Teses e Dissertações
Palavra-chave: dimensões de conhecimentos dos números inteiros relativos
Uma abordagem com números inteiros relativos na 8ª classe: indicadores para uma proposta de formação de professores
Geraldo Vernijo Deixa, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 10/06/2014
Esta pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta de ensino, para o trabalho
com números inteiros relativos para a educação escolar que articule as dimensões
de conhecimento dos números relativos (reta, contexto e abstrata) em uma proposta
de tarefas para formação de professores de Matemática. Buscamos um quadro de
referência com base na perspectiva da multidimensionalidade do conhecimento
(BRUNO, 1997). A pesquisa compreendeu três fases: a primeira consistiu na revisão
da literatura a respeito do tema, a segunda, num curso de formação de professores
em exercício e, a última, aplicação em quatro turmas da 8ª classe de uma Escola
Secundária da cidade de Quelimane. Adotamos uma abordagem qualitativa com
base na Análise de Conteúdo, realizamos uma análise de quatro livros didáticos e
um Programa de Ensino da Matemática da 8ª classe à luz da multidimensionalidade
de conhecimento, tendo constatado que as três dimensões de conhecimento estão
desarticuladas. Nestes documentos há predomínio de tarefas na dimensão abstrata,
sendo poucas as alternativas sugeridas para o tratamento do tema. Os resultados da
aplicação indicam que uma abordagem multidimensional pode contribuir para uma
aprendizagem efetiva dos números inteiros relativos. Nesses documentos são
sugeridos como vias para o ensino desse conteúdo matemático: situações que
envolvem negócios, a altitude, cronologia, temperatura, impossibilidade da subtração
em N, uso da História da Matemática, a reta numerada, o método extrapolatório do
Freudenthal (1973) e uso de diagrama de Vergnaud. Estas constatações serviram de
indicadores para a elaboração de uma proposta de tarefas para a formação de
professores de Matemática do sistema educacional de Moçambique.