Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino e aprendizagem de álgebra escolar
Ensino e aprendizagem de função do primeiro grau por meio do Modelo da Equivalência de Estímulos
Jader Otavio Dalto, Profª. Drª. Verônica Bender Haydu
Data da defesa: 30/03/2012
Nesta investigação, procurou-se analisar o ensino e aprendizagem de função do primeiro grau
na perspectiva da Análise do Comportamento, mais especificamente, por meio do Modelo da
Equivalência de Estímulos. Ao considerar-se Álgebra Escolar como sendo o domínio
matemático que lida com relações entre grandezas e regularidades numéricas que se
constituem enquanto estruturas em um nível simbólico, procurou-se verificar se o Modelo da
Equivalência de Estímulos é eficiente e eficaz no ensino e na aprendizagem de função do
primeiro grau. Procurou-se fazer com que os participantes da pesquisa formassem classes de
estímulos equivalentes entre diferentes elementos da linguagem algébrica (gráficos, tabelas e
expressões de funções afins); analisar o processo de formação das classes de estímulos
equivalentes e verificar se a formação de classes de estímulos equivalentes entre gráfico,
tabela e expressão de funções afins específicas possibilita a generalização de estímulos, ou
seja, se faz com que o estudante seja capaz de identificar gráficos de outras funções afins que
não fizeram parte das classes anteriores. Para atingir esses objetivos, foi desenvolvido, no
software Equivalência, um procedimento de ensino de discriminações condicionais entre
elementos da linguagem algébrica relacionados a funções do primeiro grau da forma y=ax+b,
com a=1. O procedimento de ensino consistia em uma etapa de ensino, uma de verificação
das relações emergentes entre os elementos da linguagem algébrica e uma etapa de
verificação da generalização de estímulos. Esse procedimento foi aplicado a dois estudantes
do quinto ano do Ensino Fundamental e, apesar de ter sido demonstrada a formação das
classes de equivalência e a generalização de estímulos para ambos, um deles necessitou da
intervenção do pesquisador para aprender as relações entre os elementos da linguagem
algébrica. Assim, o procedimento de ensino foi modificado e aplicado a nove estudantes do
oitavo ano do Ensino Fundamental, juntamente com um Pré-teste e um Pós-teste escritos.
Como resultados principais, tem-se que as modificações realizadas no procedimento de ensino
foram satisfatórias, uma vez que foi verificada a formação das classes de equivalência e a
generalização de estímulos para sete dos nove participantes. Além disso, sete participantes
apresentaram uma grande diferença no desempenho dos testes escritos, sendo que cinco deles
também apresentaram aumento de desempenho no Pós-teste com o software. Esses resultados
são consistentes com os apresentados na literatura no que se refere à efetividade da utilização
do Modelo da Equivalência de Estímulos como mais uma estratégia de ensino e de
aprendizagem de Matemática.