Ensino em ação: acompanhando professores em uma disciplina de mestrado profissiona
Gabriel Ginez Villarda, Prof. Dr Álvaro Lorencini Junior
Data da defesa: 12/06/2023
A presente dissertação tem como objetivo principal, observar e descrever as negociações realizadas por professores em uma disciplina remota de um programa de mestrado profissional em química de uma universidade estadual situada no norte do paraná, tão bem como a presença e influência de agentes não-humanos presentes nas aulas observadas, e na realidade destes professores. A imersão foi realizada no período de abril de 2021 até o final de junho de 2021. A opção teórico-metodológica está vinculada a uma bricolagem de técnicas e visões descrita através de uma experiência (n)etnográfica, na qual o pesquisador acompanhou as aulas remotas de professores em um programa de mestrado profissional com o intuito de anotar, escrever e revisar para que em seguida pudesse descrever e refletir a respeito das negociações e agentes que foram observados naquele espaço. Os dados foram obtidos através de anotações, diário de campo, observações e transcrições das aulas gravadas que foram analisadas utilizando a noção que Bruno Latour tem para com as ciências. De acordo com sua perspectiva, a prática científica é vista como uma imbricada rede composta por inúmeros elementos, instâncias, interesses, negociações, saberes e mobilizações que são resultado da agência de atores humanos e não-humanos que estão presentes nessa prática social que são as ciências. Esta visão foi utilizada como base, e direcionada para as observações das aulas a fim de tentar perceber os processos de negociação, mobilização, interessamento, agenciamento, entre outros que ocorreram na imbricada rede de ensino na qual foi realizada a imersão, trazendo assim a perspectiva de Latour para o processo de ensino e formação de professores enquanto o mesmo acontece, e que nomeei como ensino em ação.
A docência em tempos de pandemia: um estudo sobre o que dizem os professores das áreas de ciências e matemática da educação básica.
Leticia Juliani Valente, Prof. Dr. Sergio de Mello Arruda
Data da defesa: 05/04/2022
A presente pesquisa foi desenvolvida durante as incertezas da pandemia da Covid19, contexto deste estudo. O período pandêmico mexeu com emoções, sensações e também com a educação, as escolas foram fechadas, o distanciamento e o isolamento social foram impostos, e com isso as salas de aula ficaram vazias. Fezse então necessária a inclusão tecnológica e um ensino todo realizado de maneira remota, o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Infelizmente, tanto professores quanto alunos não estavam preparados para tamanha mudança de realidade, professores depararam-se com uma alta carga de trabalho e responsabilidades impostas a eles, junto com agregados psicológicos de insegurança e medo. Buscou-se então entender o que dizem os professores que ensinam Ciências e Matemática na Educação Básica a respeito de sua atuação docente durante a pandemia, e compreender nessas falas coisas além, como seus sentimentos, preocupações e percepções sobre o ensino no momento pandêmico. Para isso foram entrevistados sete professores das áreas de química, física, matemática e biologia, realizadas entrevistas semiestruturadas, para que os entrevistados conseguissem abranger mais temas e constatações, realizou-se a transcrição e foi iniciado o movimento de análise, segundo a Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2011). A partir do estudo realizado emergiram cinco categorias, o que o professor fala sobre ele (professor), seus alunos, o sistema, o conteúdo e sobre a escola. Destrinchando essas categorias emergiram outras variadas subcategorias, incluindo as inovações propostas a partir de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), como metodologias ativas puderam auxiliar na prática docente, sentimentos relacionados a incerteza, sobrecarga e frustração dos professores frente aos mais variados aspectos de evasão de sala de aula, falta de alunos em reuniões no Google Meet e no Microsoft Teams, falta de auxílio com novas tecnologias e outros diversos pontos abordados no tópico de apresentação e análise de dados. O estudo mostrou na prática o quanto o ensino foi revolucionado no Brasil durante a pandemia, sendo possível entender e visualizar o que os professores passaram e ainda estão passando com tamanhas mudanças na maneira de ensinar, e também o quanto de lacunas foram criadas até que aluno e professor conseguissem se adaptar ao novo meio em que se aprende e se ensina
