Investigação da proposta de implementação do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Estado do Paraná: aspectos positivos e negativos
Renato Fiorin, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 06/01/2009
O presente trabalho teve o intuito de pesquisar o programa de formação de professores denominado Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Para tanto foram entrevistados, por meio de questionário, 10 professores participantes do programa, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão. Destes respondentes, 3 foram entrevistados utilizando-se de dispositivo de áudio. As questões tiveram a intencionalidade de desvendar os aspectos negativos e positivos do programa segundo os sujeitos da pesquisa. A pesquisa constituiu-se de uma abordagem qualitativa, na qual se valorizou a descrição e os detalhes relatados pelos sujeitos pesquisados. Os resultados obtidos mostraram que a participação no programa contribuiu de forma positiva nos seguintes aspectos: a) retorno à Academia, b) ascensão na carreira, c) pesquisa, d) aperfeiçoamento profissional, e) valorização da produção do conhecimento pelo professor, f) afastamento das atividades para cumprir as tarefas do PDE, g) interações entre os participantes e em rede, h) bolsa-auxílio para os deslocamentos. No entanto, foram relatados alguns aspectos negativos, tais como: a) sobrevalorização do Programa (na carreira docente possui valor superior ao Mestrado Acadêmico), b) cursos desinteressantes nas Academias, c) falta de contato com a sala de aula, d) acesso para poucos (apenas possuidores de histórico profissional longo), e) falta de esclarecimento na inserção tecnológica do programa e da educação a distância, f) desorganização quanto ao cumprimento de calendário e acompanhamento em rede. Desse modo, apesar de o programa ser uma iniciativa positiva, com boas expectativas quanto ao aperfeiçoamento docente, ainda é necessário melhorar sua operacionalização
Objeto de aprendizagem colaborativo : um estudo sobre a produção de professores em ambiente virtual como processo de formação docente
Sheila dos Santos Lima, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 27/05/2008
Este trabalho retrata um estudo sobre a proposta de formação, por meio da produção de professores, denominada Objeto de Aprendizagem Colaborativo (OAC) no estado do Paraná. A investigação foi realizada com base em informações recolhidas com sujeitos envolvidos nessa proposta de formação: professores autores de OAC, professores que atuam na etapa de validação dessa produção e também os responsáveis por essa proposta de formação na SEED (Secretaria de Estado da Educação do Paraná), os coordenadores do Portal Dia-a-dia Educação, por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa. Com o propósito de analisar as considerações dos sujeitos envolvidos no processo de elaboração do OAC e os porquês apresentados para que o OAC seja considerado um processo de formação docente, é exposto neste trabalho referências que tratam da formação do professor, iniciativas de formação de professores por meio das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), outras iniciativas de objeto de aprendizagem e as características das produções classificadas como tal. Na coleta de dados foi estudada a estrutura de elaboração do OAC, seu ambiente de construção on-line, os recursos que compõem esse material, bem como as etapas de sua elaboração. Foram realizadas entrevistas com professores autores de OAC (em andamento), validadores e representantes da coordenação do Portal Dia-a-dia Educação. Também como subsídio de dados sobre o OAC, foi realizado um curso com professores da rede, para acompanhar a relação desses professores com a elaboração do OAC e aplicado questionário à professores autores de OAC (publicados). Com base nas informações coletadas e no referencial teórico adotado nessa pesquisa, o OAC é apontado como uma situação de formação, por colocar o professor autor em uma situação de investigação, principalmente sobre sua própria prática docente. Porém, são levantados também muitos pontos a serem questionados sobre essa proposta de formação, como a ausência da participação de professores na elaboração de uma proposta de formação que é voltada para eles, as mudanças de critérios no processo de validação que acabam recaindo sobre a produção do professor autor, ou seja, sendo esse obrigado a retomar a produção no meio do caminho com novos critérios. Procurou-se ainda, apresentar sugestões de formação aos docentes do Estado fazendo uso da estrutura de educação a distância disponível no Paraná.