Sexualidade na escola: encaminhamentos metodológicos na perspectiva dos professores de Ciências
Josiane da Silva Quirino, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 21/03/2013
O presente estudo teve como objetivo identificar aspectos relevantes para o ensino dos conteúdos de sexualidade na opinião de alguns professores de Ciências atuantes na rede Estadual de Ensino. As perguntas que norteiam o desenvolvimento da pesquisa são as seguintes: De que forma os professores pensam ser interessante desenvolver os conteúdos de sexualidade com os alunos? Quais os encaminhamentos metodológicos sugeridos para o ensino da sexualidade com relação às estratégias e recursos de ensino? Como seria um bom projeto de Educação Sexual? Para respondermos essas questões, procedemos a pesquisa com características qualitativas. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores de Ciências os quais atuam em duas escolas da cidade de Londrina - PR. Os resultados encontrados apontam que as estratégias mais utilizadas pelos docentes são: aulas expositivas, discussões ou debates e dinâmicas de grupo. Entre os recursos, o mais utilizado é a “caixa de perguntas” mencionado por cinco dos sete entrevistados. Outros recursos empregados são imagens e desenhos, textos e seminários. As abordagens de Educação Sexual que norteiam o trabalho dos professores, no que se refere às aulas de sexualidade são: Abordagem Religiosa Tradicional e Libertadora, Abordagem Médica, Abordagem Pedagógica e Abordagem Emancipatória. Contudo, a abordagem dos conteúdos de sexualidade predominantemente encontrada nas entrevistas é a Abordagem Pedagógica de Educação Sexual.