Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino de microrganismos e vírus
O ensino por investigação por meio da resolução de problemas: análise de uma sequência didática para o ensino de microrganismos e vírus
Ana Carolina Cola Santos Levorato, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 23/03/2018
Em aulas expositivas tradicionais, o professor expões os conhecimentos e os
alunos, simplesmente, acompanham. No Ensino por Investigação, os
estudantes tomam o lugar do protagonista em busca da resolução de um
problema. Essa modalidade de ensino visa desenvolver habilidades nos alunos
que estejam próximas a cultura cientifica, e criar condições para eles
trabalharem a partir de um problema, não buscando formar cientistas, mas sim
com que os alunos se apropriem do conhecimento cientifico de uma maneira
diferente, usando habilidades cognitivas próximas a uma prática científica. A
pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida em uma Escola da Rede
Estadual de Ensino, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental II, da
cidade de Londrina. Para a realização do trabalho foi elaborada uma Sequência
Didática investigativa, baseada na resolução de problemas, que buscou
identificar se o Ensino por Investigação é eficaz ao abordar a caracterização e
classificação, de maneira contextualizada, de Vírus e dos Reinos Monera,
Fungi e Protista, e se o mesmo possibilita que os alunos desenvolvam
atividades investigativas de resolução de problemas. Ao final da pesquisa, foi
possível considerar que inicialmente as dúvidas apresentadas pelos alunos
foram referentes ao desenvolvimento das atividades e sobre a estrutura da
Sequência Didática e, com o passar das aulas, elas tornaram-se referentes aos
aspectos do conteúdo da Sequência Didática. A falta de vocabulário
apresentada pelos alunos e a não realização de uma dinâmica para a
preparação dos alunos para trabalharem em grupo foram consideradas
empecilhos para a realização do estudo. Porém a motivação dos alunos, frente
a nova modalidade de ensino, foi a principal potencialidade apresentada
durante o desenvolver das atividades. É possível citar o aumento da autonomia
dos estudantes, que foi desenvolvida por eles ao resolverem os problemas
propostos, e uma melhora no relacionamento entre eles, pois os mesmos
precisavam expor suas ideias, defender seu ponto de vista e chegar a uma
conclusão para solucionar os problemas propostos. Assim, o Ensino por
Investigação, foi eficaz, pois possibilitou aos alunos o desenvolvimento das
atividades investigativas de resolução de problemas e o aprendizado das
principais características e classificação dos Vírus e dos Reinos Fungi, Monera
e Protista.