Teses e Dissertações
Palavra-chave: early algebra
TEORIAS COM ABORDAGENS SEMIÓTICAS: A IDEIA DE CONTIGUIDADE E POSSÍVEL DIÁLOGO INTERTEÓRICO EM UMA SITUAÇÃO DA EARLY ALGEBRA
Renata Aparecida de Faria, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 24/03/2023
As teorias que nortearam esta pesquisa possuem enfoques distintos: a Teoria dos
Registros de Representação Semiótica (TRRS), desenvolvida por Raymond Duval,
apresenta um enfoque cognitivo em que os registros de representações são inerentes ao
processo de ensino e aprendizagem de matemática e possibilitam a análise das atividades
cognitivas de formação, tratamento e conversão. O enfoque sócio cultural delimita os
pressupostos da Teoria da Objetivação (TO), teoria em desenvolvimento proposta por
Luis Radford que considera o Labor Comum como fundamental aos processos de
objetivação e subjetivação, ancorados pelos meios semióticos de objetivação. A tese
investiga como os elementos de duas teorias da Educação Matemática que utilizam
abordagens semióticas emergem em uma situação do contexto da Early Algebra
denominada “Quantos telefonemas?”. A pesquisa é caracterizada como qualitativa –
descritiva e foi realizada com estudantes do 6⸰ ano do Ensino Fundamental –Anos Finais,
em um colégio da Rede Estadual situado em uma cidade do norte do Paraná. A coleta de
informações ocorreu a partir das anotações no diário de campo da pesquisadora, fotos e
protocolos dos estudantes dos grupos denominados G1, G2, G3e G4. A mobilização de
diversos meios semióticos associados ao conceito de multimodalidade permitiu a
elaboração de um instrumento de análise multissemiótica divididos em três etapas. Na
primeira etapa, encontram-se a descrição dos meios semióticos utilizados (gestos,
entonação vocal, artefatos, e representações) na situação “Quantos telefonemas?”. A
segunda etapa da análise multissemiótica consistiu em indicar os processos de objetivação
e subjetivação de cada um dos grupos, a partir dos meios semióticos mobilizados – nos
quais, no grupo G3, os artefatos foram motivo de conflitos. Nesses processos de
subjetividades – formas de colaboração humana –, entre os integrantes dos grupos,
ocorreram também subjetividades da pesquisadora. Na terceira etapa, o meio semiótico
“representações” foi considerado em seus registros na indicação das atividades cognitivas
de tratamento e conversão. Dos elementos que emergiram na análise multissemiótica,
decorreu a ideia de contiguidade como a disposição dos elementos lado a lado, de modo
síncrono e permitiu a proposta de um possível diálogo interteórico entre aspectos das
teorias: o labor comum (TO), a autonomia intelectual (TRRS), a contração semiótica (TO)
e a coordenação (TRRS) entre os elementos das teorias. Quanto à situação do contexto da
Early Algebra, identificamos a covariação – relação entre quantidade de pessoas e
telefonemas – enquanto característica do Pensamento Algébrico.
Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do Ensino Fundamental I
Daniele Peres da Silva, Profª Drª. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 05/12/2012
Tomando a Early Algebra como área de pesquisa, a qual visa uma abordagem para o
ensino e aprendizagem da álgebra inicial, esta investigação apresenta uma análise
das produções escritas, atitudes, indagações, enfim, o comportamento de crianças
durante a resolução de tarefas. O objetivo foi identificar, analisar e discutir
características do pensamento algébrico em oito tarefas aplicadas a estudantes do
Ensino Fundamental I. Mais especificamente, buscamos compreender como trinta e
cinco estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do
município de Apucarana-PR lidam com tarefas da Early Algebra. Para organização e
interpretação dos dados, empregamos procedimentos à luz da Análise de Conteúdo,
sendo esta uma modalidade de pesquisa qualitativa. Por meio das respostas
apresentadas e das indagações e afirmações dos estudantes durante a resolução das
tarefas, o estudo mostrou que, embora as resoluções nem sempre estivessem
corretas, estas evidenciam indícios de pensamento algébrico, uma vez que os
participantes desse estudo perceberam e tentaram expressar as estruturas aritméticas
das tarefas, assim como, descreveram seus processos de pensamento. Portanto,
esses estudantes do Ensino Fundamental I têm condições de lidar e de desenvolver
aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma
linguagem simbólica algébrica.