Teses e Dissertações
Palavra-chave: educação em saúde em diabetes
Um olhar sobre as ações discentes em sala de aula em um IFPR
Marily Aparecida Benicio, Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 29/06/2018
Na atualidade, uma das preocupações recorrentes está relacionada aos hábitos
alimentares dos seres humanos. Uma alimentação inadequada e atrelada ao ritmo
de vida sedentário tem levado a população a enfrentar diversas doenças, entre elas,
o diabetes. Frente a isso, uma educação voltada para a promoção à saúde, e em
autocuidados em relação ao diabetes é essencial, porém é necessário que os
educadores adquiram conhecimentos adequados durante sua formação docente,
para que então possam proporcionar uma educação que inclua tais objetivos. Feitas
essas considerações, este trabalho teve como intuito investigar as concepções e
práticas pedagógicas de educadores em relação à Educação em Saúde,
especificamente, sobre o autocuidado em Diabetes. Para tal, inicialmente, elaborou-
se um questionário e uma entrevista semiestruturada, acerca da temática, que foram
aplicados junto a um grupo de educadores da Educação Básica, na cidade de
Altamira – PA. Os resultados foram analisados mediante Análise de Conteúdo,
proposta por Laurence Bardin. A partir destes resultados e pautado no referencial
teórico da área – Tardif (saberes docentes) e Paulo Freire (educação libertadora) –,
foi elaborado um momento de ensino, denominado Sensibilização e Mobilização
Pedagógica para a Educação em Saúde (SeMoPES). O SeMoPES teve como
objetivo despertar e motivar os educadores a buscarem autonomia e criticidade na
promoção de saúde. O SeMoPES ocorreu na cidade de Altamira – PA, com carga
horária de 8h e contou com a participação de trinta e quatro educadores da rede
estadual e municipal de ensino, de diversas disciplinas. Ao analisar os resultados
obtidos no SeMoPES, durante momentos avaliativos, podemos inferir que o
SeMoPES é uma proposta pertininente para se discutir educação em saúde, na
formação docente, bem como, afirmamos a necessidade de que se proponha novas
estratégias e que a temática saúde seja abordada na formação de educadores
(inicial e continuada).
Educação em saúde escolar: formação dos educadores para o autocuidado em Diabetes
Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 27/07/2018
Na atualidade, uma das preocupações recorrentes está relacionada aos hábitos
alimentares dos seres humanos. Uma alimentação inadequada e atrelada ao ritmo
de vida sedentário tem levado a população a enfrentar diversas doenças, entre elas,
o diabetes. Frente a isso, uma educação voltada para a promoção à saúde, e em
autocuidados em relação ao diabetes é essencial, porém é necessário que os
educadores adquiram conhecimentos adequados durante sua formação docente,
para que então possam proporcionar uma educação que inclua tais objetivos. Feitas
essas considerações, este trabalho teve como intuito investigar as concepções e
práticas pedagógicas de educadores em relação à Educação em Saúde,
especificamente, sobre o autocuidado em Diabetes. Para tal, inicialmente, elaborou-
se um questionário e uma entrevista semiestruturada, acerca da temática, que foram
aplicados junto a um grupo de educadores da Educação Básica, na cidade de
Altamira – PA. Os resultados foram analisados mediante Análise de Conteúdo,
proposta por Laurence Bardin. A partir destes resultados e pautado no referencial
teórico da área – Tardif (saberes docentes) e Paulo Freire (educação libertadora) –,
foi elaborado um momento de ensino, denominado Sensibilização e Mobilização
Pedagógica para a Educação em Saúde (SeMoPES). O SeMoPES teve como
objetivo despertar e motivar os educadores a buscarem autonomia e criticidade na
promoção de saúde. O SeMoPES ocorreu na cidade de Altamira – PA, com carga
horária de 8h e contou com a participação de trinta e quatro educadores da rede
estadual e municipal de ensino, de diversas disciplinas. Ao analisar os resultados
obtidos no SeMoPES, durante momentos avaliativos, podemos inferir que o
SeMoPES é uma proposta pertininente para se discutir educação em saúde, na
formação docente, bem como, afirmamos a necessidade de que se proponha novas
estratégias e que a temática saúde seja abordada na formação de educadores
(inicial e continuada).