Teses e Dissertações
Palavra-chave: descoberta da dupla hélice do DNA
História da Ciência no ensino de Biologia: virtudes e dificuldades da contextualização histórica do episódio da dupla hélice do DNA
Etiane Ortiz, Prof. Dr. Marcos Rodrigues da Silva
Data da defesa: 04/02/2015
Neste estudo, investigamos as virtudes e dificuldades encontradas no processo de
contextualização de episódios históricos da História da Ciência no ensino de Biologia. Para
isso, buscamos por respostas a respeito das percepções de acadêmicos de um curso de
Ciências Biológicas de uma universidade do norte do Paraná referente à contextualização
histórica do episódio da descoberta da dupla hélice do DNA. Apresentamos uma proposta de
ensino que visou trabalhar a contextualização do episódio da descoberta da dupla hélice do
DNA, dando ênfase às controvérsias existentes na história a respeito da participação da
cientista Rosalind Franklin na descoberta do modelo, segundo uma abordagem tradicional e
alternativa em História da Ciência. A pesquisa realizada caracteriza-se como qualitativa de
cunho interpretativo, cujos dados foram coletados por meio da aplicação de questionários
abertos, e os registros foram analisados de acordo com os procedimentos da análise de
conteúdo. Os resultados encontrados nessa investigação apontam para alguns aspectos
positivos quanto à utilização da temática História da Ciência nas aulas de Biologia, visto que,
a partir da análise categorial dos dados, foi possível observar que os estudantes, apesar dos
percalços encontrados pelo caminho, conseguiram compreender o controverso episódio
histórico da construção do modelo do DNA ao final da intervenção didática e souberam, de
modo geral, como diferenciar os dois tipos de abordagem em História da Ciência que foram
utilizados para tratar o episódio. Dessa forma, o uso de uma abordagem em História da
Ciência se mostrou eficaz na contextualização do episódio histórico apresentado neste estudo
evidenciando que os acadêmicos puderam alcançar um nível de reflexão maior acerca das
discussões propostas, conseguindo (a maioria deles) se desvencilhar das armadilhas históricas
que foram apresentadas, além de assinalar evidências de que essa temática pode facilitar a
educação científica, como apontado por outros estudos. Contudo, essa pesquisa também
evidenciou que o uso desse tipo de abordagem não é tarefa fácil, visto que dificuldades foram
encontradas ao longo da investigação, como a limitação do tempo didático, a falta de leitura e
de pré-requisitos conceituais básicos dos acadêmicos acerca da Ciência, além de algumas
visões distorcidas apresentadas por esses estudantes a respeito do episódio histórico que foi
apresentado.