Abordagem freiriana na espiral construtivista: uma escola para além dos seus muros
Egláia de Carvalho Cheron, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 08/04/2021
Este trabalho mostra os resultados de uma pesquisa que investigou potencialidades e delimitações de uma abordagem pautada na pedagogia da autonomia freireana em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, em uma escola pública da região norte do Paraná. A proposta buscou promover a participação ativa dos participantes no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, partiram dos alunos os Temas Geradores que foram utilizados conciliando o currículo determinado para a série de acordo com os documentos que regem o ensino para a disciplina. Assim, é exposto como ocorreu a estrutura do Ensino de Ciências no Brasil até chegar à estruturação das Diretrizes Curriculares Estaduais do Paraná. Em seguida, são apresentadas metodologias de ensino humanistas, baseadas na Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, na busca de uma abordagem que permitisse desenvolver um processo horizontalizado a partir de um currículo vertical, incluindo a formação integral do indivíduo. Com base em uma Espiral Construtivista, os alunos foram inseridos na decisão de quais temas trabalhar durante o ano letivo e, de posse deles, tendo como base a metodologia da Espiral Construtivista de Lima (2017), a possibilidade de horizontalização do currículo. Ao todo, foram desenvolvidas seis atividades com os alunos no decorrer de 2018. Parte das atividades acabou por envolver toda a comunidade escolar. Para a obtenção dos dados para a análise, a professora-pesquisadora aplicou um questionário socioeconômico semiestruturado, gravou áudios durante as aulas, realizou anotações em diários e registros fotográficos. Cada uma das seis atividades desenvolvidas envolveu várias etapas para sua execução: descrição, problematização, reflexão, intervenção. Os resultados mostram que o processo pedagógico promoveu a participação ativa dos alunos, que se empenharam, que se envolveram no que foi proposto. Este estudo permite constatar que as inclusões dos alunos no direcionamento das atividades desenvolvidas ajudaram a torná-los criativos, autônomos, empáticos, críticos, o que é almejado em uma educação humanitária, que pode colocar os alunos em atividades cognitivas e em movimento de aprendizagem, na espera de que eles assumam um papel ativo no seu processo de aprender e desenvolvam cidadania.
Mediação Docente para a Aprendizagem no Ensino de Zoologia
Leandro Santos Goulart, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 30/09/2019
A princípio, este projeto de pesquisa estava centrado na execução do uso de animais taxidermizados como proposta de ensino para os discentes do ensino médio das escolas estaduais do município de Formosa-GO e dos discentes dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFG Câmpus Formosa. No entanto, o trabalho enfatizou os graduandos das ciências biológicas nas disciplinas de zoologia. Logo o trabalho alinhou-se para a mediação docente na aprendizagem do ensino de zoologia, vinculados nas atividades avaliativas nos moldes propedêuticos e tradicionais ou nas atividades avaliativas não tradicionais como nas metodologias ativas. Desta forma, os sujeitos da pesquisa foram os discentes graduandos das ciências biológicas do IFG Câmpus Formosa e matriculados nas disciplinas das Zoologias durante 08 semestres. (ou seja, do ano de 2014 a 2018). Na coordenação das atividades da pesquisa, abordamos superficialmente as bases teóricas de David Ausubel (2003) por entender suas contribuições para as aprendizagens. Elencamos Vygotsky com a negociação de significados entre os sujeitos para se chegar a um denominador científico. Para a sistematização dos dados, utilizamos da taxonomia de Bloom relatadas nas categorias de domínios cognitivos. Foram categorizados e mensurados estatisticamente 03 indicadores para estas categorias, sendo eles: Relatórios individuais, Relatos de Experiências e Estudos observacionais. Cada categoria foi plotada em grupos diferentes, sendo que os discentes pertencentes ao grupo 1 (GRP1) foram avaliados com atividades avaliativas tradicionais e com a mediação docente. Os discentes do grupo 02 (GRP2) foram avaliados com atividades avaliativas tradicionais e sem a mediação docente. Os