Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino de ciências
O Youtube como uma configuração para o ensino e aprendizagem de Ciências
Khalil Oliveira Portugal, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 12/12/2014
Esta pesquisa apresenta uma caracterização do site da internet YouTube
(http://www.youtube.com) como uma configuração para o ensino e a aprendizagem
de ciências. Este site é um repositório de vídeos criado no começo de 2005 em que
os usuários podem hospedar e assistir vídeos, além de poderem interagir com outros
usuários por meio de comentários, avaliações dos vídeos alheios e
compartilhamentos em outras redes sociais. Uma parcela expressiva de usuários
tem utilizado tempo de navegação por este site para assistir vídeos potencialmente
educativos, e as motivações de por que assistem estes vídeos e o que leva alguns
usuários a produzi-los foram investigadas. Entrevistas com três produtores de vídeos
educacionais para o YouTube foram realizadas, transcritas e analizadas. Nestas
entrevistas foram reveladas quatro categorias (focos) relevantes para a análise:
Interesse, Aspectos do ensino no YouTube, Fonte de informação e Comunidade. A
partir desses focos foi possível observar que os usuários responsáveis pela
produção destes vídeos tem livre-escolha para decidir o que ensinar, em oposição
ao professor da escola ou universidade que possui um currículo específico para
ministrar. Este produtor, que pode ser denominado um “professor que ensina por
livre-escolha” possui menos restrição sobre o que ensinar, o que estabelece uma
relação diferente com seus aprendizes, baseada majoritariamente no interesse. Foi
possível criar então uma analogia ao sistema didático apresentado por Chevallard
(1991), que tenta exemplificar as relações entre o “professor que ensina por livre-
escolha”, o “aluno informal” e o “saber”, além dos entornos que influenciam nessas
relações. Esta nova ideia deve ser posta a prova a partir de outras investigações, e
em outras situações, para se mostrar válida.
As autorreflexões de uma professora de Ciências ao adotar a Metodologia de Ensino por Investigação e o Modelo Didático de Formulação de Perguntas
Thaise Francielle de Sousa Roth, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 13/03/2014
As perspectivas de formação permanente para professores caracterizam-se por trazer a
reflexão como uma maneira de expor a realidade da prática do professor para si mesmo,
visto que as informações reveladas podem ser utilizadas para o seu desenvolvimento
profissional. Ao considerar que a mudança de metodologia de ensino promove reflexões
sobre a prática e consequentemente reconceptualizações sobre ela, investigou-se o
processo de autorreflexão de uma professora-pesquisadora de Ciências, durante o
processo de adoção da Metodologia de Ensino por Investigação e o Modelo Didático de
Formulação de Perguntas. Foram utilizadas duas formas de registro das informações
investigadas: em áudio, das autorreflexões durante o planejamento, aplicação e
avaliação da sequência didática em função da realização de aulas; e o registro em vídeo,
das interações dos alunos durante a aplicação das demonstrações práticas para a análise
por autoscopia. Ao utilizar esses registros como objeto de estudo, a professora-
pesquisadora pode compreender os movimentos reflexivos realizados por si em cada
fase de adoção dos modelos de ensino diferenciados, as adequações particulares de
aplicação e a reconceptualização sobre a sua prática. Dessa forma, algumas
características resultantes da aplicação dos modelos de ensino diferenciados revelaram
como foi possível organizar aulas, em que os alunos expusessem suas ideias sobre as
demonstrações práticas, e como o professor percebe a influencia de sua reflexão – na -
ação nesse processo. Houve, também, a utilização da investigação a favor da
compreensão dos alunos sobre o fenômeno científico estudado. Ademais, o modelo
didático de ensino pessoal da professora-pesquisadora foi revelado decorrente da
experimentação e reconhecimento de mecanismos de registros e análises de suas
próprias reflexões. Ao investigar e avaliar a própria prática, observou-se a característica
do trabalho docente solitário, em que o próprio professor vivencia o seu estilo de ensino
e decide quais mudanças poderá ter. Ao expor, organizar, sistematizar e aprofundar as
suas reflexões, a professora-pesquisadora contribui para a legitimação dos professores
como pesquisadores de sua própria prática.
Estudo do processo de elaboração de uma unidade didática sobre poluição
João Marcos Machuca de Lima, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 17/01/2014
O trabalho se desenvolve no olhar do pesquisador sobre o processo de organização,
dinâmica de atuação e reflexão de um grupo de estudos de alunos de graduação da
Universidade Estadual de Londrina, envolvidos em um projeto de extensão
institucional. Nesse contexto objetiva-se compreender o processo de planejamento e
elaboração de uma Unidade Didática sobre a temática Poluição. Foram realizados 4
encontros sistematizados em conhecer os referencias de apoio, realizar a seleção
de temas, escolha das atividades didáticas e sua organização em uma sequência
estabelecida, articulada e lógica considerando também os procedimentos de ensino
e aprendizagem. A análise foi realizada com vistas para o enfoque Ciência,
Tecnologia e Sociedade(CTS) e também as relações entre os conhecimentos
empregados no processo de seleção e organização de atividades. Os dados são
embasados e discutidos a partir dos direcionamentos de documentos oficiais para o
Ensino de Ciências – Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares
do Estado do Paraná e a validação de uma Unidade Didática a partir do referencial
de apoio e da abordagem CTS. Os resultados fortalecem o Ensino de Ciências
voltado para uma prática social e uma abordagem integradora que possibilite a
participação efetiva de todos os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem.
São reveladas também diretrizes para concepções pedagógicas de uma abordagem
dentro da perspectiva CTS e encaminhamentos para uma aplicabilidade de
Unidades didáticas em sala de aula como ferramenta didático metodológica.
Expressões faciais em situação de aprendizado no contexto do PIBID
Leandro Chagas da Silva, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 18/06/2013
Esta pesquisa apresenta resultados de uma investigação a respeito da relação professor-
aluno; e nesta relação houve um elemento que foi foco de atenção: a expressão facial do
aluno, que foi concebida como algo que pode ser observado e interpretado pelo
professor, constituindo, desse modo, uma fonte de indicadores que podem ser úteis em
uma situação de aprendizado. Entretanto, esta maneira de observar o aluno foi
desenvolvida nesta pesquisa, pois há carência de referencial teórico sobre expressões
faciais na área de ensino. Devido a esta carência, também podemos entender esta
pesquisa de outra forma, como um movimento de caráter investigativo e exploratório
em que, para que houvesse um contexto de pesquisa, foram organizadas atividades
programadas com professores, licenciandos e alunos. Essas atividades foram
devidamente registradas e, posteriormente, investigadas, com o objetivo de explorar
quais seriam as possibilidades desse novo conhecimento. Como parte da metodologia,
manteve-se o que já é considerado nesta área: a análise das falas dos investigados;
todavia, introduziu-se um novo referencial teórico, útil para analisar expressões faciais.
Ressalta-se que, nesta pesquisa, a principal preocupação não esteve em apresentar os
resultados das análises de imagens, mas sim em evidenciar indícios de que professores
podem desenvolver um método de análise de expressões faciais que pode ser útil para o
profissional ao participar da relação professor-aluno. Para atingir esse objetivo, foi
conduzido junto a licenciandos, ou seja, na formação inicial, um curso relacionado à
observação e descrição do comportamento não verbal e também foi elaborado um
referencial para a análise de expressões faciais. Referencial este que se mostrou útil
durante a condução de um processo de aprendizado e como instrumento de análise das
evoluções de conceitos e de percepção dos professores participantes desta investigação.
Ao final da pesquisa percebeu-se que alguns dos professores já começavam a elaborar
algumas de suas ações, pautando-se na percepção que passaram a ter sobre o
comportamento não verbal de seus alunos, além de apresentarem maior consciência dos
efeitos de suas reações não verbais durante os processos de aprendizado.
