar as ações
docentes e discentes, evidenciando suas conexões, em aulas de Matemática fundamentadas na
exploração de objetos de aprendizagem na lousa digital. Assim, a principal questão de
pesquisa norteadora desta investigação, para a qual buscamos respostas, foi: Quais ações
docentes, ações discentes e eventuais conexões podem ser observadas em aulas de
Matemática que exploram objetos de aprendizagem na lousa digital? Os procedimentos
metodológicos se basearam na Análise de Conteúdo assumida como uma proposta teórica
utilizada como método de coleta e de análise de dados qualitativos. As aulas foram planejadas
pelo professor pesquisador, autor desta tese, que, também, implementou as mesmas com
grupos de alunos do Ensino Fundamental e Médio, nos anos de 2016 e 2019. Na proposição
dos cinco artigos que integram esta tese, no formato multipaper, evidenciamos diferentes
categorias que expressam ações docentes (22) – Auxilia, Calibra, Comenta, Coordena,
Demonstra, Discute, Entrega, Espera, Explica, Expõe, Incentiva, Indica, Liga, Pergunta,
Presta Atenção, Projeta, Realiza Chamada, Resolve, Responde, Solicita, Sugere, Valoriza – e
discentes (41) – Aceita, Apaga, Arrasta, Arrisca, Assinala, Auxilia, Busca, Comemora,
Confere, Descobre, Desenha, Discute, Escreve, Escuta, Espera, Explica, Fala, Fotografa,
Incentiva, Indica, Inicia, Justifica, Lê, Mexe, Não Aceita, Observa, Organiza, Participa,
Percebe, Pergunta, Presta Atenção, Realiza, Recebe, Registra, Responde, Seleciona, Sente
Interesse, Solicita Auxílio, Solicita Explicação, Sugere, Utiliza – consideradas como
resultantes, tão somente, do tipo de aulas – fundamentadas na exploração de objetos de
aprendizagem na lousa digital. Ainda, o processo de análise utilizado nesta pesquisa
possibilitou legitimarmos que existem ações docentes que podem estar ou não conectadas às
ações discentes. Por fim, referente a análise das categorias de ações docentes e discentes, tal
movimento permitiu-nos, também, constatar semelhanças e diferenças entre essas categorias
em aulas de Matemática com diferentes abordagens (tradicional, utilização de jogos, uso de
materiais manipuláveis e exploração de objetos de aprendizagem) utilizadas pelos professores
Concepções de duas professoras sobre os processos de ensino e aprendizagem em Matemática
Marisete de Fátima Garbossa Castilho, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 19/12/2005
Acreditamos que o modo como os professores trabalham com a Matemática na sala de aula
é fortemente influenciado pela sua formação. Os diferentes contatos que tiveram com a
Matemática durante sua formação possibilitaram a constituição de concepções, sobre os
processos de ensino e de aprendizagem em Matemática nem sempre são conscientes.
Assim, mudanças na abordagem da Matemática pelos professores, nos diversos níveis de
ensino, podem ser promovidas pela identificação dessas concepções e pela análise da
influência destas na prática pedagógica. Neste trabalho buscamos identificar as concepções
de duas professoras sobre os processos de ensino e de aprendizagem em Matemática,
durante o desenvolvimento de um grupo de estudos e por meio de entrevistas. As reflexões
promovidas durante e após o desenvolvimento dessas atividades poderão contribuir para a
conscientização de professores sobre suas concepções e levá-los a refletir sobre como elas
podem influenciar na organização de sua ação pedagógica, analisando os pressupostos
epistemológicos subjacentes a ela. Além disso, acreditamos que nossa investigação pode
fornecer elementos para que possamos encontrar formas alternativas de formação inicial e
continuada de professores de Matemática.