Teses e Dissertações
Palavra-chave: ensino de cálculo
Utilização da prova em fases como recurso para regulação de aprendizagem em aulas de Cálculo
Marcele Tavares Mendes, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 18/08/2014
Este trabalho descreve e analisa uma pesquisa com uma Prova em Fases (10
fases), realizada com 48 alunos matriculados na disciplina de Cálculo Diferencial e
Integral em um curso de engenharia de uma universidade pública. Nessa pesquisa
visou-se investigar a utilização da Prova em Fases como um recurso para regulação
da aprendizagem, em especial, regulação de conhecimentos básicos para a
aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral. Para tanto, pautou-se pela
abordagem de ensino da Educação Matemática Realística e em autores que tratam
da avaliação como elemento constituinte e permanente da prática pedagógica. No
trabalho, a regulação esteve associada a ações realizadas pelo aluno sobre o seu
processo de aprendizagem, com a intenção de fazê-lo progredir e/ou redirecioná-lo a
partir das intervenções escritas do professor. Por conseguinte, os alunos
desempenharam o papel de protagonistas da aprendizagem, e o professor, o de
guia, intervindo no processo por meio de perguntas e considerações a respeito das
produções escritas apresentadas em cada fase. A Prova em Fases revelou-se um
recurso profícuo para o ensino, a aprendizagem e a avaliação, permitindo ao
professor recolher informações e guiar o aluno em cada momento do processo. A
reflexão do aluno sobre suas produções e o lidar com as intervenções do professor,
mostraram que é preciso haver “boas” intervenções escritas para que aconteça uma
regulação da aprendizagem satisfatória. As intervenções oportunizaram que alunos
apresentassem seu poder matemático, bem como possibilitaram à
professora/pesquisadora a realização de uma reinvenção-guiada, com a qual o
aluno pôde iniciar um processo de matematização seguindo seu próprio percurso de
aprendizagem. A construção do trabalho gerou indícios de que, por meio da análise
da produção escrita em uma Prova em Fases, sustentada teoricamente pela RME,
pode-se criar um contexto que favorece a regulação da aprendizagem, em especial
da aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral.