Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino e aprendizagem de ciências
Sequência pedagógica para formação de Ciências de Biologia
Fernanda Zandonadi Ramos, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 27/02/2018
Este estudo objetivou investigar como um modelo de como ensinar, propiciado pela ação
docente de uma professora formadora no desenvolvimento de uma sequência pedagógica para
a formação inicial docente, pode promover o processo de elaboração, reelaboração e evolução
conceitual do saber (conhecimento sistematizado) e, particularmente, do saber fazer
pedagógico de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública
localizada no Estado de Mato Grosso do Sul. Tal sequência apresenta fundamentação teórica
pautada em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir das
ideias de Vigotski. Assim, a tese defendida neste estudo é a de que a mediação daquele
modelo de como ensinar é um instrumento para promover nos licenciandos a compreensão de
processos de elaboração de conhecimentos sistematizados/científicos e de saberes necessários
ao fazer docente. Para a construção e análise dos dados da investigação proposta foram
realizados registros por escrito, audiogravações e videogravações para evidenciar as
concepções dos licenciandos em relação à Ciência e por que ensinar Ciências, aos conceitos e
processos de ensino e aprendizagem, aos saberes necessários à docência e aos conteúdos
científicos a serem ensinados, bem como seus processos de elaboração/reelaboração e
evolução conceituais. Após as transcrições e releituras dos registros obtidos, alguns dados
foram avaliados pela análise do seu conteúdo e outros mediante análise microgenética. Os
resultados demonstraram a insuficiência de preparação dos licenciandos em relação aos
conteúdos científicos a serem ensinados no contexto da Educação Básica como, por exemplo,
os botânicos e aos saberes necessários à docência, assim como concepções simplistas desses
licenciandos relacionadas à Ciência e por que ensinar Ciências, e aos conceitos e processos de
ensino e aprendizagem. Demonstraram, também, que as atividades propostas e desenvolvidas
na sequência pedagógica promoveram nos licenciandos a percepção da inadequação de seus
planejamentos de ensino, suas limitações conceituais, tanto em relação aos conteúdos
científicos quanto aos saberes necessários à docência. Nesse sentido, consideramos que a
sequência pedagógica para formação inicial docente propiciou um referencial teórico-
-metodológico que permite ao licenciando a compreensão de como elaborar e/ou readequar
sua ação pedagógica. Consideramos, ainda, que tal sequência traz contribuições significativas
para formação e constituição inicial docente de licenciandos, em aspectos relacionados à
formação, elaboração e evolução conceitual do saber e do saber fazer docente/pedagógico.
Assim, entendemos que o modelo de como ensinar abordado nessa tese pode ser readequado
para outros contextos e conteúdos de ensino.
As interações discursivas nas aulas de Ciências das séries iniciais e a elaboração do conhecimento biológico
Rosangela dos Santos Ferreira , Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 15/12/2006
Este estudo investiga a influência dos materiais didáticos utilizados pelo professor, as
interações discursivas entre professor e os alunos, e entre alunos promovidas nas aulas de
Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental na elaboração do conhecimento
biológico. Nesse sentido, a investigação se baseia em encontrar respostas para as
seguintes questões: 1) Qual a relação entre os conhecimentos prévios e a atribuição de
significados na elaboração do conhecimento científico? 2) Qual o papel e a influência do
elemento material didático, professor, aluno e a interação discursiva no processo ensino-
aprendizagem? 3) Qual o papel do discurso do professor no decorrer do processo de
construção de conhecimento dos alunos? 4) Como as zonas de desenvolvimento proximal
possibilitam a elaboração do conhecimento? Para responder essas questões, investigamos
as quatro séries iniciais de uma escola do Ensino Fundamental do município de Londrina,
Paraná, nas quais foram coletados registros por meio de transcrições das interações
discursivas entre a professora e os alunos e entre aluno-aluno. As aulas foram vídeo
filmadas e com base nos resultados, podemos considerar que as interações dos alunos
com o material didático, tais como: minhoca, banana, Elódea, entre outros, desencadeou
interações discursivas entre os alunos e a professora, no sentido da resolução das
situações-problema. O discurso interativo favoreceu o envolvimento do aluno na
resolução da tarefa, melhorando a qualidade das interações sociais e permitindo avaliar o
processo de ensino aprendizagem. As ZDPs criadas possibilitaram a elaboração do
conhecimento, na medida em que atuaram como ajuda durante as interações discursivas,
nas quais o professor estabeleceu relações entre o que o aluno já sabe e os significados
atribuídos ao novo conhecimento. As interações discursivas promoveram a negociação e
compartilhamento de significados, propiciando a configuração de um ambiente
comunicativo, no qual os conhecimentos prévios dos alunos foram compartilhados nos
seus sentidos e significados. Apesar das concepções prévias dos alunos não terem sido
efetivamente “transformadas”, elas foram evidenciadas, ocorrendo um compartilhamento
de idéias, por meio da negociação, possibilitando a assimilação dos novos significados
para a maioria dos alunos da sala.