Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino de trigonometria
Trigonometria na Formação Inicial de Professores de Matemática
Juliana Çar Stal, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 20/05/2017
Esta pesquisa traz uma discussão a respeito da inserção da trigonometria na
formação inicial de professores de Matemática e das propostas de ensino da mesma
na Educação Básica no estado do Paraná. O principal objetivo foi investigar como
está a formação dos (as) futuros (as) professores (as) de Matemática para ensinar a
trigonometria na Educação Básica nesse estado. Para a realização desse estudo
foram utilizados dois tipos de metodologia: Análise Documental e Análise de
Conteúdo. A primeira foi utilizada para analisar os Projetos Políticos Pedagógicos e
ementas das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática de instituições
públicas de Ensino Superior do estado do Paraná que obtiveram notas 4 e/ou 5 no
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) nos anos de 2011 e
2014. A segunda foi utilizada para analisar questionários aplicados para estudantes
das instituições selecionadas que estão em fase de conclusão, ou seja, que já
cursaram setenta e cinco por cento (75%) ou mais das disciplinas dos cursos de
Licenciatura em Matemática. Por meio desta pesquisa observou-se que a
trigonometria está inserida nos cursos de Licenciatura em Matemática de modo
específico e relacionada a outros conteúdos matemáticos. Com a aplicação dos
questionários e sua respectiva análise observou-se que a trigonometria está
apresentada explicitamente e implicitamente nas ementas de cada disciplina.
Também inferiu-se que o ensino da trigonometria está inserido na formação inicial
de professores, porém não há a formação para o ensino de tal conteúdo na
Educação Básica de modo contextualizado como está proposto nos documentos
oficiais da educação no estado. A maioria dos(as) estudantes de Licenciatura em
Matemática que participaram desta pesquisa afirmaram ter dificuldades ao aprender
o referente conteúdo durante os seus estudos.