Teses e Dissertações
Palavra-chave: didática das ciências
ESTUDO DA RADIAÇÃO DO CORPO NEGRO – UMA PROPOSTA HCTS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
ANDRÉIA HORNES MACEDO, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 13/07/2022
Nesta pesquisa apresentamos a Proposta HCTS – História, Ciência Tecnologia e
Sociedade, que traz uma relação entre a História da Ciência e a abordagem CTS para
o ensino da Radiação do Corpo Negro. Essa proposta é resultado de uma pesquisa
teórico-metodológica no campo da Didática das Ciências e mobilização de Saberes
Docentes, considerando que o professor é o sujeito que constrói seus saberes e a
sala de aula o meio que possibilita a prática dessa construção. Nesse contexto,
disponibilizamos a proposta para que especialistas da área avaliassem, por meio de
um questionário, a potencialidade e relevância da mesma na formação de
professores, bem como a aplicabilidade da mesma como uma metodologia de ensino
construtivista. Como complementação à proposta, apresentamos uma sequência
didática modelo, a qual também foi avaliada pelos especialistas, com o objetivo de
demonstrar como a proposta HCTS pode ser desenvolvida por professores de
educação básica no ensino de Física. Para essa sequência, utilizamos a Radiação do
Corpo Negro como conteúdo científico a ser desenvolvido nos aspectos da proposta,
visto o debate histórico-científico promovido por esse tema e as discussões entre
ciência, tecnologia e sociedade, permeadas pela História da Radiação do Corpo
Negro, que ampliam os horizontes, dando início a Física Moderna. Por meio da análise
dos registros da avaliação por especialistas, nossas hipóteses de que uma proposta
pautada na História da Ciência e nas relações apresentadas pela Abordagem CTS
seja relevante para a formação dos professores e potencialmente produtiva para o
processo de ensino e de aprendizagem, foram consolidadas. Esses resultados
indicam a proposta HCTS como uma contribuição no campo da Didática das Ciências
e de saberes docentes na Educação em Ciências.
A Didática das Ciências na formação inicial docente: elaboração de conhecimentos sobre o ensino de Ciências
Tanisse Torres Albertoni, Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Data da defesa: 22/04/2015
O presente estudo tem como principal propósito compreender a evolução das
concepções de quatro licenciandos em Ciências Biológicas (UEL/Paraná) sobre o
processo de ensino-aprendizagem, o conhecimento em sala de aula e o papel do
professor de Ciências. Essa investigação se baseia na análise de três momentos
distintos com seus respectivos registros de dados desses estudantes, na disciplina
de Didática das Ciências Naturais, a saber: um questionário ao início da disciplina,
produção escrita ao longo da disciplina e uma entrevista ao término da disciplina. De
acordo com os resultados obtidos identificamos um processo de reconceptualização
dos alunos quanto aos conteúdos escolares e procedimentos didáticos na
reelaboração das concepções, sendo que esse processo evoluiu de modo gradual
ou apresentou mudanças com avanços e retrocessos das ideias iniciais. Esses
resultados evidenciaram que as atividades desenvolvidas durante a disciplina podem
ter efeitos moderados ou significativos para os diferentes estudantes pesquisados,
de modo a promover e contribuir para um processo pessoal de elaboração de um
conhecimento sobre como ensinar Ciências.
Uma abordagem didática com enfoque na história da física do plasma por meio da Aprendizagem Significativa
Samuel de Oliveira Fajardo Saviski, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 30/06/2014
O estudo foi realizado em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola
particular de Londrina, com intenção de encontrar possíveis relações de uma síntese
histórica da Física do Plasma com a Aprendizagem Significativa Crítica, por meio
das Unidades Potencialmente Significativas e dos Mapas Conceituais. Foi elaborado
uma sequência didática, com pressupostos nas Unidades de Ensino Potencialmente
Significativas (UEPS), para a ser implementada em horário extra curricular e sem
atribuição de notas. Foram feitas duas implementações, na primeira implementação
compareceram seis alunos que construíram um mapa durante a implementação da
sequência e outro seis meses depois. Na segunda implementação foram convidados
alunos de dois colégios e compareceram 14 alunos, que construíram somente
mapas durante a implementação. Após a elaboração dos mapas foi utilizado a
análise de conteúdo de Bardin para analisar os mapas, depois do estudo de cada
implementação foram feitas comparações por meio das unidades mais frequentes
para estabeler as relações. A partir dessas relações, busca-se entender se uma
síntese histórica aliada a conteúdos de física moderna poderia ser utilizada como
facilitadora da Aprendizagem Significativa Crítica.
Construção de uma sessão de cúpula para o ensino de física em um planetário
Juliana Romanzini, Profª. Drª. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 25/02/2011
Nossa pesquisa, de cunho qualitativo, se baseia na investigação do potencial
pedagógico que os Planetários podem oferecer para o ensino de conceitos
científicos que vão além da área da Astronomia, abrangendo também outras
Ciências, tais como a Física, Biologia, Química e Matemática. Para isso
investigamos a construção de uma sessão de cúpula para o ensino de
conceitos físicos relacionados ao funcionamento dos telescópios. As sessões
de cúpula são uma das principais atividades realizadas nos Planetários, e se
constituem de apresentações realizadas para abordar conceitos diversos,
utilizando-se para isso um projetor de estrelas e diversos equipamentos
auxiliares, que criam momentos imersivos em que o público se sente parte do
ambiente simulado. Como suporte para a elaboração e construção de uma
sessão de cúpula com tais objetivos, utilizamos os referenciais advindos da
Didática das Ciências e da História da Ciência. O título sugerido para a mesma
foi “Além dos olhos – a Astronomia a partir dos telescópios”. Com tal
elaboração e posterior aplicação dessa sessão de cúpula no Planetário de
Londrina/PR para estudantes do Ensino Médio, acompanhada de aplicação de
questionários pré e pós-atividade, identificamos uma influência dessa atividade
mais claramente nos registros escritos dos alunos que nada conheciam do
assunto. Houve também uma ocorrência da emissão de asserções de valor
pelos alunos em relação a valores cognitivos, sociais e pedagógicos
pertinentes à atividade, e o interesse do público participante no aprimoramento
da sessão, notadamente na aproximação das sessões de cúpula aos vários
assuntos escolares que vivenciam. Acreditamos que esses elementos
evidenciam o papel colaborativo das sessões de cúpula no ensino não-formal.