Sequência pedagógica para formação de Ciências de Biologia
Fernanda Zandonadi Ramos, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 27/02/2018
Este estudo objetivou investigar como um modelo de como ensinar, propiciado pela ação docente de uma professora formadora no desenvolvimento de uma sequência pedagógica para a formação inicial docente, pode promover o processo de elaboração, reelaboração e evolução conceitual do saber (conhecimento sistematizado) e, particularmente, do saber fazer pedagógico de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública localizada no Estado de Mato Grosso do Sul. Tal sequência apresenta fundamentação teórica pautada em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir das ideias de Vigotski. Assim, a tese defendida neste estudo é a de que a mediação daquele modelo de como ensinar é um instrumento para promover nos licenciandos a compreensão de processos de elaboração de conhecimentos sistematizados/científicos e de saberes necessários ao fazer docente. Para a construção e análise dos dados da investigação proposta foram realizados registros por escrito, audiogravações e videogravações para evidenciar as concepções dos licenciandos em relação à Ciência e por que ensinar Ciências, aos conceitos e processos de ensino e aprendizagem, aos saberes necessários à docência e aos conteúdos científicos a serem ensinados, bem como seus processos de elaboração/reelaboração e evolução conceituais. Após as transcrições e releituras dos registros obtidos, alguns dados foram avaliados pela análise do seu conteúdo e outros mediante análise microgenética. Os resultados demonstraram a insuficiência de preparação dos licenciandos em relação aos conteúdos científicos a serem ensinados no contexto da Educação Básica como, por exemplo, os botânicos e aos saberes necessários à docência, assim como concepções simplistas desses licenciandos relacionadas à Ciência e por que ensinar Ciências, e aos conceitos e processos de ensino e aprendizagem. Demonstraram, também, que as atividades propostas e desenvolvidas na sequência pedagógica promoveram nos licenciandos a percepção da inadequação de seus planejamentos de ensino, suas limitações conceituais, tanto em relação aos conteúdos científicos quanto aos saberes necessários à docência. Nesse sentido, consideramos que a sequência pedagógica para formação inicial docente propiciou um referencial teórico- -metodológico que permite ao licenciando a compreensão de como elaborar e/ou readequar sua ação pedagógica. Consideramos, ainda, que tal sequência traz contribuições significativas para formação e constituição inicial docente de licenciandos, em aspectos relacionados à formação, elaboração e evolução conceitual do saber e do saber fazer docente/pedagógico. Assim, entendemos que o modelo de como ensinar abordado nessa tese pode ser readequado para outros contextos e conteúdos de ensino.
As interações discursivas nas aulas de Ciências das séries iniciais e a elaboração do conhecimento biológico
Rosangela dos Santos Ferreira , Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 15/12/2006
Este estudo investiga a influência dos materiais didáticos utilizados pelo professor, as interações discursivas entre professor e os alunos, e entre alunos promovidas nas aulas de Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental na elaboração do conhecimento biológico. Nesse sentido, a investigação se baseia em encontrar respostas para as seguintes questões: 1) Qual a relação entre os conhecimentos prévios e a atribuição de significados na elaboração do conhecimento científico? 2) Qual o papel e a influência do elemento material didático, professor, aluno e a interação discursiva no processo ensino- aprendizagem? 3) Qual o papel do discurso do professor no decorrer do processo de construção de conhecimento dos alunos? 4) Como as zonas de desenvolvimento proximal possibilitam a elaboração do conhecimento? Para responder essas questões, investigamos as quatro séries iniciais de uma escola do Ensino Fundamental do município de Londrina, Paraná, nas quais foram coletados registros por meio de transcrições das interações discursivas entre a professora e os alunos e entre aluno-aluno. As aulas foram vídeo filmadas e com base nos resultados, podemos considerar que as interações dos alunos com o material didático, tais como: minhoca, banana, Elódea, entre outros, desencadeou interações discursivas entre os alunos e a professora, no sentido da resolução das situações-problema. O discurso interativo favoreceu o envolvimento do aluno na resolução da tarefa, melhorando a qualidade das interações sociais e permitindo avaliar o processo de ensino aprendizagem. As ZDPs criadas possibilitaram a elaboração do conhecimento, na medida em que atuaram como ajuda durante as interações discursivas, nas quais o professor estabeleceu relações entre o que o aluno já sabe e os significados atribuídos ao novo conhecimento. As interações discursivas promoveram a negociação e compartilhamento de significados, propiciando a configuração de um ambiente comunicativo, no qual os conhecimentos prévios dos alunos foram compartilhados nos seus sentidos e significados. Apesar das concepções prévias dos alunos não terem sido efetivamente “transformadas”, elas foram evidenciadas, ocorrendo um compartilhamento de idéias, por meio da negociação, possibilitando a assimilação dos novos significados para a maioria dos alunos da sala.