Educação Científica para o Entendimento da Sexualidade: Análise Bibliográfica e Documental de Aspectos de Ensino Destinados aos Estudantes Surdos de Escolas Bilíngues do Ensino Fundamental
Danley Greg Bezerra da Silva, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 31/10/2022
No ensino de Ciências, a sexualidade é um tema que deve ser amplamente abordado, principalmente entre adolescentes que, com a puberdade, passam por mudanças físicas e emocionais geradoras de diversos questionamentos. No/a adolescente surdo/a, isto não é diferente, haja vista que a puberdade também aflora o seu desenvolvimento emocional e sexual. Conforme evidencia a literatura, é baixa a quantidade de pesquisas que buscam articular as temáticas da sexualidade e da surdez. É nesse sentido que buscamos contribuir, analisando e sistematizando elementos relativos ao ensino da sexualidade destinados aos estudantes surdos do Ensino Fundamental. Por meio desse movimento, torna-se possível, por exemplo, elaborar futuras abordagens voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos/as, bem como para a formação inicial e em serviço de docentes. Logo, o principal objetivo que guiou essa pesquisa foi identificar, problematizar e analisar aspectos de ensino interligados à sexualidade do estudante surdo presentes na literatura e contrastá-los com os documentos norteadores de escolas de Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue para surdos. As características da presente investigação coadunam-se às particularidades da pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Como abordagem metodológica, adotou-se um levantamento bibliográfico e uma análise documental, em função de sua pertinência e adequação às intencionalidades estabelecidas na pesquisa. A obtenção e análise dos dados subsidiou-se no referencial teórico metodológico da análise de conteúdo. Dentre as inferências é possível destacar a carência de investigações que interligam as temáticas sexualidade e surdez, contribuindo para entraves epistemológicos. Ademais, constatamos que a sexualidade não é abordada de forma significativa nos documentos específicos da Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue de Surdos/as, uma vez que foi baixo o número escolas que trataram dessa temática de forma aprofundada e levando em consideração as múltiplas dimensões da sexualidade. Desta forma, é preciso que os documentos escolares, sejam eles de escolas de surdos ou não, estejam em conexão com estudos científicos para que a sexualidade seja tratada de forma significativa nos espaços escolares.
Educação Sexual e Valores Para a Cidadania: Reflexões Sobre a Prática de uma Professora de Ciências
Paula da Costa Vandal, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 31/03/2017
O presente trabalho tem como principal objetivo a investigação da construção da prática docente de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental II dentro do tema de Reprodução Humana e Educação Sexual e como as aulas desta professora proporcionam uma construção de valores. Utilizamos como procedimento de coleta de informações a autoscopia trifásica, a qual é constituída pelas seguintes fases: pré-ativa, a qual aborda o planejamento da prática docente; a fase interativa, na qual gravamos as aulas sobre o tema em questão; e a fase pós-ativa, na qual, com o auxílio dos vídeos gerados na fase anterior proporcionamos um momento de reflexão sobre a ação e para a ação. Sendo assim, analisamos as reflexões feitas pela professora com base nos referenciais teóricos de Schön (2000) e de Araújo (2000;2014) com os seguintes objetivos: a) Compreender como o professor de Ciências seleciona, organiza, sequencia e ordena os conteúdos que serão trabalhados em sala de aula; b) analisar os tipos de conteúdos que estão presentes no momento do planejamento da aula e qual interferência de valores sociais, éticomorais inseridos nos conteúdos planejados; c) relacionar os conteúdos – reprodução humana/educação sexual – a serem ensinados (planejados) com os ensinados durante as aulas; d) identificar os momentos do processo de ensino em que a construção de valores é possibilitada. As informações foram sistematizadas e organizadas para que os resultados fossem analisados de acordo com a correlação entre o referencial teórico e as transcrições das entrevistas. Observamos então que há uma ruptura entre a aula preparada e a aula ministrada e que podem existir diversos fatores que ocasionam tal reação, sendo que um deles são valores da própria docente. Além disso, a metodologia da aula e a abordagem que a professora faz do conteúdo, a qual ocorre de maneira mais transmissiva, não possibilita a construção de valores relacionados com a formação cidadã, como, por exemplo, a autonomia, o autoconhecimento. Com este trabalho a professora pode refletir, reestruturar e visualizar a sua prática de uma maneira diferente, podendo então ter uma maior pluralidade metodológica e que proporcione maior construção de valores relacionados a atitudes na sociedade.
