Ensino em ação: acompanhando professores em uma disciplina de mestrado profissiona
Gabriel Ginez Villarda, Prof. Dr Álvaro Lorencini Junior
Data da defesa: 12/06/2023
A presente dissertação tem como objetivo principal, observar e descrever as negociações realizadas por professores em uma disciplina remota de um programa de mestrado profissional em química de uma universidade estadual situada no norte do paraná, tão bem como a presença e influência de agentes não-humanos presentes nas aulas observadas, e na realidade destes professores. A imersão foi realizada no período de abril de 2021 até o final de junho de 2021. A opção teórico-metodológica está vinculada a uma bricolagem de técnicas e visões descrita através de uma experiência (n)etnográfica, na qual o pesquisador acompanhou as aulas remotas de professores em um programa de mestrado profissional com o intuito de anotar, escrever e revisar para que em seguida pudesse descrever e refletir a respeito das negociações e agentes que foram observados naquele espaço. Os dados foram obtidos através de anotações, diário de campo, observações e transcrições das aulas gravadas que foram analisadas utilizando a noção que Bruno Latour tem para com as ciências. De acordo com sua perspectiva, a prática científica é vista como uma imbricada rede composta por inúmeros elementos, instâncias, interesses, negociações, saberes e mobilizações que são resultado da agência de atores humanos e não-humanos que estão presentes nessa prática social que são as ciências. Esta visão foi utilizada como base, e direcionada para as observações das aulas a fim de tentar perceber os processos de negociação, mobilização, interessamento, agenciamento, entre outros que ocorreram na imbricada rede de ensino na qual foi realizada a imersão, trazendo assim a perspectiva de Latour para o processo de ensino e formação de professores enquanto o mesmo acontece, e que nomeei como ensino em ação.
Representações Sociais de Estudantes e seus Responsáveis sobre Educação Científica Informal
Eduardo Mozart Machado, Profª. Drª. Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Data da defesa: 31/01/2020
O campo da Educação é um território fértil para a pesquisa de Representações Sociais, com diversos estudos sobre Representações em Ciências, que buscaram compreendê-las por diferentes sujeitos que participam da Educação e da Escola. Os elementos de uma representação são, dentro de situações sociais específicas, impregnados por uma carga afetivo-emocional, a qual é variada segundo as características de cada elemento, a natureza social do objeto, a natureza da relação dos sujeitos com este mesmo objeto e as características conjunturais da situação (GIRAUD-HERAULT, 1998 apud CAMPOS et. al., 2003). Desta maneira, Jodelet (1989) demonstra que ao estudar as Representações sociais deve-se levar em consideração a articulação entre os elementos afetivos, mentais e sociais que, juntos, afetam a realidade onde estas surgem e interferem nas Representações de realidade social, ideal e material dos indivíduos. Assim, fica evidente que a família é o pilar principal para o desenvolvimento das pessoas e que, devido ao seu componente afetivo, as representações sociais também estão influenciadas pela vivência familiar de qualquer grupo social e suas concepções sobre educação científica e escolar passam por estes componentes, determinando o produto final das Representações. Desta maneira, o objetivo desta pesquisa foi buscar as Representações Sociais de Ciência Informal por estudantes de Ensino Fundamental e seus responsáveis. Esta pesquisa se insere numa abordagem quantitativa, em que se utiliza a análise prototípica, método consolidado no campo da pesquisa em Psicologia Social para a compreensão de Representações Sociais, associada a um questionário sociocultural na forma de entrevista estruturada, específico para esta pesquisa. Desta maneira, esta pesquisa foi realizada com 71 estudantes de Ensino Fundamental e 35 responsáveis. Ao analisarmos o contexto de moradia, o ambiente doméstico e o acesso à comunicação destes estudantes, nota-se uma influência considerável da Escola em suas Representações Sociais sobre Ciência no dia-a-dia, pois em casa os responsáveis em sua maioria exigem bom rendimento e colocam a Escola como única obrigação de muitos destes indivíduos e, consequentemente, suas Representações Sociais estão impregnadas com conceitos e características vinculadas ao ambiente escolar. Por outro lado, ao analisarmos as Representações Sociais dos responsáveis observa-se