Teses e Dissertações
Palavra-chave: desigualdade de gênero
NOÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL A RESPEITO DE QUESTÕES DE GÊNE
LUCILENE DOS SANTOS SEBASTIÃO, Profa. Dra. Irinéa de Lourdes Batista
Data da defesa: 25/10/2022
Diante das desigualdades de gênero construídas em nossa sociedade, as mulheres
nem sempre tiveram e têm o mesmo direito ao acesso à educação dos homens,
devido à uma crença de um papel feminino predeterminado para cuidado do lar,
esposo e filhos. Além disso, há uma naturalização que as estudantes são
consideradas inaptas a fazerem Ciência e Matemática, sendo o raciocínio lógico
matemático considerado masculino. Tais ideias, mesmo que de forma não explícita,
trazem ainda consequências atualmente em que muitas meninas/mulheres não são
tão incentivadas quanto os meninos/homens a estudarem/seguirem carreira na
Matemática. A partir dessas constatações e pesquisas relacionadas à docência em
Matemática e se ações de professoras e professores contribuem para a desigualdade
de gênero na área da Matemática, este trabalho teve como objetivo conhecer as
noções de estudantes de Licenciatura em Matemática a respeito de questões de
gênero e desigualdade de gênero na Matemática em uma Universidade Estadual do
Paraná. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico na busca de
artigos em revistas de Qualis (2016) A1 e A2, em Anais de eventos de
Educação/Ensino de Matemática (e/ou Ciências), além de Teses e Dissertações no
catálogo da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD),
a fim de encontrar trabalhos relevantes para esta dissertação que relacionassem os
assuntos: gênero, Matemática e docência. Para coletar informações a respeito de
noções de futuros professores de Matemática acerca das questões de gênero e
Matemática, foi elaborado um questionário no Google Forms e disponibilizado aos
respondentes que aceitaram participar desta pesquisa. Buscamos, para responder ao
questionário, estudantes dos últimos dois anos de Licenciatura em Matemática da
Universidade pública do Paraná. Ao todo obtivemos 11 questionários efetivamente
respondidos. Para análise das informações obtidas foi utilizado o método de Análise
de Conteúdo de Laurence Bardin (2016). Com base na análise realizada, percebe-se,
pelas respostas dos estudantes no questionário, que o que eles
sabem/conhecem/entendem a respeito das desigualdades de gênero na Matemática
não é aprofundado e que não há, a partir das respostas, uma ideia clara do que seria
o conceito de gênero, e as/os estudantes apresentam a ideia binária de feminino e
masculino. Em relação às influências que docentes de Matemática podem ter nas
desigualdades de gênero, as/os estudantes ficam divididos em “se as ações, crenças,
falas de docentes influenciam” ou “se não influenciam” na perpetuação dessas
desigualdades, além de ficarem divididos, também, em relação se é importante ou não
para docentes de Matemática conhecerem a respeito de questões de gênero. Por fim,
considera-se que as questões de gênero na Matemática ainda são pouco trabalhadas
por não serem autoevidentes. Considera-se a evidência da realização de mais
estudos que abordem essa temática, além da relevância em levar tais debates para a
formação da/do docente de Matemática.