Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino de geociências
O trabalho de campo em periódicos da área de Ensino de Ciências: categorização e tipologia
Marcelo Augusto da ROcha, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 29/03/2011
Buscou-se aliar neste estudo, um tema que fosse suficientemente interessante tanto
para a área de Ensino de Ciências, de uma forma geral, como para a Geografia,
especificamente. Deste modo, a ocorrência deste encontro pode render frutos de
ambos os lados, favorecendo o ensino-aprendizagem de diversos conteúdos
científicos, por meio das revelações incididas a partir desta análise. Pretendeu-se
investigar, como vem sendo utilizado os trabalhos de campo no contexto do Ensino
de Ciências, identificando quais questões estão sendo levantadas e como elas vêm
sendo abordadas, buscando, deste modo, um maior aprofundamento teórico sobre
este cenário investigativo, sobretudo no Brasil, por meio dos artigos publicados em
periódicos desta área de concentração. A elaboração deste estudo se deu em duas
fases, sendo que, a primeira, correspondeu ao levantamento e organização dos
artigos que tratavam de alguma forma de saídas de campo. Utilizou-se como fontes,
artigos publicados nos principais periódicos da área 46 (Ensino de Ciências) e de
Qualis A e B da CAPES, ano base 2007, antes de haverem, as atuais alterações. O
recorte temporal desta pesquisa compreendeu os anos de 2005 a 2009, ou seja, os
últimos cinco anos de publicações. A segunda fase correspondeu à análise desses
trabalhos por meio do uso da Análise Textual Discursiva. O Capítulo I estabelece
diferenciações ou aproximações entre as diversas tipologias encontradas, em
relação às saídas de Campo. O Capítulo II trata da fundamentação da metodologia
utilizada na pesquisa, esclarecendo-a conceitualmente, e explicitando as etapas
desenvolvidas tanto para a seleção, classificação e acervo dos artigos, como para a
análise dos dados obtidos. Já no Capítulo III tem início a categorização, unitarização
e análise dos dados. Uma das principais conclusões deste estudo é o fato de haver
poucos pesquisadores preocupados em teorizar ou mesmo utilizar os trabalhos de
campo em sua prática. O estudo demonstra ainda que a Geografia vem contribuindo
a partir das suas conversas interdisciplinares com as disciplinas de ciências para os
trabalhos de campo no ensino. Porém, ainda de forma acanhada e muito menos do
que poderia, dentro do Ensino de Ciências. Isso demonstra o quanto essa área
ainda permanece fechada para compreensões e práticas além das usuais da
Química, Física e Biologia. Espera-se que a elaboração deste estudo surja como
uma ação positiva abrindo um leque de novas investigações acerca das inúmeras
questões que surgiram ao longo dos processos de observação, desenvolvimento e
construção dos resultados, objetivando, dessa forma, o contínuo avanço do
conhecimento científico e da qualidade da Educação Científica praticada atualmente
nas escolas.