Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino de solubilidade
Significados de solubilidade manifestados por meio das representações verbal e gestual de estudantes no Ensino Médio
Maysa de Fátima Moraes Frauzino, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 16/02/2018
A utilização de estratégias de ensino embasadas na Diversidade Representacional,
além de conferir benefícios motivacionais, conduz o estudante a um melhor
entendimento do conteúdo científico a ser trabalhado. Com isso, podemos inferir que
este referencial pode ser didaticamente explorado na educação científica, com o
intuito de promover a aprendizagem com um maior significado pois, como bem se
sabe, a aprendizagem é caracterizada por um processo contínuo e organizado. Dentre
as modalidades representacionais pretendidas e investigadas nesta pesquisa,
destacam-se os modos verbais (oral e escrita), gestual (gestos e gesticulação) e a
experimentação. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, descritivo e interpretativo, foi
realizada com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio, de um Instituto Federal do
Paraná. Dentre os objetivos centrais que abarcaram a pesquisa tem-se: descrever e
analisar quais as divergências de aprendizagem de estudantes em relação ao
conteúdo Solubilidade, mediante os modos representacionais verbal e gestual; buscar
indícios de quais as maiores dificuldades encontradas pelos estudantes, quando estes
saem da sala de aula e adentram o laboratório de química; entender qual a dinâmica
estabelecida nesta pesquisa, quando da integração dos gestos e verbalização no
laboratório; utilizar as categorias propostas por Kendon (2004) para identificar os
gestos manifestados pelos estudantes no decorrer das atividades experimentais. O
problema de pesquisa pretendido por nós, foi investigar quais os equívocos (falhas) e
acertos manifestados por estudantes do Ensino Médio acerca dos conceitos de
solubilidade, à luz de suas interações verbais e gestuais. Para a coleta de informações
e análise dos resultados, a pesquisadora videogravou um total de seis aulas, sendo
duas delas em sala e quatro no laboratório de química. A pesquisa compreendeu duas
etapas distintas, categorizadas por: momento sala de aula e momento laboratório
didático I e II. Os estudantes pertencentes ao estudo, fazem referência somente aos
que participaram de ambas etapas. No momento laboratório didático I, tivemos a
realização de quatro atividades experimentais em grupos e no momento II, os mesmos
quatro experimentos, contudo, os estudantes foram analisados individualmente, isto
é, um representante de cada grupo. O cerne deste estudo se concentrou nas
interações discursivas entre professora e estudantes, entre os próprios estudantes e,
em uma segunda instância, nas gesticulações, gestos instantâneos e interações
discursivas de estudantes no ambiente empírico. Dentre os resultados encontrados
têm-se que na sala de aula, os estudantes deram indícios de boa compreensão do
conteúdo. Em relação ao trabalho realizado no laboratório pelos estudantes em grupo
e individualmente, tivemos praticamente a manifestação dos mesmos equívocos e
acertos, além de fortes tendências a generalizações. Ao correlacionarmos o momento
sala de aula com os experimentos realizados nos momentos laboratório didático I e II,
depreendemos que os estudantes que denotaram maior interatividade em sala de
aula, também se sobressaíram verbal e gestualmente no decorrer das atividades
experimentais. Uma outra observação oriunda de nossas análises foi que os
estudantes pareceram interiorizar o conteúdo, porém, sem muito significado.
Podemos atribuir tais inconsistências a fatores como: ao conhecimento assistemático
dos estudantes muito arraigado em sua estrutura cognitiva; generalizações em
demasia no tocante ao conteúdo; falta de atenção; não articulação entre os momentos
sala de aula e laboratório; trocas e/ou integrações representacionais indevidas. Em
outras palavras, a grande maioria dos estudantes não foram ensinados e
consequentemente, inseridos em uma cultura de diversidade representacional. Esta
dissertação procurou mostrar que as componentes verbal e gestual foram descritas e
analisadas, no sentido de propiciar informações pertinentes que contribuam com a
área educacional.