Teses e Dissertações
Palavra-chave: dimensões da aprendizagem científica
As Dimensões da Aprendizagem Científica em Questões do Pisa que Abordam Conteúdos Químicos
Paulo dos Santos Nora, Profª. Drª. Fabiele Cristiane Dias Broietti
Data da defesa: 04/05/2017
Esta pesquisa consiste em um estudo das Dimensões da Aprendizagem Científica
(DAC) contempladas em questões do PISA que abordam conteúdos químicos. Com
base nas análises dos enunciados e das respostas esperadas das questões de
Ciências do PISA, por meio dos pressupostos metodológicos da análise de
conteúdo, esta investigação de cunho predominantemente qualitativo, teve a
intenção de identificar e analisar as Dimensões da Aprendizagem Científica
presentes nas questões, a saber: as práticas científicas; os conceitos transversais e
as ideias centrais disciplinares. Considerando estas dimensões como categorias a
priori, como resultados evidenciamos que houve concordância entre as Dimensões
da Aprendizagem Científica identificadas nas questões e as competências exigidas
pelo PISA, além de que estas podem fornecer indícios de letramento
científico.Sendo assim, as Práticas Científicas demonstram ser ações importantes
para a compreensão e resolução das questões em diferentes contextos, contribuindo
para o envolvimento dos estudantes com a investigação científica. Os Conceitos
Transversais possibilitam ideias norteadoras que ajudam os estudantes em sua
prática, para melhor investigar, compreender e explicar os fenômenos científicos, e
para isso, são necessários conteúdos científicos contemplados, ou seja, as Ideias
Centrais Disciplinares. Logo, por meio das DAC, a ciência pode ser compreendida
como um processo, no qual o estudante é o sujeito ativo, que reflete e a utiliza em
seu contexto.