Teses e Dissertações
Palavra-chave: desenvolvimento profissional
Um estudo acerca de possíveis contribuições do PROINTE/UEM para a formação inicial de professores de Matemática
Ligia Bittencourt Ferraz de Camargo, Profa. Dra. Angela Marta Pereira das Dores Savioli
Data da defesa: 25/02/2022
Neste trabalho tem-se como objetivo investigar possíveis contribuições do Programa de Integração Estudantil (PROINTE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na formação inicial de egressos do curso de Licenciatura em Matemática desta instituição, que participaram desse Programa como preceptores. Desenvolve-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho interpretativo, havendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Os participantes da pesquisa foram uma coordenadora geral do Programa, uma coordenadora das atividades de preceptorias da área da Matemática, uma docente do Departamento de Matemática, além de dez preceptores. Assume-se a formação de professores sob a perspectiva do desenvolvimento profissional ancorando-se em (PONTE, 1998; MARCELO, 2009) entre outros autores como (PEREZ, 1999; PASSOS et al., 2006). Ademais, serviram de base para esta investigação aspectos apontados por pesquisas na área de Ensino de Matemática no qual os cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil apresentam defasagens, ou seja, lacunas decorrentes da formação oriunda dos cursos de Licenciatura em Matemática, bem como um levantamento de pesquisas que tiveram como foco de estudo investigar contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Matemática. Os resultados sugerem contribuições oportunizadas pelo PROINTE relacionadas ao conteúdo matemático, à prática de sala de aula, à interação com os estudantes, ao planejamento, ao comportamento e à atuação como professor. Verifica-se o Programa como um contexto favorável a formação docente e capaz de ir além dos objetivos a que se propõe, podendo impulsionar o desenvolvimento profissional dos licenciandos em Matemática que atuarem como preceptores, ao propiciar momentos de interação, oportunizar possíveis reflexões, requerer estudos, exigir responsabilidade e envolver novas aprendizagens que podem repercutir na prática docente desses futuros professores.
Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática na Exploração do Caso Multimídia Plano de Telefonia
Júlio Cézar Rodrigues de Oliveira, Profª Drª Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 18/12/2017
A questão que norteou a presente investigação foi: Que elementos de um contexto de
formação continuada possibilitam o desenvolvimento profissional de professores de
Matemática a partir da exploração de um caso multimídia, com foco na fase de discussão
coletiva de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório? Para responder a essa pergunta
estabelecemos os seguintes objetivos: descrever alguns trechos de episódios do
empreendimento exploração do caso multimídia “Plano de Telefonia” em uma Comunidade
de Prática denominada CoP- ProfMARE; e analisar produções escritas e discussões realizadas
na CoP-ProfMARE relacionadas à fase de discussão coletiva da tarefa referente ao caso
multimídia “Plano de Telefonia”. Para as análises tomamos como perspectiva teórica os
objetivos para o desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática, propostos
por Sowder (2007) e as dimensões do que consiste interpretar e reconhecer interações em sala
de aula (VAN ES; SHERIN, 2002; 2008) e classificamos os dados de acordo com essas
perspectivas. A partir dessa classificação, destacamos os elementos do contexto que
possibilitaram o desenvolvimento profissional dos membros da CoP-ProfMARE,
nomeadamente: relatar experiências; discutir perspectivas de ensino alternativas ao ensino
diretivo, em específico o Ensino Exploratório; utilizar aspectos de sua experiência para lidar
com os desafios da/na prática em sala de aula; discutir aspectos da dinâmica da aula, do papel
do professor, do planejamento e da avaliação na perspectiva do Ensino Exploratório; resolver
tarefas; discutir conteúdos matemáticos; levantar hipóteses acerca das dificuldades e dos erros
dos alunos; discutir dificuldades dos alunos no trabalho com perspectivas alternativas ao
ensino diretivo e como superá-las; e socializar opiniões. A liberdade que as professoras
tiveram em compartilhar experiências, em apresentar dúvidas, questões e desafios de sua
prática para serem discutidas na CoP, em propor novos empreendimentos, e a confiança que
elas depositaram em todos os membros da CoP, foram aspectos marcantes para o
desenvolvimento profissional dos envolvidos nesse processo de formação.
Desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática na exploração de um caso multimídia na perspectiva do Ensino Exploratório
Helen Dabiani Frioli Mota, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 06/06/2016
Neste trabalho buscamos responder a seguinte questão de investigação: “Que indícios de
desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática podem ser identificados
na exploração de um caso multimídia desenvolvido na perspectiva do Ensino Exploratório?”
Para isso, foram analisados produções escritas e registro em áudio das discussões da turma do
4º ano do curso de Matemática (habilitação: licenciatura), da Universidade Estadual de
Londrina, na exploração de um caso multimídia denominado “Os colares”. A exploração do
caso multimídia investigado nesse trabalho ocorreu no contexto da disciplina “Prática e
Metodologia do Ensino de Matemática II: Estágio Supervisionado”, no 1º semestre de 2015.
A partir da descrição da trajetória de exploração do multimídia, identificamos e analisamos
dois pontos de enfoque assumidos pelos futuros professores, nomeadamente: a tarefa “Os
colares” e suas características; as principais ações do professor nas fases: Proposição e
apresentação da tarefa, Desenvolvimento da tarefa, Discussão coletiva da tarefa e
Sistematização. Os resultados evidenciam que no decorrer da exploração do caso multimídia
os futuros professores mobilizaram/construíram: uma visão compartilhada para o ensino e a
aprendizagem da Matemática; conhecimentos sobre conteúdos matemáticos; compreensão de
como os alunos aprendem Matemática; conhecimento pedagógicos do conteúdo compreensão
sobre o papel da “equidade” na matemática escolar; e compreensão de si como um professor
que ensina matemática. Além disso, identificamos elementos relacionados as três dimensões
do que consiste reconhecer e interpretar interações em sala de aula (VAN ES; SHERIN, 2002;
ALSAWAIE; ALGHAZO, 2010), a saber: identificar o que é importante ou digno de nota em
uma situação de sala de aula; interpretar a situação de ensino com base no conhecimento do
contexto; estabelecer conexões entre os aspectos observados e princípios mais amplos dos
processos de ensino e aprendizagem. Esses aspectos revelam indícios de desenvolvimento
profissional por parte dos futuros professores. As ações da professora ganharam destaque ao
longo da exploração do caso multimídia, nomeadamente as ações de questionar; de cuidar da
manutenção do nível de demanda cognitiva da tarefa; de solicitar justificações dos alunos
quanto às suas resoluções; de confrontar diferentes resoluções para uma mesma tarefa; e de
gerir a participação dos alunos durante a fase de discussão coletiva da tarefa. A análise do
caso multimídia permitiu que os futuros professores identificassem as principais ações de um
professor na perspectiva do Ensino Exploratório e refletissem a respeito da importância dessas
ações para a aprendizagem dos alunos, tendo a oportunidade de modificar seus
conhecimentos, bem como suas compreensões e crenças sobre o ensino e a aprendizagem,
aspectos essenciais para o desenvolvimento profissional do professor.
“Elementos de uma Comunidade de Prática que permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de Matemática na utilizaçao do Software Geogebra
Loreni Aparecida Ferreira Baldini, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 15/08/2014
Ao considerar a complexidade que envolve a formação de professores, em especial, no que
tange à integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática
pedagógica, investigou-se, neste estudo, que elementos da prática da Comunidade de Prática
de Formação de Professores de Matemática (CoP-FoPMat) na utilização do software
GeoGebra permitem o desenvolvimento profissional de professores e futuros professores de
matemática. Para isso, formou-se um grupo de estudo, que se constituiu em uma Comunidade
de Prática, com professores e futuros professores de matemática interessados em aprender a
utilizar o software GeoGebra no ensino da matemática. Para atender aos propósitos desta
investigação, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa na perspectiva da pesquisa
intervenção. A aprendizagem e a mobilização/constituição de conhecimentos para o uso do
GeoGebra em sala de aula é assumida neste trabalho como indicadores do desenvolvimento
profissional de professores e futuros professores. Para discutir a aprendizagem dos
participantes da CoP-FoPMat, ancora-se na perspectiva teórica da Teoria Social da
Aprendizagem proposta por Etienne Wenger e, para orientar a formação para o uso do
software GeoGebra, utiliza-se o quadro conceitual Conhecimento Tecnológico e Pedagógico
do Conteúdo (TPACK) de Punya Mishra e Matthew J. Koehler. Entre os empreendimentos
identificados na prática da CoP-FoPMat, realizou-se a análise de dois deles, nomeadamente,
resolver tarefas utilizando o software GeoGebra e apresentar, analisar e discutir a resolução
dessas tarefas. Reflexões advindas da análise desses empreendimentos possibilitaram a
identificação dos seguintes elementos: oportunidades de seus membros de desempenharem
um papel ativo no seu processo de formação; de sentirem-se desafiados a partir da resolução
da Tarefa; de partilharem experiências; de exporem erros sem constrangimentos; de
apresentarem, justificarem, explorarem e compararem estratégias; de utilizarem as tecnologias
digitais e a “lápis e papel”, integradas ou não; de contarem com a presença do expert no
grupo; de desenvolverem relacionamentos/interações, respeito e confiança, solidariedade,
criatividade. Os resultados desta investigação sugerem que, para a formação de professores,
na perspectiva do desenvolvimento profissional, sejam considerados espaços de discussões
desencadeados pelo uso das tecnologias digitais contemplando os elementos identificados
neste trabalho.