discentes do grupo 03 (GRP3) foram avaliados com atividades avaliativas não tradicionais pautadas nas diferentes metodologias ativas do ensino de zoologia e sem a mediação docente. Os discentes do grupo 04 (GRP4) foram avaliados com atividades avaliativas não tradicionais e com a mediação docente. Os dados da pesquisa demostram que para os docentes conseguirem melhoras significativas das aprendizagens dos seus discentes nas disciplinas de Zoologia de vertebrados ou Zoologia de invertebrados é necessário mediar a interação entre estes discentes e trabalharem com estes indivíduos em pequenos grupos e com metodologias ativas e sem avaliações tradicionais. Desta forma, os alunos conseguem melhores níveis cognitivos de aprendizagens quando comparados com atividades avaliativas tradicionais com ou sem a mediação docente
Tall e Educação Matemática Realística: algumas aproximações
Marta Burda Schastai, Profª. Drª. Regina Luzia Corio de Buriasco
Data da defesa: 25/09/2017
Esta tese foi orientada e elaborada à luz da Educação Matemática Realística. O tema de pesquisa “cotejar o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático de David Tall e a abordagem Educação Matemática Realística para buscar identificar a existência ou não de aproximações” foi delimitado a partir da percepção de que, no processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar na perspectiva da RME, de um lado, há interferência de “agentes” perceptíveis, tais como a interação entre estudantes, entre professor e estudante; e, de outro, uma ação cognitiva que é individual do estudante / do professor, no processo de matematizar, de fazer matemática. É uma investigação de cunho especulativo. Inicia com a apresentação do contexto em que a pesquisa foi realizada e dos procedimentos de investigação. Apresenta a Educação Matemática Realística, seus princípios, e a trajetória de ensino-aprendizagem desenvolvida no projeto TAL: estudo desenvolvido por David Tall, mais especificamente, a Teoria dos Três Mundos da Matemática e o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático, com foco na matemática e nas características do currículo, da dinâmica de sala de aula, do papel do professor e do papel do aluno em uma abordagem natural de ensino e aprendizagem. Identifica-se como fio condutor a aprendizagem com significado e, após essa constatação, traça-se um paralelo entre os princípios da RME e o Quadro Teórico do Desenvolvimento do Pensamento Matemático. Considera-se que Tall, ao desenvolver a Teoria dos Três Mundos da Matemática, traça um "mapa" que dá pistas gerais,e que Freudenthal desenvolve um "guia" que guia o guia para uma viagem significativa. Em ambos, quem constrói o "roteiro" é o viajante.
Saberes docentes: Gênero, natureza da ciência e educação científica
Bettina Heerdt, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 18/12/2014
Na práxis pedagógica as/os docentes mobilizam e articulam diversos saberes, oriundos de diversas fontes. (Re) Conhecê-los é essencial para que possamos refletir de forma crítica. O objetivo desta pesquisa é compreender e explicitar as implicações didáticas pedagógicas e epistemológicas (saberes docentes) de docentes quando há um processo de formação explícito-reflexiva da Natureza da Ciência (NdC) evidenciando as relações intrínsecas do gênero nessa dinâmica. Para alcançar nosso objetivo, inicialmente realizamos uma pesquisa teórica que nos permitiu construir nossas questões de pesquisa, nosso delineamento metodológico, coleta e análise dos dados, nossa proposta de intervenção pedagógica, e por fim, nossas análises e inferências. Participaram desse estudo docentes da rede estadual de ensino do estado do Paraná. Nossa hipótese inicial era de que, quando as/os docentes possuem noções adequadas em relação à dinâmica do conhecimento científico, essas noções podem levar a/o docente a compreender as questões de gênero na Ciência e na sua construção. Além disso, possuir saberes disciplinares a respeito da NdC e das questões de gênero intrínsecas na Ciência pode contribuir para um ensino contextualizado da Ciência e equânime em relação ao gênero. Percebemos, após o processo de intervenção pedagógica, noções mais informadas a respeito de aspectos da NdC. Entretanto, esse saber disciplinar não foi suficiente para que o saber da práxis docente fosse construído, uma vez que as/os docentes tiveram dificuldades em transpor seus conhecimentos a respeito da NdC. Em relação às