Teses e Dissertações
Palavra-chave: dimensões relacionais da docência
Dimensões Relacionais da Docência Proporcionadas a Estudantes da Licenciatura em Química da UEL
Miriam Cristina Covre de Souza, Profª. Drª. Marinez Meneghello Passos
Data da defesa: 30/11/2018
Diversas pesquisas, publicadas na literatura especializada da área, têm comprovado que os
cursos de formação inicial não estão preparando os futuros professores para enfrentar a
realidade de uma sala de aula com todas as suas complexidades. Entretanto, mesmo sendo um
consenso a importância e a responsabilidade dos cursos de formação inicial de professores,
muitos destes não têm mostrado avanços e inovação em sua estrutura curricular que
possibilitem ao futuro educador uma base consistente de conhecimentos para enfrentar o
início de uma carreira docente. Alguns autores relatam que, além da importância da grade
curricular, devemos também compreender a maneira pela qual o licenciando aprende a ser
professor. Como esse processo ainda apresenta aspectos desconhecidos, nesta pesquisa de
doutorado propomo-nos a identificar as Dimensões Relacionais da Docência (DRD) – de
interesse, de conhecimento, reflexiva, comunitária e identitária – proporcionadas a estudantes
de Licenciatura em Química da UEL. Para tanto, acompanhamos 16 sujeitos por um período
de quatro anos, ao longo do qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas
anual ou semestralmente (total de 6 entrevistas por sujeito) para coleta de dados. Contudo,
devido à grande quantidade de dados coletados, nesta pesquisa investigamos apenas quatro
sujeitos (Titânio, Ferro, Cobre e Zinco). As entrevistas depois de transcritas foram analisadas
a partir da Análise Textual Discursiva, tendo as DRD como categorias a priori. Por meio das
análises, percebemos que o curso de Licenciatura em Química oportunizou as cinco DRD aos
estudantes, sendo as categorias reflexiva e de interesse os destaques para os quatro
investigados. No entanto, fazendo uma análise por entrevista, percebemos que os
motivos/fatores envolvidos em cada DRD foram diferentes para os quatro sujeitos, ou seja, as
DRD dos licenciandos não foram exatamente as mesmas para um mesmo período investigado.
Ainda foi possível inferir que o curso de Licenciatura em Química proporcionou a construção
da identidade docente dos quatro sujeitos desde o primeiro ano no curso, e que todos tinham
intenção de lecionar na Educação Básica. Quanto ao processo formativo, este mostrou ser
individual e dependente dos contatos/experiências estabelecidos pelos licenciandos tanto
dentro quanto fora da universidade. Os estudantes que não fizeram parte do PIBID2 indicaram
ter pouco conhecimento prático acerca da docência, resultado oposto ao observado para os
estudantes que fizeram parte do programa desde o primeiro ano do curso. Os resultados desta
tese apontaram para a necessidade do curso de formação inicial de professores em
disponibilizar disciplinas que insiram o futuro professor no contexto escolar desde o primeiro
ano, para que ele/ela conheça melhor sua futura profissão e possa dedicar-se a ela durante o
curso, além da importância de propiciar aos estudantes projetos direcionados à formação
docente e participação em eventos científicos da área