Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino de engenharia
Uma abordagem histórico-epistemológica para aprendizagem potencialmente significativa de termodinâmica química no Ensino Superior
Wanter Aníbal Rammazzina Filho, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 04/12/2017
Ensinar e aprender Termodinâmica de maneira significativa no Ensino Superior não
é tarefa simples. Existem diferentes obstáculos de aprendizagem decorrentes de
noções alternativas que os estudantes trazem incorporados de sua formação básica.
O objetivo foi de investigar, por meio de uma abordagem de ensino com base na
História e na Epistemologia da Ciência e nas Ilhas Interdisciplinares de
Racionalidade (IIR), as noções de Natureza da Ciência e a construção de conceitos
e de Leis da Termodinâmica Química de futuros engenheiros mecânicos da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Câmpus Cornélio Procópio. O
desenvolvimento metodólogico ocorreu com a articulação da Teoria da
Aprendizagem Significativa, da História e Filosofia da Ciência, da Natureza da
Ciência e da interdisciplinaridade. A construção da unidade didática foi baseada nas
etapas das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade. Utilizou-se da análise
qualitativa de cunho bibliográfico na busca de interpretar e compreender as noções
dos futuros engenheiros a respeito dos conceitos propostos. Os resultados dos
questionários prévios e posterior à abordagem didática desenvolvida, além dos
registros das entrevistas estruturadas realizadas após um período de tempo, foram
analisados à luz da análise de conteúdo para unitarizar o conhecimento dos futuros
engenheiros. Os diagramas Vê de Gowin foram utilizados como instrumentos de
organização do conhecimento (a partir da leitura de textos históricos produzidos) e
de obtenção de dados, sendo investigados indícios de aprendizagem pela análise
qualitativa e interpretativa. A partir da triangulação dos diferentes instrumentos
utilizados (questionários prévio e posterior, diagramas Vê e entrevista estrutrada),
pode-se inferir que houve indícios de adequação de noções alternativas
relacionadas tanto à Natureza da Ciência quanto à Termodinâmica. Além disso, é
possível inferir que houve indícios de aprendizagem significativa, contempladas em
três etapas: a ancoragem seletiva do material às ideias relevantes na estrutura
cognitiva, a interação entre as ideias recém-introduzidas e as ideias ancoradas, e a
ligação dos novos conhecimentos com as ideias ancoradas no intervalo de memória.
Outros indícios de aprendizagem puderam ser inferidos a partir da diferenciação
progressiva e reconciliação integrativa. Com base nos resultados obtidos, é possivel
concluir que a abordagem interdisciplinar construída, com elementos da História e
Filosofia da Ciência e da Natureza da Ciência, é potencial para promover a
aprendizagem significativa de conceitos e de Leis da Termodinâmica.