O estágio supervisionado e o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática: uma análise a respeito da identidade profissional docente
Bruno Rodrigo Teixeira, Profª. Drª. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Data da defesa: 25/10/2013
O objetivo do presente estudo foi investigar a participação do Estágio Supervisionado no
desenvolvimento da identidade profissional docente de futuros professores de
Matemática, na ótica de licenciandos em Matemática, a fim de responder as seguintes
questões: Que elementos relacionados à identidade profissional docente são
mobilizados/desenvolvidos no contexto do Estágio Supervisionado? Como as ações
desenvolvidas no âmbito do Estágio Supervisionado contribuem para a
mobilização/desenvolvimento desses elementos? Para atender a esse propósito,
desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, tendo como
instrumento de coleta de informações uma entrevista semiestruturada, realizada com
graduandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de
Londrina. Utilizamos como parâmetro de análise a busca por elementos relacionados ao
“eu profissional que [futuros professores] constroem e reconstroem tornando-se e sendo
professores” (PONTE; CHAPMAN, 2008, p. 242). Os futuros professores revelaram que,
no decorrer do Estágio Supervisionado, tiveram a intenção de incorporar ou não aspectos
da prática pedagógica observados em outros professores; uma visão a respeito de uma
boa aula; desveladas crenças a respeito do planejamento de aulas; o despertar de um
senso crítico no planejamento de aulas; abertura para o trabalho com os pares; o
desenvolvimento de uma atitude de pesquisa e de novos conhecimentos a respeito do
ensino; apropriação de características profissionais do orientador; consciência a respeito
de situações imprevistas; a incorporação de atitudes que interferem no ambiente de
aprendizagem; e reafirmação da decisão de ser professor. Ao longo das análises,
também foi possível evidenciar/adaptar para o contexto investigado alguns dos elementos
relacionados à identidade profissional docente destacados por Ponte e Chapman (2008),
a saber, apropriação de valores da profissão, crenças sobre o ensino e sobre si mesmos
como professores, visão do tipo de professor que querem ser, um entendimento de si
mesmos como aprendizes e capacidade de refletir sobre a experiência. Para que os
futuros professores de Matemática mobilizassem/desenvolvessem esses elementos,
mostraram-se fundamentais: a análise da prática pedagógica de professores que atuam
na Educação Básica, as interações promovidas junto a orientadores com uma atitude
questionadora, a dinâmica de trabalho estabelecida por eles na regência, a socialização
de avaliações realizadas pelos supervisores a respeito de sua atuação como professores
na regência, bem como o roteiro utilizado para a elaboração do Relatório Final de
Estágio, que os incentiva a descreverem detalhadamente como se deu o
desenvolvimento de suas aulas no Estágio de Regência e analisá-las criticamente. Além
desses resultados apresentados, foi possível evidenciar também que, ao participar do
desenvolvimento da identidade profissional docente de professores de Matemática em
formação inicial, o Estágio Supervisionado possibilita aprendizagens a respeito da
docência diretamente relacionadas à prática letiva do professor que podem subsidiá-los
futuramente nos diferentes momentos de seu trabalho: antes, durante e após as aulas