Teses e Dissertações
Palavra-chave: dificuldade
Fração no Ensino Fundamental: Uma análise de pesquisas realizadas entre 2010 e 2020.
Giovana Rodrigues Castilho, Profa. Dra. Ângela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 24/05/2022
Neste trabalho, o objetivo foi verificar o que apresentam os resultados de algumas
pesquisas realizadas com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental a fim
de evidenciar seus conhecimentos a respeito do conceito de fração (ordinárias ou não)
e suas interpretações: medida, número, operador, parte-todo, quociente e razão,
segundo Kieren e Behr et al, que apontam a necessidade dessas interpretações para
o ensino de fração. Essa pesquisa configurou-se do tipo bibliográfica e para a análise
dos documentos, os dados foram analisados à luz da Análise do Conteúdo. Dessa
forma, escolheu-se sete pesquisas que apresentam informações a respeito do
conhecimento dos estudantes do Ensino Fundamental a respeito de fração. Dos
resultados das pesquisas, identificou-se lacunas por parte dos estudantes a respeito
do conceito de fração e suas interpretações. Entre as dificuldades, viu-se que os
estudantes não compreendem nem a noção de inteiro, que é imprescindível para o
domínio do conceito de fração. Além disso, seis dos sete trabalhos analisados
apontaram que os estudantes não compreendem a fração como parte-todo, noção
essencial para compreensão posterior das interpretações medida e número segundo
Kieren.
Construção do conceito de medição por meio de uma estratégia pedagógica baseada no Modelo Didático de Formulação de Pergunta
Vínicius Montai, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 30/04/2010
O laboratório didático é de suma importância no aprendizado de Física já que contribui
para relacionar teoria e prática. Entretanto, estudos relatam que muitos alunos
demonstram dificuldade em compreender as atividades experimentais por se encontrarem
no Paradigma Pontual e, portanto, carregam representações problemáticas ao se
depararem com a realização de atividades investigativas que envolvem mensurações. A
utilização de práticas que permitam o desenvolvimento dos conteúdos por meio das
interações discursivas constitui uma importante estratégia na superação de problemas
que afetam o sistema de ensino em geral e particularmente o ensino de Física. O
presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de entendimento alcançado pelos
alunos durante uma atividade de medição no laboratório didático, no qual o Modelo de
Formulação de Perguntas foi adotado para guiar o discurso do professor, como estratégia
para a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes no ensino de Física.
Foram analisados 21 alunos do 1º ano de graduação em Engenharia Ambiental de uma
universidade pública na cidade de Londrina (Paraná). Questionários escritos foram
aplicados antes e após a realização de uma atividade experimental para verificar o
entendimento dos alunos sobre o processo de medição. Os alunos foram orientados a
realizar a medição do período de um pêndulo simples e após o procedimento, o professor
guiou uma discussão orientando-se principalmente nos fundamentos do Modelo Didático
de Formulação de Perguntas, a fim de estimular os alunos a refletirem a respeito da
atividade realizada e dos resultados encontrados. Com isso, o professor visou explorar
possíveis mudanças no entendimento dos alunos a respeito do processo de medição para
o paradigma de conjunto. Os resultados mostraram que os 21 alunos encontravam-se no
Paradigma Pontual antes da realização da atividade experimental. No entanto, após a
discussão baseada no Modelo de Formulação de Perguntas, 16 alunos passaram a ter
razões que os enquadravam no Paradigma de Conjunto. Embora inicialmente os alunos
tenham apresentado conceitos que se encaixaram no Paradigma Pontual, a devida
orientação do professor durante a realização da atividade experimental, guiado pela
Modelo de Formulação de Perguntas, demonstrou ser eficiente na condução do raciocínio
dos alunos ao Paradigma de Conjunto e, conseqüentemente, contribuiu de maneira
positiva na construção do conceito de medição dos estudantes