Teses e Dissertações
Palavra-chave: encaminhamentos metodológicos
Sexualidade na escola: encaminhamentos metodológicos na perspectiva dos professores de Ciências
JOSIANE DA SILVA QUIRINO RODRIGUES, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 21/03/2013
O presente estudo teve como objetivo identificar aspectos relevantes para o ensino
dos conteúdos de sexualidade na opinião de alguns professores de Ciências
atuantes na rede Estadual de Ensino. As perguntas que norteiam o
desenvolvimento da pesquisa são as seguintes: De que forma os professores
pensam ser interessante desenvolver os conteúdos de sexualidade com os
alunos? Quais os encaminhamentos metodológicos sugeridos para o ensino da
sexualidade com relação às estratégias e recursos de ensino? Como seria um bom
projeto de Educação Sexual? Para respondermos essas questões, procedemos a
pesquisa com características qualitativas. Para a coleta de dados foram realizadas
entrevistas semiestruturadas com sete professores de Ciências os quais atuam em
duas escolas da cidade de Londrina - PR. Os resultados encontrados apontam que
as estratégias mais utilizadas pelos docentes são: aulas expositivas, discussões
ou debates e dinâmicas de grupo. Entre os recursos, o mais utilizado é a “caixa de
perguntas” mencionado por cinco dos sete entrevistados. Outros recursos
empregados são imagens e desenhos, textos e seminários. As abordagens de
Educação Sexual que norteiam o trabalho dos professores, no que se refere às
aulas de sexualidade são: Abordagem Religiosa Tradicional e Libertadora,
Abordagem Médica, Abordagem Pedagógica e Abordagem Emancipatória.
Contudo, a abordagem dos conteúdos de sexualidade predominantemente
encontrada nas entrevistas é a Abordagem Pedagógica de Educação Sexual.