Processo de criação de uma trilha interpretativa a partir da percepção ambiental de alunos do ensino fundamental
Dahiane Inocência Silveira, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 22/03/2013
A ideia da interpretação ambiental nasceu nos Estados Unidos, com a publicação
de panfletos que auxiliassem o turista a entender aspectos da natureza. Após o
sucesso da ideia, apareceram excursões guiadas por guarda-parques e criou-se o
primeiro programa de interpretação da natureza pelo Serviço de Parques
Nacionais Norte-americanos. Um dos meios interpretativos mais eficientes são as
trilhas interpretativas conduzidas, com a finalidade de enriquecer as experiências
dos visitantes, favorecendo a conscientização ambiental, visto que o condutor
pode realizar um trabalho educativo com as questões ambientais. Desse modo,
este trabalho de pesquisa tem como principal objetivo demonstrar a criação de
uma trilha a partir da percepção de alunos ensino fundamental e como seria esta
trilha no que se refere aos referenciais da interpretação ambiental. Através dos
roteiros elaborados pelos alunos do 6º ano do município de Jacarezinho foram
verificadas as possíveis relações entre o planejamento de uma trilha interpretativa
com os objetivos da Interpretação Ambiental e dos documentos utilizados no
referencial à luz dos teóricos da Percepção Ambiental. Faz-se necessário também
destacar dois princípios da Educação Ambiental que serão propósitos desse
estudo: Fazer com que os alunos participem na organização de suas experiências
de aprendizagem e utilizar diferentes ambientes educativos para comunicar e
construir conhecimentos sobre o meio ambiente, privilegiando as atividades
práticas e as experiências pessoais. Nas trilhas interpretativas a Interpretação
Ambiental se torna um instrumento da Educação Ambiental ao visar objetivos que
envolvem a sensibilização, a compreensão e a responsabilidade dos visitantes
para com as questões ambientais. Como resultado constatou-se que muito do que
os alunos criaram e reproduziram estão de acordo com os referenciais de criação
de trilhas interpretativas.
Significados de fotossíntese elaborados por alunos do ensino fundamental a partir de atividades investigativas mediadas por multimodos de representação
Andréia de Freitas Zômpero, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 18/04/2012
Esta tese apresenta uma pesquisa descritiva realizada com alunos do Ensino
Fundamental da quinta série, atual sexto ano. Sabemos como professora da disciplina de
Ciências e Biologia, das dificuldades dos alunos em compreenderem conceitos muito
abstratos relacionados a esta área de conhecimento. Dentre esses conceitos, a
fotossíntese e respiração vegetal chamou-nos particular atenção pelo fato de ser um
conteúdo ministrado desde as Séries Iniciais, conforme consta na proposta curricular dos
documentos oficiais de ensino, e que se prolonga até o Ensino Médio. Apesar de serem
conteúdos ministrados durante muitos anos de escolaridade, os alunos ao chegarem no
Ensino Médio apresentam incompreensões que comprometem o entendimento de outros
conteúdos relacionados à fotossíntese, como por exemplo, a cadeia alimentar, bem como
o fluxo de energia no ecossistema, os quais são conhecimentos fundamentais para a
compreensão das relações que se estabelecem entre seres bióticos e fatores abióticos
para a manutenção da vida no planeta. Sendo assim, saber quais significados os
estudantes desenvolvem para os conteúdos de ensino e aprendizagem que fazem parte
deste conteúdo tornou-se para nós uma questão de considerável interesse particular para
uma investigação e motivou-nos a desenvolver esta pesquisa. Buscamos a base para o
entendimento dessas questões em teorias provenientes da Psicologia Cognitiva, com
base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, devido a esse autor tratar com
profundidade questões referentes às relações que se estabelecem nas situações de
ensino e aprendizagem em sala de aula quanto à elaboração de significados pelos
alunos. Diversos autores que pesquisam concepções prévias de alunos a respeito da
fotossíntese enfatizam que essa incompreensão do conteúdo se deve, entre outros
fatores, à metodologia puramente expositiva que não proporciona a reflexão do aluno.
Neste estudo, desenvolvemos com os alunos atividades investigativas mediadas por
multimodos de representação, e assim tivemos por objetivo investigar os significados que
os alunos vão construindo enquanto desenvolvem as atividades de investigação
mediadas por multimodos de representação, além de verificar as conexões que os
estudantes desenvolvem entre os modos representacionais utilizados com as atividades
multimodais. Sabemos que não há um consenso na literatura quanto à abordagem das
atividades investigativas. Neste estudo, utilizamos a abordagem do NRC (apud BYBEE,
2006) e as representações multimodos para favorecer aos alunos a conexão das
evidências aos conhecimentos científicos. Por meio da análise dos dados obtidos, foi
possível verificar que muitos dos significados que os alunos elaboram durante as
atividades de ensino, provêm da interpretação equivocada dos diferentes modos de
representação utilizados e que os significados discordantes do conhecimento científico
elaborados pelos alunos ocorrem devido à incompreensão dos conceitos implicados nos
processos de fotossíntese e respiração.Além disso, este pesquisa foi possível organizar
os significados produzidos pelos alunos de acordo com as formas de aprendizagem
significativa em sobreordenados, subordinados e combinatórios, tanto para as atividades
investigativas como para as avaliativas.
