Teses e Dissertações
Palavra-chave: discussão histórico-filosófica
Um estudo histórico-filosófico acerca do papel das demonstrações em cursos de bacharelado em Matemática
Thiago Nagafuchi, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 05/03/2009
A pergunta geradora desta pesquisa é “(como) seria possível um ensino mais explícito das
demonstrações a partir de um debate histórico-filosófico?”. E mais especificamente, “qual seria
a importância desta pergunta no contexto de formação do bacharel em Matemática?”. A
pesquisa é de cunho qualitativo, em que os passos principais foram o levantamento
bibliográfico, a reconstrução histórica das demonstrações, a busca por aspectos filosóficos
acerca das demonstrações e a realização e análise de entrevistas semiestruturadas com
professores envolvidos com a coordenação e o com o curso de Bacharelado em Matemática,
buscando uma epistemologia subjacente que caracteriza sua prática real com relação à
demonstração. A partir de outras pesquisas da área de Educação Matemática e do diagnóstico
obtido por meio da análise e da síntese dos depoimentos, apresentamos elementos que
possibilitem propostas de abordagens histórico-filosóficas acerca das demonstrações em
cursos de Bacharelado em Matemática, de forma que o bacharel tenha capacidade de
compreender de uma maneira mais aprofundada a Ciência que se estuda, possivelmente
tornando-se capaz de realizar um exame crítico e analítico desta.