questões de gênero, as discussões e a transposição nos planos de aula foram mais evidentes e inferimos que as noções adequadas da NdC auxiliaram nesse processo. Esta pesquisa nos possibilitou compreender e explicitar alguns saberes docentes, como os relacionados às noções de Ciência, à provisoriedade do conhecimento científico, à criatividade e imaginação no fazer Ciência, aos valores presentes na construção do conhecimento científico, à práxis docente em relação a aspectos da NdC, a gênero e Ciência, a estereótipos de gênero, à invisibilidade da mulher e à diferenciação entre mulheres e homens, além de nos permitir especificar alguns saberes que seriam necessários para uma práxis feminista situada
Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no Modelo Didático de Formulação de Pergunta
Vínicius Montai, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 30/04/2010
O laboratório didático é de suma importância no aprendizado de Física já que contribui para relacionar teoria e prática. Entretanto, estudos relatam que muitos alunos demonstram dificuldade em compreender as atividades experimentais por se encontrarem no Paradigma Pontual e, portanto, carregam representações problemáticas ao se depararem com a realização de atividades investigativas que envolvem mensurações. A utilização de práticas que permitam o desenvolvimento dos conteúdos por meio das interações discursivas constitui uma importante estratégia na superação de problemas que afetam o sistema de ensino em geral e particularmente o ensino de Física. O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de entendimento alcançado pelos alunos durante uma atividade de medição no laboratório didático, no qual o Modelo de Formulação de Perguntas foi adotado para guiar o discurso do professor, como estratégia para a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no ensino de Física. Foram analisados 21 alunos do 1º ano de graduação em Engenharia Ambiental de uma universidade pública na cidade de Londrina (Paraná). Questionários escritos foram aplicados antes e após a realização de uma atividade experimental para verificar o entendimento dos alunos sobre o processo de medição. Os alunos foram orientados a realizar a medição do período de um pêndulo simples e após o procedimento, o professor guiou uma discussão orientando-se principalmente nos fundamentos do Modelo Didático de Formulação de Perguntas, a fim de estimular os alunos a refletirem a respeito da atividade realizada e dos resultados encontrados. Com isso, o professor visou explorar possíveis mudanças no entendimento dos alunos a respeito do processo de medição para o paradigma de conjunto. Os resultados mostraram que os 21 alunos encontravam-se no Paradigma Pontual antes da realização da atividade experimental. No entanto, após a discussão baseada no Modelo de Formulação de Perguntas, 16 alunos passaram a ter razões que os enquadravam no Paradigma de Conjunto. Embora inicialmente os alunos tenham apresentado conceitos que se encaixaram no Paradigma Pontual, a devida orientação do professor durante a realização da atividade experimental, guiado pela Modelo de Formulação de Perguntas, demonstrou ser eficiente na condução do raciocínio dos alunos ao Paradigma de Conjunto e, conseqüentemente, contribuiu de maneira positiva na construção do conceito de medição dos estudantes
A relação com o saber profissional e o emprego de atividades experimentais em física no ensino médio: uma leitura baseada em Bernard Charlot
Bruno Gusmão Kanbach, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 15/10/2005
Este trabalho realiza um estudo que procura compreender o emprego ou não das atividades experimentais no ensino médio, por professores de Física na cidade de Londrina/PR. Contudo, este estudo procura superar a interpretação desgastada baseada no discurso da falta ou carência de algo, que comumente é encontrado na literatura. Nesta busca por uma resignificação na questão da utilização ou não das atividades empíricas no ensino de Física, tem papel importante, o uso de uma leitura da obra de Bernard Charlot. Esta obra possibilita um olhar mais abrangente das informações e que foge do senso comum, de forma que obtenhamos detalhes da relação do professor com o seu saber profissional. Por meio de uma análise qualitativa dos dados, mostramos uma forma mais profunda e frutífera de compreender a questão da utilização ou não das atividades experimentais no ensino de Física.