O Professor de Ciências e o Desenvolvimento Profissional: subsídios para compreensão do conhecimento prático
Rosiane Giraldeli Fabian, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior, 23/08/2012
Data da defesa: 23/08/2012
Este estudo teve como objetivo identificar elementos que constituem a
construção do conhecimento prático de professores de Ciências do Ensino
Fundamental de escolas da rede pública de ensino. Participaram desta
pesquisa de cunho qualitativo, professores pertencentes ao Quadro Próprio do
Magistério (QPM) do Estado do Paraná com tempo de atuação no ensino de
Ciências entre 6 e 22 anos, cujos dados foram coletados por meio de
entrevistas semiestruturadas. Nas entrevistas os professores participantes
refletiram sobre sua prática, desvelando os conhecimentos de natureza
pedagógica e didática que constituem o seu saber fazer. Consideramos que o
processo de construção do conhecimento prático dos professores participantes
ocorrre por meio das suas reflexões, nem sempre com clareza dos referenciais
teóricos que as embasam, resultantes de interações contextuais de sua
trajetória, influências de ex-professores, do ambiente familiar, disciplinas
pedagógicas, estágios supervisionados, formação inicial, cursos de formação
continuada, com os colegas professores e os alunos da escola. Por meio de
reflexões sobre a ação, alguns elementos que constituem suas práticas foram
evidenciados tais como: o conhecimento do conteúdo da Ciência, o
conhecimento pedagógico, o papel do professor de Ciências, a relação entre
professor e aluno, o conhecimento didático do conteúdo. Esses aspectos estão
relacionados com as necessidades formativas dos professores, a saber: os
diferentes processos de aprendizagem dos alunos, a necessidade de
contextualizar o conteúdo, adequação do trabalho em sala às necessidades
dos alunos, diversificação de metodologias e recursos didáticos, os
conhecimentos prévios dos alunos, necessidade de atualização constante
devido ao caráter transitório dos conhecimentos científicos. Esses professores
converteram suas necessidades formativas em saberes que constituem sua
prática educativa. Além dos citados, destacamos ainda, saber motivar a
participação dos alunos e gerenciar trabalhos em grupo. Verificamos nas
reflexões dos professores da amostra a preocupação com, o que ensinar, como
ensinar e para quem ensinar. Podemos inferir pelos resultados analisados que
o sujeito está sendo construído à medida que se constrói.
Perspectiva semiótica sobre o uso de imagens na aprendizagem significativa do conceito de biotecnologia por alunos do ensino médio
Tania Aparecida da Silva Klein, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 10/06/2011
Este estudo problematiza a relação estabelecida entre os códigos imagéticos e o
processo de construção de significação do conceito de biotecnologia. A pesquisa
buscou articular os aspectos da Teoria Semiótica de Charles S. Peirce com os
fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa, no intuito de oferecer uma
ferramenta analítica na direção de identificar elementos presentes no processo de
conceituação e à produção de significados científicos. Foram analisadas leituras de
imagens e mapas conceituais sobre DNA, enzima de restrição, transgênico,
clonagem e biotecnologia de nove alunos do nível médio de ensino. Os resultados
foram analisados segundo o modelo proposto e categorizados em domínios e níveis
de significação. Os termos utilizados na produção dos aprendizes foram
categorizados em três domínios interpretativos: domínio interpretativo descritivo,
domínio interpretativo científico e domínio interpretativo valorativo. Os mapas
conceituais analisados apresentaram uma maior interação entre os domínios e
houve maior exploração da amplitude do tema da biotecnologia do que na atividade
de leitura de imagens, cujos resultados demonstraram uma maior concentração no
domínio científico. Observou-se dificuldades na construção de relações
socioculturais, éticas e ambientais com a biotecnologia, mas constatou-se que não
há uma interação dependente entre os domínios e níveis de significação, ou seja, o
percurso de conceituação evidencia-se idiossincrático. Uma reflexão em torno do
papel da imagem no discurso e no ensino de ciências também é explorada neste
trabalho e o instrumento de análise imagética proposto mostra-se eficiente para o
entendimento de como os códigos do modo da imagem convertem-se no modo
verbal escrito, ou vice-versa, e quais as implicações para o processo de
aprendizagem.
