Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino de matemática
Integração Multimodal e Coordenação de Representações Semióticas em Atividades de Função do 1º Grau
Renata Aparecida de Faria, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 11/08/2017
Este estudo investiga a coordenação de representações semióticas , isto é , o
reconhecimento do mesmo objeto matemático - Função do 1°Grau - em 6 (seis)
atividades. A investigação apresenta os referenciais dos Multimodos e Múltiplas
Representações, com destaque às Funções Pedagógicas ao utilizar uma nova
representação, proposta por Shaaron Ainsworth (1999,2006) e aspectos da
Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval
(2004,2011) quanto as transformações semióticas de tratamento, conversão e
coordenação e a natureza e forma dos diferentes registros de representação
semiótica . O trabalho foi realizado com estudantes do 1° ano do Ensino Médio
de uma Escola Pública do Norte do Paraná no ano letivo de 2016, em que a
coleta de dados ocorreu durante 9 (nove) aulas , com anotações de observações
da pesquisadora, gravação em áudio e fotografias. No desenvolvimento das
atividades propostas, as interações dialógicas, caracterizadas como um modo
representacional ,ocorridas entre estudante/pesquisadora e estudante/estudante
possibilitaram a análise quanto às Funções Pedagógicas nas diferentes
representações mobilizadas. Além de evidenciar as vantagens da multiplicidade
representacional no ensino, as resoluções apresentadas pelos estudantes
permitiu verificar a integração de referenciais, pois a partir da mobilização de
dois ou mais registros de representação, ocorre uma ou mais Função
Pedagógica das Múltiplas Representações ao complementar, restringir uma
interpretação errônea e/ ou o aprofundar um novo conhecimento .