Teses e Dissertações
Palavra-chave: desenhos
Múltiplas Representações Aplicadas na Aprendizagem de Circuitos Elétrico
Gilberto Franzoni, Prof. Dr. Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 05/11/2010
A presente pesquisa tem como objetivo investigar e analisar a viabilidade e a
potencialidade do desenho em funcionar como uma representação mediadora para
solucionar problemas conceituais de aprendizagem e dificuldades de compreensão dos
alunos da terceira série do Ensino Médio, por meio de uma sequência didática envolvendo
a mudança entre a representação do experimento real tridimensional e o esquema em
circuitos elétricos. Tal ideia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a dificuldade
dos alunos em mudar de representação semiótica e interpretar de forma coerente e
compatível com a significação os símbolos e esquemas próprios dos circuitos elétricos.
Participaram do estudo o professor-pesquisador e estudantes do Ensino Médio. Os
desenhos têm a função inicial de abrir espaço para discussão relacionada à eletricidade,
tais como: corrente elétrica, carga elétrica, resistência, diferença de potencial, além de
estabelecer, por meio de instrução do professor, o significado de cada elemento do
circuito elétrico. Ao criar este momento de diálogo professor-aluno, as dificuldades de
entendimento emergem, podendo, assim, serem detectadas e esclarecidas mediante a
orientação do professor. Posteriormente, avançamos para os esquemas, exigindo um
grau de compreensão maior dos alunos, por envolver símbolos abstratos, que aumentam
o nível de complexidade da representação. Ao realizar a mudança representacional do
experimento real (3D) para os esquemas, o aluno pôde consultar o desenho. Esta
consulta acabou transformando o desenho em uma espécie de representação-ponte que
facilitou a confecção dos esquemas, tornando-se uma referência icônica para ele. Os
resultados da pesquisa indicam que esta abordagem, tendo o desenho como
representação mediadora, contribui para o desenvolvimento da aprendizagem,
favorecendo a construção de novas representações e apropriação do conceito científico,
pois funciona como um meio de ligação entre circuito elétrico real (representação 3D) e a
representação por esquemas oficiais.
Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos
Amandio Augusto Gouveia , Prof Dr Carlos Eduardo Laburú
Data da defesa: 13/09/2007
O presente trabalho analisa e propõe incorporar a linguagem semiótica dos
desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional para estudar
circuitos elétricos. Tal idéia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a
dificuldade dos alunos em ler imagens e dar-lhes interpretação coerente e
compatível com a significação para a qual foram propostas. Procuramos investigar
esta estratégia pedagógica, mediada por desenhos, com alunos do terceiro ano do
Ensino Médio de uma escola pública, a fim de rastrear a operacionalização e a
formação de conceitos e seu referente simbólico, identificando as reflexões
insatisfatórias dos alunos, para poder corrigi-las. Finalmente, os resultados da
pesquisa apontam que esta abordagem contribui para o desenvolvimento da função
simbólica e para uma aprendizagem significativa.