O trabalho docente em ciências como tradição pedagógica
Fabiano Antunes, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 20/05/2011
O que está entranhado na docência é sua qualidade investigativa e, assim,
professores levantam hipóteses que eles mesmos testam ao investigarem as
situações em que trabalham. O caráter investigativo, que é inerente à docência em
Ciências, produz conhecimentos importantes para os professores, pois significam
respostas a questões, a problemas relevantes da prática. Tais saberes produzidos
não são ausentes de sentidos, de significados, os quais validam a própria produção
de conhecimentos. Estes são relativos a ideias, hipóteses, interpretações sobre a
realidade, métodos de trabalho, objetivos e valores. Para buscar compreender
relações entre esses conhecimentos, busquei inspiração na epistemologia de Larry
Laudan, especialmente na ideia de Tradição de Pesquisa e a Ciência como atividade
de resolução de problemas. Assim como uma Tradição de Pesquisa é formada por
um campo teórico, um axiológico e um metodológico, defendo que há relações de
interdependência entre os campos teórico, metodológico e axiológico da docência
em Ciências. Nesse quesito, o campo teórico refere-se aquilo que é teorizado pelo
professor, são hipóteses que guiam o campo metodológico e por ele é justificada. O
campo metodológico é caracterizado por um conjunto de métodos de trabalho, o
qual implica em fazeres que buscam satisfazer os objetivos e valores assumidos
pelo docente, o qual caracteriza o campo axiológico. Essas relações podem sofrer
tensões quando um dos campos sofre alteração frente a um problema enfrentado na
docência. Nesse sentido, me inspiro na epistemologia de Laudan relativa ao
comportamento da Ciência, para uma nova compreensão do conceito de professor-
investigador, tendo como interface a analogia entre o caráter investigativo e de
resolução de problemas da Ciência e da docência. Desse modo trago, em forma de
narrativa, situações oriundas de um curso de formação continuada que explicitam
dinâmicas entre teorias, metodologias, valores e objetivos dos docentes
participantes e que podem dar uma nova perspectiva sobre o conceito de professor-
investigador.
Investigações sobre as interações discursivas na elaboração do conhecimento de densidade nas aulas de ciências
Zoraya Lúcia Dalossi Picelli, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 28/07/2011
Este estudo teve como principal objetivo investigar as interações discursivas construídas pelas
perguntas do professor e pelas respostas dos alunos na elaboração do conhecimento sobre
Densidade nas aulas de Ciências da 9ª série do ensino fundamental de uma escola da rede
pública estadual do município de Andirá (PR). Foram realizadas transcrições das interações
discursivas áudio-gravadas, ocorridas durante as atividades desenvolvidas que serviram como
registro de dados para posterior análise. A análise dos resultados obtidos foi realizada sob a
perspectiva sócio construtivista vygotskyana, tendo a ferramenta analítica das interações
discursivas adaptada dos estudos de Mortimer e Scott (2002), bem como uma análise
interpretativa cognitivista baseada na Aprendizagem Significativa ausubeliana dos possíveis
efeitos das interações discursivas na atribuição, negociação e compartilhamento dos
significados do conceito de Densidade. Com base nesses pressupostos, a investigação
identificou as diferentes formas de abordagens comunicativas de interação professor-aluno,
bem como, analisou a relação e o impacto da utilização desses diferentes padrões sobre a
participação efetiva dos alunos nas interações discursivas e seus efeitos sobre o processo de
elaboração do conhecimento; verificou a utilização das perguntas como ferramenta tanto na
criação, como na forma de ajuda ou andaime na ampliação da Zona de Desenvolvimento
Proximal (ZDP) do aluno; averigou as situações de conflito sócio-cognitivo nos alunos
provocadas pelas perguntas do professor, e as implicações na elaboração do conhecimento. Os
resultados obtidos indicam que as interações discursivas com conflitos sócio- cognitivos,
ajudas/andaimes e ampliações da ZDP promovidas tanto pelo professor como pelos alunos de
modo coletivo, possibilitam a construção de significados sobre o conceito de Densidade.
Podemos considerar ainda que os alunos atribuíram significados ao conceito com ajuda do
professor, no sentido de se aproximar do conhecimento científico, no entanto, em
determinados contextos das atividades ocorreu um regressão das concepções para aquelas
primeiramente apresentas. Portanto, os resultados indicam um movimento cognitivo de
progresso e regressão, isto é, aproximações e distanciamentos dos significados construídos
durante a ZDP, do conceito de Densidade. Consideramos que as interações discursivas com
intervenções do professor no sentido da negociação dos significados, sem prevalecer um
discurso de autoridade, possibilitam essa dinâmica da elaboração do conhecimento profícua
para o desenvolvimento de habilidades cognitivas para construção de significados.