certa diferença com a de seus filhos, uma vez que o ambiente e a maneira como os responsáveis interagem e constroem suas identidades é diferente dos estudantes, sendo suas Representações vinculadas com o conhecimento e a pesquisa, bem como a Ciência como um instrumento importante nas relações construídas no dia-a-dia. Sondo assim, esta pesquisa apresenta um auxilio no entendimento da visão de Ciência Informal dos estudantes, a partir da realidade desta escola localizada em Londrina e pode servir como ajuda para estudos futuros na área de Educação em Ciência, que podem utilizar estas informações para compararem com estudantes de outras regiões. Além disto, a explanação inicial das Representações dos responsáveis é de grande importância ao demonstrar a participação destes sujeitos na educação dos seus filhos, na construção de sua identidade e também visão de mundo
Pedagogizados por um mundo steampunk – um olhar para o ensino das ciências por meio de um filme de ficção científica
Ana Carolina Arenhardt Tomaz Bialetzi, Prof. Dr. Moisés Alves de Oliveira
Data da defesa: 13/05/2016
Esta dissertação tem como objetivo analisar e problematizar as produções no sentido em que pedagogizam os sujeitos para um mundo steampunk e para isso, como material de análise, foi escolhido o filme As Loucas Aventuras de James West (1999). Com base na vertente dos estudos culturais, considera-se que produtos midiáticos, como filmes, ensinam determinados modos de ser, estar e fazer, na relação aberta entre obra e espectador. No movimento inverso ao da produção cinematográfica, a escolha das cenas se deu identificando os sentidos que o filme produziu na pesquisadora, dentre os quais se destacou o conceito steampunk, que se tornou a ferramenta teórica da análise feita aqui. O steampunk coloca sobrasura diferentes conceitos e preconceitos que fluem por entre os grupos culturais, provocando pensamentos a respeito das informações que nos interceptam, das apropriações que fazemos, do que nos constituímos como participantes de uma geração profundamente afetada pela interrelação com os avanços tecnológicos e científicos. Deste modo, no processo de apropriação, entre lutas e desconfianças, em meio a processos de resistência, construímos/endereçamos de maneira negociada o significado de ciência, de homem, de máquina, conceitos que nos ensinam sobre um mundo steampunk, no qual relações de criação e interação formam um novo espaço. Por tais possibilidades entendemos que o material analisado pedagogiza e estabiliza modos de se viver e aceitar uma nova posição do homem, que já não é natureza em sua totalidade, que hibridizado se tornou ciborgue. Podemos, assim, apreender que o ato de assistir é um modo de apropriação e mediação cultural, de apropriação, pois nessa troca contrariam-se efeitos de homogeneização do cinema com relação ao grupo de espectadores que se pretende atingir. Encontramos neste trabalho subsídios para conjecturar que a educação pode ocorrer em diversos espaços da sociedade contemporânea, sendo a escola apenas um deles. Interpelados por filmes, propagandas, pela televisão, estamos a todo o momento sendo endereçados, particularmente neste caso, ensinados para a vida em uma sociedade tecnicista, uma vida steampunk.
Torna-se e manter-se professor: algumas questões subjetivas
Maria Valéria Negreiros César Fagá , Prof. Dr. Sérgio de Mello Arruda
Data da defesa: 20/06/2008
O presente trabalho tem por objetivo investigar a captura por discursos e o perfil subjetivo de 5 professores de Matemática da Rede Pública de Educação do Estado do Paraná. É foco desta pesquisa a forma como a história de vida dos entrevistados influencia na construção deste perfil e em seus saberes docentes. Para levantamento das informações foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, em que se busca o resgate dos fragmentos da história de vida dos entrevistados. Os dados foram organizados em quatro fases da vida dos professores, sendo elas: Antes do Ensino Médio, o Ensino Médio, a Graduação e o tornar-se professor. Buscou-se a representação que cada professor elaborou durante estas fases em relação à docência. A partir dessas representações procurou-se identificar os discursos aos quais está submetido cada professor, bem como o seu perfil. Para a análise dos dados, utilizou-se a ‘captura por discursos’, tendo como referencial teórico a Psicanálise, principalmente a lacaniana, em que a identificação dos discursos dos professores entrevistados são utilizados na construção da representação de seu perfil subjetivo.