Teses e Dissertações
Palavra-chave: divisão celular
Análise das Interações Discursivas na Elaboração de Conceitos de Divisão Celular
Regina Sayuri Ogawa, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 18/03/2019
O presente estudo propôs analisar as interações discursivas em aulas de
Ciências, com o intuito de avaliar como as interações podem contribuir para a
elaboração social do conhecimento científico, a partir da utilização de perguntas
sobre Divisão Celular em sala de aula, tendo o professor como o mediador do
conhecimento. É neste contexto que nos embasamos na teoria
sociointeracionista de Vygotsky para a realização desta pesquisa, almejando
responder às seguintes questões: como o professor pode conduzir as interações
discursivas, por meio de perguntas, para facilitar a aprendizagem e provocar um
conflito cognitivo nos alunos? Que tipos de perguntas o professor faz durante as
interações discursivas para a elaboração e construção do conhecimento? Para
responder tais indagações, foram realizadas análises das interações discursivas
e dos tipos de perguntas feitas pela professora sobre Divisão Celular, mais
especificamente da interfase, a mitose e a meiose, relacionando com eventos
que ocorrem nos seres vivos, como crescimento e o câncer, ocorridas em uma
turma de 8º ano do Ensino Fundamental, em um colégio da rede estadual de
ensino da cidade de Londrina, Paraná. Foram utilizadas sequências de imagens
da Divisão Celular para que as interações ocorressem. Para a análise das
interações discursivas foram utilizadas a ferramenta analítica de Mortimer e Scott
(2002) e a classificação de perguntas baseada no trabalho de Lorencini Jr
(1995). Ao final da análise foi possível evidenciar o padrão discursivo, como o
uso predominante da abordagem comunicativa interativo/de autoridade, bem
como a ocorrência de Zona de Desenvolvimento Proximal e conflitos cognitivos,
além do uso constante de perguntas classificadas como de explicação.