Teses e Dissertações
Palavra-chave: EaD
Objeto de aprendizagem colaborativo : um estudo sobre a produção de professores em ambiente virtual como processo de formação docente
Sheila dos Santos Lima, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 27/05/2008
Este trabalho retrata um estudo sobre a proposta de formação, por meio da produção de
professores, denominada Objeto de Aprendizagem Colaborativo (OAC) no estado do Paraná.
A investigação foi realizada com base em informações recolhidas com sujeitos envolvidos
nessa proposta de formação: professores autores de OAC, professores que atuam na etapa de
validação dessa produção e também os responsáveis por essa proposta de formação na SEED
(Secretaria de Estado da Educação do Paraná), os coordenadores do Portal Dia-a-dia
Educação, por meio de uma abordagem qualitativa de pesquisa. Com o propósito de analisar
as considerações dos sujeitos envolvidos no processo de elaboração do OAC e os porquês
apresentados para que o OAC seja considerado um processo de formação docente, é exposto
neste trabalho referências que tratam da formação do professor, iniciativas de formação de
professores por meio das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), outras iniciativas
de objeto de aprendizagem e as características das produções classificadas como tal. Na coleta
de dados foi estudada a estrutura de elaboração do OAC, seu ambiente de construção on-line,
os recursos que compõem esse material, bem como as etapas de sua elaboração. Foram
realizadas entrevistas com professores autores de OAC (em andamento), validadores e
representantes da coordenação do Portal Dia-a-dia Educação. Também como subsídio de
dados sobre o OAC, foi realizado um curso com professores da rede, para acompanhar a
relação desses professores com a elaboração do OAC e aplicado questionário à professores
autores de OAC (publicados). Com base nas informações coletadas e no referencial teórico
adotado nessa pesquisa, o OAC é apontado como uma situação de formação, por colocar o
professor autor em uma situação de investigação, principalmente sobre sua própria prática
docente. Porém, são levantados também muitos pontos a serem questionados sobre essa
proposta de formação, como a ausência da participação de professores na elaboração de uma
proposta de formação que é voltada para eles, as mudanças de critérios no processo de
validação que acabam recaindo sobre a produção do professor autor, ou seja, sendo esse
obrigado a retomar a produção no meio do caminho com novos critérios. Procurou-se ainda,
apresentar sugestões de formação aos docentes do Estado fazendo uso da estrutura de
educação a distância disponível no Paraná.
Contradições emergentes entre proposta e implementação da informática na educação paranaense: análise da falas dos assessores pedagógicos
Willian Beline, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 22/09/2006
Este trabalho teve por objetivo sistematizar a organização da Informática na Educação (IE) no
Estado do Paraná, analisando as contradições emergentes entre proposta e implementação
mediante as falas dos Assessores Pedagógicos de duas CRTEs (Coordenações Regionais de
Tecnologia na Educação). Para isso, foram expostos os fundamentos teóricos sobre a IE, em
que se procurou demonstrar como evoluíram as tendências neste campo de estudo. Procurou-
se obter os dados dessa análise nos documentos oficiais sobre a IE do Estado do Paraná, bem
como pelas entrevistas com sujeitos representantes fundamentais do seu quadro constitutivo,
tendo em vista uma abordagem qualitativa de pesquisa. Foram realizadas um total de quatorze
entrevistas, dentre as quais nove foram com os Assessores Pedagógicos de duas CRTEs, uma
entrevista aplicada para a coordenadora da CETE (Coordenação Estadual de Tecnologia na
Educação), outra com a Orientadora Educacional do IMAPE (Instituto Municipal de Apoio
Educacional e Pesquisa), e as demais com os coordenadores do Portal Dia-a-Dia Educação,
departamento de Infra-Estrutura do CETEPAR (Centro de Excelência em Tecnologia
Educacional do PR) e com o responsável pelo ambiente de EaD denominado DOKEOS. O
resultado da análise das entrevistas foi confrontado com a documentação oficial existente da
CETE, buscando-se discutir a organização e as diretrizes da Informática Educacional no
Estado e suas contradições. Concluímos que diversas são as contradições que emergem entre
proposta e implementação em todo o processo da IE apontadas pelos Assessores das CRTEs
entrevistados, as quais denominamos X e Y. Diante disto, procurou-se lançar sugestões com o
propósito de amenizar alguns dos problemas encontrados. Tais propostas foram discutidas
tendo como fundamento a literatura sobre o trabalho cooperativo, zonas de risco e conforto,
ciclo e espiral de aprendizagem e algumas abordagens de EaD. Dentre as sugestões
apresentadas ressaltamos a espiral de capacitação, que é um novo encaminhamento proposto
para as capacitações realizadas pelas CRTEs.