Metodologia da problematização como encaminhamento da temática sexualidade na escola: implicações para formação inicial de professores
Renata Lucas Lando, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 26/08/2010
O presente estudo tem como principal objetivo investigar as possibilidades e os eventuais limites da utilização da Metodologia da Problematização enquanto um dos possíveis encaminhamentos metodológicos na abordagem da Educação Sexual na escola. Utilizou- se a Metodologia da Problematização e o Arco de Maguerez como uma das possíveis estratégias de ensino junto aos graduandos da primeira série do curso de Biologia Licenciatura Plena de uma Instituição Pública de Ensino Superior do Município de Jacarezinho, situado ao Norte do Paraná, para desenvolver atividades que contemplem os objetivos propostos para a Educação Sexual na escola, como por exemplo, levar aos alunos a ter consciência crítica e tomar decisões responsáveis a respeito de sua sexualidade, (por meio dos Temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE). Os dados foram obtidos a partir de notas de campo, como também por meio de gravação de áudio no decorrer dos encontros. Foram analisados de forma qualitativa e interpretativa fundamentada na literatura. Pode-se constatar que mesmo havendo particularidades em cada uma das etapas do Arco de Maguerez (Observação da Realidade, Pontos-Chave, Teorização, Hipótese de Solução e Aplicação a Realidade), houve a possibilidade de exploração da realidade e o levantamento de situações problemas as quais foram elencados em conjunto, com a participação de todos os graduandos participantes da pesquisa. Foi possível, também, o acesso aos conhecimentos acerca da temática abordada, levantamentos das hipóteses de solução do problema que também foram discutidos e debatidos por todos os grupos e por fim, a escolha da aplicação à realidade que mais condizia com a realidade proposta. Portanto, apesar de alguns limites à Metodologia da Problematização e o Arco de Maguerez verificou-se que a mesma pode ser utilizada como um dos possíveis encaminhamentos metodológicos, pois existem aproximações entre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE) que sustentam os objetivos da Educação Sexual no contexto escolar.
As Atividades sobre Sexualidade Aplicadas Transversalmente nas Aulas de Ciências: Limites e Possibilidades
Maria de Fátima Lopes Garcia, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 31/03/2005
O presente estudo tem como principal objetivo investigar as possibilidades e os eventuais limites da inserção transversal da temática da sexualidade no currículo escolar, como orientam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A coleta de dados foi realizada a partir do desenvolvimento de atividades sobre a sexualidade em aulas de Ciências com alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola pública do município de Londrina (PR). Primeiramente, foram realizadas seqüências de atividades que envolviam aspectos culturais da sexualidade como: “ficar”, namorar, gravidez precoce e/ou indesejada, masturbação, homossexualidade, relações de gênero, entre outros, para posteriormente desenvolverem-se os conteúdos da anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor humano. As atividades foram analisadas diante de suas contribuições e limitações, no que tange aos objetivos e encaminhamentos metodológicos consolidados no documento do tema transversal Orientação Sexual dos PCNs e de acordo com as contribuições e com limitações da educação dos valores morais, relativamente ao exercício da ética democrática para o aperfeiçoamento da cidadania. Os resultados obtidos indicam que o professor pode desenvolver os temas da sexualidade por meio de atividades, as quais devem abordar e integrar os aspectos educacionais, éticos e culturais. No entanto, as atividades sobre a “cultura da sexualidade” não motivaram, de forma consistente, o aluno a se interessar pelos aspectos biológicos da sexualidade humana. As atividades de debates, as simulações, relatos individuais, leitura de textos e depoimentos, permitem a interação entre professor e alunos e contribuem para o raciocínio moral do aluno, promovendo o juízo de valores na tomada de decisões e no fomento da construção autônoma de valores. É possível desenvolver o conteúdo da sexualidade como um processo em construção, em que o aluno é sujeito ativo na construção do seu conhecimento mediado pelo professor. As atividades sobre sexualidade possibilitam o desenvolvimento do seu raciocínio moral, mas não garante que o adolescente exerça, no contexto do seu cotidiano, uma correspondente ação moral. Portanto, os limites da educação sexual na escola terminam onde começam os limites da educação sexual transmitida pela família do aluno e pelo seu convívio social.
A Educação Sexual na Escola e as Tendências da Prática Pedagógica dos Professores
Mateus Luiz Biancon , Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 30/03/2005
O presente estudo é o resultado das investigações acerca das tendências e dificuldades pedagógicas dos professores do 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, enfatizando os professores de Ciências, em desenvolverem em sala de aula a temática da sexualidade. Através de entrevistas semi-estruturadas audiogravadas, os dados foram obtidos em quatro escolas da rede pública de Ensino Fundamental do município de Londrina-PR. As falas dos professores foram analisadas qualitativamente e categorizadas quanto à natureza das dificuldades. Estas tendem em práticas educativas desenvolvidas com os alunos, nas quais a sexualidade é tratada sob o enfoque de uma ‘biologização’ da sexualidade. Para os professores, os aspectos biológicos da sexualidade são suficientes para a construção da sexualidade dos alunos. Admitem que as informações de cunho biológico dão conta da conscientização sobre eventuais problemas que os adolescentes enfrentam acerca da sexualidade. Portanto, consideramos que a Formação Inicial e Continuada de professores de Ciências e de outras áreas possui uma lacuna quando se trata do desenvolvimento da referida temática. As tendências e dificuldades identificadas neste estudo servem para balizar os conteúdos de um programa de formação de Educadores Sexuais, em que os assuntos não estejam restritos à biologia do aparelho reprodutor, mas sejam ampliados pelos aspectos sociais, culturais, éticos, filosóficos e outros. Deste modo, são os aspectos socioculturais e psicológicos, em conjunto com a biologia, que dão sentido à sexualidade e capacitam os professores para desenvolverem esta temática em sala de aula.