Teses e Dissertações
Palavra-chave: desenvolvimento
Deixa eu ver’: duas crianças cegas e as relações estabelecidas no cotidiano escolar das aulas de ciências
Laryssa Costa Lopes, Profª. Drª. Rosana Figueiredo Salvi
Data da defesa: 07/08/2012
As atividades cotidianas são imprescindíveis na vida de todo o ser humano, e é por meio delas
que temos a possibilidade de nos constituir, desenvolver e aprender. A interação do sujeito
com o meio é condição básica para que estes processos ocorram, como propõem Piaget. Com
base nestes princípios e fundamentos, a intenção nesta pesquisa é procurar estabelecer um
diálogo com estas concepções construtivistas piagetianas, em que uma visão relacional do
desenvolvimento do ser humano e uma caracterização do cotidiano escolar é valorizada na
perspectiva do tempo, do espaço, das atividades e das pessoas que o constituem. Nesta
pesquisa defendemos o modo interdependente (isto é, irredutível, complementar e
indissociável) de se considerar os diferentes aspectos (família, saúde, escola, educação, etc.)
que compõem nossa relação com as pessoas, com a sociedade e conosco mesmos. Sendo
assim, caracterizamos a educação inclusiva como um sistema complexo, segundo a proposta
de Rolando Garcia (2002), pelo fato desta considerar as relações entre todos os elementos
envolvidos no sistema educacional de forma interdependente. Deste modo, a presente
pesquisa tem por objetivo conhecer por que e quais relações estabelecidas no cotidiano
escolar podem beneficiar o desenvolvimento e aprendizagem de duas crianças com
deficiência, em uma perspectiva construtivista e inclusiva de educação. Para tanto
acompanhei por um período de dois meses e meio, duas crianças cegas durante o cotidiano
escolar das aulas de ciências do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública da cidade
de Londrina, Paraná, no intuito de obter elementos com os quais fosse possível compreender
aspectos relacionados as possibilidades de desenvolvimento e de aprendizagem. Para estudo
do processo, elaboramos um roteiro de observação e após sistematização e organização dos
dados, elaboramos um diagnóstico situacional com base nas situações vivenciadas por cada
aluno com deficiência visual no cotidiano que acompanhamos evidenciando por meio das
relações estabelecidas, uma melhor compreensão das necessidades individuais e o caminho
das possibilidades de desenvolvimento e de aprendizagem destes. O material empírico desta
pesquisa confirmou o que as referências teóricas indicam e trouxe exemplos de relações que
contribuíram e valorizaram para o desenvolvimento dos alunos como, por exemplo, as
relações de interdependência (e, portanto, complementar, irredutível e indissociável), pois
colocou em funcionamento seus aspectos afetivos, sensoriais, motores e cognitivos. Outras,
ainda, ilustram alguns desafios que, ainda necessitam ser superados para trabalharmos
efetivamente na lógica inclusiva de educação.