Teses e Dissertações
Palavra-chave: elaboração do conhecimento biológico
As interações discursivas nas aulas de Ciências das séries iniciais e a elaboração do conhecimento biológico
Rosangela dos Santos Ferreira , Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 15/12/2006
Este estudo investiga a influência dos materiais didáticos utilizados pelo professor, as
interações discursivas entre professor e os alunos, e entre alunos promovidas nas aulas de
Ciências das séries iniciais do Ensino Fundamental na elaboração do conhecimento
biológico. Nesse sentido, a investigação se baseia em encontrar respostas para as
seguintes questões: 1) Qual a relação entre os conhecimentos prévios e a atribuição de
significados na elaboração do conhecimento científico? 2) Qual o papel e a influência do
elemento material didático, professor, aluno e a interação discursiva no processo ensino-
aprendizagem? 3) Qual o papel do discurso do professor no decorrer do processo de
construção de conhecimento dos alunos? 4) Como as zonas de desenvolvimento proximal
possibilitam a elaboração do conhecimento? Para responder essas questões, investigamos
as quatro séries iniciais de uma escola do Ensino Fundamental do município de Londrina,
Paraná, nas quais foram coletados registros por meio de transcrições das interações
discursivas entre a professora e os alunos e entre aluno-aluno. As aulas foram vídeo
filmadas e com base nos resultados, podemos considerar que as interações dos alunos
com o material didático, tais como: minhoca, banana, Elódea, entre outros, desencadeou
interações discursivas entre os alunos e a professora, no sentido da resolução das
situações-problema. O discurso interativo favoreceu o envolvimento do aluno na
resolução da tarefa, melhorando a qualidade das interações sociais e permitindo avaliar o
processo de ensino aprendizagem. As ZDPs criadas possibilitaram a elaboração do
conhecimento, na medida em que atuaram como ajuda durante as interações discursivas,
nas quais o professor estabeleceu relações entre o que o aluno já sabe e os significados
atribuídos ao novo conhecimento. As interações discursivas promoveram a negociação e
compartilhamento de significados, propiciando a configuração de um ambiente
comunicativo, no qual os conhecimentos prévios dos alunos foram compartilhados nos
seus sentidos e significados. Apesar das concepções prévias dos alunos não terem sido
efetivamente “transformadas”, elas foram evidenciadas, ocorrendo um compartilhamento
de idéias, por meio da negociação, possibilitando a assimilação dos novos significados
para a maioria dos alunos da sala.